Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Vários tipos de racismo nos EUA anos 70

Infelizmente o a existência de vários tipos de racismo é uma realidade. Seja ela no Brasil ou no mundo, muitos de diversas sociedades ainda sustentam a premissa de que “a minha raça é melhor que a sua”. É claro que hoje, muitas pessoas também reconheçam de que esta diferença não exista, mas mesmo assim é importante entender o processo principalmente do negro na sociedade americana.

Racismo nos Estados Unidos

Desde as lutas pelos direitos dos negros em meados de 45 até a sua participação em órgãos políticos em 70 ou o momento de estagnação para o movimento em 68 por conta da morte de seu líder, Martin Luther King, os negros afro-americanos sempre estavam em busca de mais representatividade.

vários tipos de racismo

Todo o movimento sempre foi ganhando cada vez mais voz, e um preconceito sustentado por anos não seria destruído da noite pro dia. Inclusive muitos brancos acabaram por criarem conflitos por conta de um certo favoritismo em algumas estancias e programas do governo, quando o assunto eram os negros. Mas o tempo realmente fechou quando o presidente Ronald Reagan chegou ao poder em 68.

O movimento foi renovado com a entrada de Jesse Jackson, ex membro do movimento de King. Em 84 ele mostrou com a sua candidatura que possuía força política, já que ganhou em diversos estados americanos, ou seja, os negros nos anos 80 estavam com o sentimento do movimento renovado.

Com a maior participação do negro, inclusive na política, muitos acabaram abraçando a causa e percebendo que existe espaço para todos. Mesmo não ganhando a eleição, Jackson mostrou a força que o seu carisma proporcionou, afinal venceu em cidades grandes como Nova Iorque ou Illinois.

Mas o que Jackson realmente queria não era ganhar as eleições e sim forçar aos democratas de mante uma aliança ainda mais forte com aqueles negros que simplesmente ignoraram nos anos 60, afinal estes eram as vozes atuais e ir contra um movimento tão forte não era uma boa estratégia.

Os vários tipos de racismo

Para entendermos melhor o assunto encontrei algumas descrições dos vários tipos de racismo que exitem e ainda são muito praticadas, não só nos EUA mas também no Brasil e pelo mundo a fora.

Segundo do site http://rracismo.webnode.pt/ , são estes os principais tipos de racismos:

Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.

Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.

Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.

Racismo primário – É um fenômeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.

Racismo comunitarista ou diferencialista – É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza.

Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”.

Ler mais: http://rracismo.webnode.pt/varios-tipos-de-racismo/

Espero que tenham gostado da leitura. Não esqueçam de comentar ou curtir nosso Blog, ok?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.