Volkswagen Kombi anos 70 entendendo uma paixão

0
23
views
volkswagen perua

Ela exerceu um certo fascínio na comunidade alternativa das décadas de 60 e 70. A Volkswagen Kombi ou como preferimos nossa querida Kombi acabou por ter um papel a parte na ideologia hippie. Mas onde? Porque? Vamos apenas fazer suposições. Eu não tive a oportunidade de viver ativamente na época (eu era uma criança), então não convivi com a comunidade “Paz e Amor”. Mas mesmo assim sempre tive essa curiosidade de saber o que este veículo tinha de tão especial para a sociedade alternativa.

Volkswagen Kombi anos 70 entendendo uma paixão

Alguns dados sobre a Volkswagen Kombi

Lançada em  1950 era equipada com um motor de 1100cc e 25cv,  claro que sua fabricante era a alemã Volkswagen que ficou famosa pelo seu motor refrigerado a ar. Em 1957 começou a ser produzida no Brasil utilizando o mesmo motor de 1100 cc. Foi sucesso instantâneo. Seu espaço interno era o que mais agradava seus proprietários que faziam transportes de pequenas cargas e/ ou pessoas.

Volkswagen Kombi anos 70 entendendo uma paixão

 

Entendendo uma paixão

Para entender o porque da paixão pela Volkswagen Kombi temos que realmente mergulhar no mundo dos sentimentos. Mas antes disso vamos ver um dado mais prático que levava os hippies a usarem bastante esse veículo. Primeiro, ele era veículo barato o que diante de uma crise econômica era um bom atrativo. E os hippies não eram conhecidos por serem acumuladores ou “capitalistas”. Para eles o material era supérfluo se comparado a suas ideologias. Mas por sua vez precisavam viajar indo para as várias comunidades que  existiam ou a shows como os de Woodstock. Por isso a Perua da Volkswagen era muito útil.

Mais conteúdo para você:  Brincadeiras infantis dos anos 70

Aos poucos a Kombi foi adquirindo um característica que estava além de sua mecânica (simples) e de seu preço (barato). Tonou-se simbolo de uma ideologia e de um estilo de vida livre de amarras . Esse foi o espírito que o carro herdou de um movimento ideológico, musical e cultural. Ela criou vida.

Passou a ser amada e cuidada como mais um da comunidade. Decorada com os símbolos de uma geração apaixonada pela vida,pela paz e pelo amor livre.

 

Volkswagen Kombi anos 70 entendendo uma paixão

Ainda hoje, acompanhado a tendencia dos  motor home ela tem seu espaço e um publico bem especial. Varias pessoas adaptam uma boa e velha Kombi para se tornar um lar. Para quem quiser ver um exemplo, tem um casal que esta viajando numa Kombi, adaptada por eles mesmos, pelo Brasil. Eles registram tudo num canal do You Tube que se chama “Vivendo mundo a fora” é bem legal ver a experiencia do trio. Trio? Sim isso mesmo, Maria e o nome da terceira aventureira, a Kombi.

Mais conteúdo para você:  Diversão nos anos 80

Volkswagen Kombi anos 70 entendendo uma paixão

Apesar de ter uma legião de fãs, devido a legislação que obriga as montadoras a vender veículos com air bag e o freio ABS, a kombi (Volkswagen perua )deixou de ser fabricada em 2013.  Aos que gostam do seu estilo fica apenas a esperança de que um dia ela volte a ser vendida. Abraços.

Artigo anteriorFerrari dos anos 70
Próximo artigoQuem foi Ana Maria Nascimento e Silva
Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here