Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Velhos carnavais

Saibam quais foram as Escolas de Samba vencedoras dos velhos carnavais dos anos 70. Além disso vejam quem foram os carnavalescos que mais se destacaram na década

Lembranças dos velhos carnavais. Talvez seja até injusta a comparação com os carnavais dos dias atuais com todos seus recursos modernos, mas para mim é inevitável, uma vez que dedico meu tempo a escrever sobre os anos 70, 80 e 90. Mas não farei comparações entre os carnavais de hoje e de ontem. Não é esse o objetivo no momento.

O tema carnaval me ocorreu pela proximidade com a festividade deste ano 2015. Confesso que à anos não tiro um minuto para ligar a TV e assistir aos desfiles. Mas isso não foi sempre assim. Na juventude gostava de ver as escolas desfilando e até chegava a torcer por uma ou outra. Não sei o que mudou, mas hoje carnaval para mim serve só para descanso.

Para não dizer que foi só eu que perdi o encanto pelo carnaval, em 1970, numa entrevista a revista Veja o grande sambista Ismael Silva, que inspirou nada menos que Chico Buarque, também se queixava da perda da identidade do carnaval. Afirmando que o que se via nas avenidas era um balé ensaiado, o que não representava o carnaval verdadeiro.

Segundo ele, o carnaval tinha morrido quando deixou de ser improvisado. Sem passos coreografados e que saía dos bares dos bairros. Hoje, segundo ele, é tudo muito comercial (em outras palavras). Lembrando que suas queixas foram em 1970. Imagine o que diria do carnaval de hoje. Fonte: Veja Ed. 75 11/02/1970

Bem na década de 70 eu era muito novo para assistir, meu pai não deixava devido as “imoralidades”. Humm! o que dizer de hoje? Mas ele estava certo. Por isso escolhi o tema para este post, para eu e todos os amigos saberem/relembrarem quais as escolas vencedoras dos desfile do Rio de Janeiro.

velhos carnavias anos 70

Joãozinho Trinta

Os maiores carnavalescos deste período foram: Clóvis Bornay, Joãosinho Trinta, Arlindo Rodrigues dentre outros. Mas o mais vencedor dos carnavais dos anos 70 foi Joãosinho Trinta com quatro títulos na década, em: 1974, 1975, 1976 e 1978. Ele nos deixou em 2011 aos 78 anos. É dele a célebre frase: “O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual“.

Sobre Clóvis Bornay, minhas lembranças são de um homem que adorava o carnaval. Meio que era a cara dele. Lembro de suas fantasias super coloridas com muitas plumas.  Nascido em 1916 em Nova Friburgo ele era museólogo de formação, mas sua fama veio de sua dedicação as fantasias e ao carnaval. Morreu em 2005 no Rio de Janeiro.

velhos carnavais

Imagem Trash 80’s

Campeãs dos velhos carnavais

Vejam abaixo um apanhado das escolas campeãs dos velhos carnavais, os anos em que venceram e o enredo do desfile vencedor. Espero que tenham gostado do post.

No próximo post iremos relembrar como foram os carnavais dos anos 80, seguindo o mesmo formato deste. Então caso tenham alguma observação por favor nos digam para que  possamos fazer as adequações necessárias. Por hora indico a leitura de um outro post sobre as fantasias dos anos 70, espero que gostem.

Importante: não esqueça de avaliar o post. Grato!

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.