Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Tom e Jerry

As aventuras de Tom e Jerry

tom_jerryOntem assistindo desenho animado com minha filha, me dei conta de que aquele desenho era o menso que eu via quando criança. “Tom e Jerry, é na verdade um desenho muito antigo mesmo”, pensei. Dai a ideia porque não reservar um espaço no nosso blog para esse cartoon que alegrou nossas manhas, tardes e, hoje noites pra mim[bb]. É incrível que mesmo sendo um desenho tão antigo ainda exerce fascínio sobre as crianças e adultos.

Aquela velha fórmula do gato perseguindo o rato, um tentando ganhar do outro numa eterna disputa, mesmo tendo alguns episódios de trégua, ainda dá certo. Eu gosto muito. Então para aqueles como eu que tiveram na infância momentos felizes vendo o desenho Tom e Jerry, escrevo esse post. E mesmo para aqueles que não gostavam, é uma oportunidade de saber mais um pouco e quem sabe matar saudades.

A dupla começou em um curta da MGM chamado “Puss Gets the Boot“, que foi para os cinemas em 20 de fevereiro de 1940. O produtor Fred Quimby pediu a William Hanna e Joseph Barberaque desenhassem um curta, e a dupla de animadores teve a ideia de um desenho onde um gato perseguia um rato. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx. Somente depois os produtores batizaram os personagens de “Tom e Jerry“.

No decorrer dos anos a série passou por fários formatos e estúdios diferentes, para mim, sempre mantendo a qualidade de seu enredo. Mas houveram também criticas como foi o caso dos desenhos produzidos por William Snyder e Gene Deitch que foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando motion blur com movimentos dos personagens extremante exagerados, adição efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas.

tom-jerry-11_webAlgumas curiosidades cercaram o desenho. Por exemplo, assim como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, e 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios. E mais, Tom & Jerry inspirou uma versão em humor negro e sádica dentro de Os Simpsons chamada de Comichão e Coçadinha (Itchy & Scratchy).

Espero que tenham gostado, e se possível curtam nossa fan page.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.