Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema Musica

Viva La Bamba

Este filme, o La Bamba, foi um sucesso de bilheteria nos anos 80. Teve tudo para isso. Era uma história marcante e bela, tinha músicas muito românticas como “Donna”, lembram? Pois é vamos relembrar do que se trata o filme:

La Bamba, o filme.

Filme La BambaO filme La bamba foi lançado em 1987, seu gênero é um drama biográfico. Pois se trata de uma história real e trágica de Ritchie Valens , cantor que teve um sucesso meteórico nos anos 50.  O filme mostra todo o amor que Ritchie por Donna Ludwig, sua colega de escola. Inclusive a música mais famosa dele é uma declaração de seus sentimentos com relação a Donna.

O triste da história é que com apenas 17 anos Ritchie morre em um acidente aéreo no dia 3 de fevereiro de 1959. Além dele morreram Buddy Holly e The Big Bopper. Realmente um dia trágico para a história do Rock. No filme acontece até uma espécie de sorteio, entre artistas da época,  para ver quem iria embarcar no voo ou iria de carro, para outra cidade onde iria acontecer um show.

Foi um filme que marcou muito minha adolescência, creio que a de muitos de vocês também. Lembram do filme?

 

Sobre os atores

Lou Diamond Phillips (Ritchie Valens) e Danielle von Zerneck (DonnaLudwig), foram os astros do filme. Pena que parece que o sucesso do filme não foi o suficiente para leva-los ao estrelato permanente. Principalmente o ator filipino Diamond, que levou a loucura jovens do mundo todo. Ele foi mais um que ficou pelo caminho. Continuou trabalhando fazendo séries e filmes para TV, mas nada comparado ao sucesso La Bamba.

Quanto a Danielle, parece que o destino a levou ainda mais longe do sucesso depois do filme. ao que tudo indica o ultimo trabalho dela aconteceu em 2001, sendo um filme para TV Acceptable Risk, na verdade uma novela.

 

Fatos reais que inspiraram o filme.

 

la bamba Ritchie Valens

Ritchie Valens, ou Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, nasceu em 13 de maio de 1941 na Califórnia-EUA. Vindo de uma família pobre de origem mexicana, cresceu sem a ajuda do pai, tendo como referência paterna o irmão mais velho. Este por sua vez tinha um mal comportamento, se envolvendo sempre em confusões e brigas.

Ele tinha tudo para seguir o caminho do irmão, mas a música o levou ao estrelato. Porém um trágico fim poria fim ao sonho do jovem cantor. Após uma performance no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza no qual viajavam entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl, algumas milhas depois, às 1:05 da manhã.(fonte: Widipédia)

 

 

 

 

Lembrando que no filme quem interpreta a maioria das musicas é o grupo Los Lobos  que é uma banda de rock dos EUA  formada em 1973. Sua música é altamente influenciada pela música country, folk, R&B e músicas tradicionais mexicanas e espanholas. 

La Bamba é um daqueles filmes atemporais,  que podemos assistir com nossos filhos e num futuro netos. Sou fã das músicas e da história de Ritchie Valens e vocês?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.