Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Telenovelas dos anos 80

Provavelmente em algum momento de sua vida você já viu novelas. As telenovelas dos anos 80 são grandes pérolas de originalidade, de graça e de talento. Algumas delas inclusive são tão divertidas que mesmo não tendo um peso dramatúrgico vale a pena pelo que representam.

Muitas novelas podem ser vistas novamente em DVDs, no youtube ou mesmo na reapresentação das mesmas. Em seguida iremos citar algumas das melhores novelas que você certamente viu durante os anos 80 e que fizeram o maior sucesso.

Telenovelas dos anos 80

Telenovelas dos anos 80

Elas por Elas (1982), Cassiano Gabus Mendes.

telenovelas dos anos 80

O grande detetive de terno listrado Mário Fofoca (Luis Gustavo) e seu fusca prateado, devido a sua veia cômica de coadjuvante tornou-se um sucesso  dentre os personagens da novela, fazendo um dos maiores sucessos da década na teledramaturgia brasileira.

Guerra dos Sexos (1983-1984), Silvio de Abreu 

telenovelas dos anos 80

A novela é inesquecível por contar com uma única e inesquecível cena. Onde temos Fernanda Montenegro e Paulo Autran guerreando com comida no café da manhã, cena aliás que é hoje cult de tão marcante para o gênero. De acordo com a lenda, isto foi um grande improviso, que ninguém poderia fazer melhor, e ninguém nunca fez mesmo. Lembram da cena?

Vereda Tropical (1984-1985), Carlos Lombardi

Telenovelas dos anos 80

A grande saga do jogador de futebol Luca (Mario Gomes)indo do time do Cantareira para o Corinthians, além do Super Téo(Marcos Frota) voando, e uma enfermeira sádica e a voz rouca de Verônica (Maria Zilda). Todo o restante da novela é apenas um grande detalhe para o que a trama oferece de tanto divertimento.

Roque Santeiro (1985-1986), Dias Gomes / Aguinaldo Silva

Telenovelas dos anos 80

A maior novela de toda a história brasileira, com uma trama cínica, crítica e inteligente, adaptada de um livro de Jorge Amado. Seus personagens marcantes, desde os protagonistas até os coadjuvantes chamavam a atenção, entre eles podemos citar Sinhozinho Malta, Viúva Porcina, Professor Astromar, Zé das Medalhas, Mocinha, Florindo Abelha, cego Jeremias, Beato Salú, entre outros personagens inesquecíveis.

A trilha sonora cheia de hits, e um grande festival de cenas incríveis. Fechando tudo isto com um capítulo final com direito a citações explícitas de clássicos como o Homem que Matou o Facínora e “Casablanca, tornou a novela um dos maiores sucessos de todos os tempos na teledramaturgia brasileira.

Estas são apenas algumas das novelas de grande sucesso, mas que fizeram toda a diferença e traçaram rumos históricos na história da televisão. Espero sinceramente que tenham gostado as lembranças.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.