Transmissões esportivas na TV dos anos 70

0
141
views

Destaques das transmissões esportivas na TV dos anos 70

A década de 1970 mudou o rumo da história da televisão. Durante esses anos, o mundo pode ver o Brasil ser tricampeão da Copa do Mundo, o fim dos Beatles, o desenho Pica-Pau – aqui, aliás, a TV em cores teve sua primeira transmissão no período. Como nunca, as pessoas começaram a se sentir interligadas por meio do mais poderoso veículo de comunicação até o momento.

 

 Transmissões esportivas na TV dos anos 70 Curiosidades

Fonte: Flickr

As transmissões esportivas também passaram a ganhar destaque na década que podemos chamar de “maturidade da TV”. Em 1970, a Copa do Mundo FIFA de 1970, no México, foi um marco na trajetória da televisão. Pela primeira vez, os telespectadores brasileiros puderam assistir à transmissão dos jogos ao vivo, por intermédio de um pool de emissoras. Foi também o primeiro evento com exibição direta em cores, acessível apenas a pouquíssimas pessoas, como o então presidente Médici e alguns convidados especiais.

 Transmissões esportivas na TV dos anos 70 Curiosidades
Fonte: Wikimedia

 

Ao longo dos anos 1970, o futebol nacional ainda era mostrado com moderação, raramente ao vivo, na maioria das vezes em videotapes no começo da madrugada, horas depois de realizadas as partidas. O que vinha do exterior era ainda mais raro de ser exibido. Apenas em 1979 que as copas europeias passaram a ser mostradas pela TVS (atual SBT), que ,em meio a uma grade preenchida quase que somente por desenhos animados, exibiu o videotape da partida entre os clubes Nottingham Forest F.C. e Malmö FF, realizada mais cedo naquele mesmo dia.

Nos Estados Unidos, os esportes passaram a ser transmitidos no horário nobre também nos anos 70, quando a NBC exibiu o primeiro jogo noturno da World Series, a série final do campeonato de basebol da Major League Baseball. Além disso, a emissora ABC passou a fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, na Alemanha. Antes, em 1970, a mesma ABC começou a transmitir jogos da NFL (a liga de futebol americano) no período noturno – o chamado Monday Night Footballi, que perdura até hoje (agora na ESPN, canal irmão da ABC).

Os anos 1970 marcaram a primeira vez na qual o Brasil também via uma transmissão ao vivo de Olimpíada. A Rede Globo exibia algumas competições em tempo real, boletins em seus telejornais e um programa diário noturno com os principais acontecimentos, via satélite.

Apesar de parecer uma tendência dos últimos anos, a transmissão de jogos de poker na televisão também começou na década de 1970, nos Estados Unidos. Na ocasião, o pioneirismo foi da CBS, que exibiu um show de uma hora com os destaques da mesa final do World Series of Poker (WSOP). Apesar de não contar com a qualidade visual das transmissões atuais, a época de Amarillo Slim, Doyle Brunson e Puggy Pearson tinha seu charme pela emoção que essas figuras singulares traziam. Hoje em dia, com uma crescente cobertura internacional, com imagens HD, recursos interativos e comentários de especialistas, os campeonatos de poker estão cada vez mais chamando a atenção da televisão brasileira. Algumas emissoras como a ESPN, por exemplo, já chegaram a exibir um programa com tutoriais sobre o esporte e, atualmente, a ESPN e o BandSports contam com transmissões de poker em sua grade semanal.

Foi também na década de 1970 que as primeiras mulheres começaram a aparecer nas emissoras esportivas. Em 1974, os produtores da CBS convidaram Phyllis George, Miss América 1970, a se tornar apresentadora do canal. No ano seguinte, ela se juntou ao elenco NFL Today, sendo uma das primeiras mulheres a ter um papel de destaque na cobertura de esportes da televisão.

No Brasil, Regiani Ritter foi a primeira mulher a exercer a função de jornalista esportiva. Mas foi apenas na década de 1980 que ela passou a participar das transmissões dos jogos de futebol pela TV Gazeta.

Desde os dourados anos 1970 até os dias de hoje, podemos ver o quanto a cobertura esportiva na televisão se desenvolveu, acompanhando a evolução tecnológica, com mais câmeras e melhores imagens. No início dos anos 2000, a popularização da internet possibilitou um novo modo de transmitir as partidas. No entanto, a maior evolução aconteceu na Copa de 2010 com a chegada da TV digital, imagens em alta definição e interação durante as transmissões por meio das redes sociais. E temos certeza que as inovações tecnológicas não vão parar por aí.

Artigo anteriorRoupas anos 70 um reflexo da década
Próximo artigo“Os Pankekas” você se lembra ?
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here