Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Surgimento do movimento punk

O movimento punk, nasceu nos anos 70 (mais precisamente no ano de 1974) pelos frequentadores de casas underground e com grande influência de bandas londrinas como Sex Pistols e The Clash. Surgiu então um movimento altamente crítico. Tanto em Londres, como no Brasil as bandas começaram então a usar as letras e melodias para criticar o governo e as decisões políticas. Tanto é que na época, com o grande single dos Sex Pistols, reza a lenda que a Rainha Elizabeth II proibiu que a musica “God Save The Queen” chegasse como a numero 1 nas paradas de sucessos. Vejam mais algumas características do movimento cultural que surgia.

Movimento Punk e seu estilo.

O estilo de se vestir veio da estilista Vivienne Westwood, que trouxe as referências americanas, como tachas e correntes para os punks da época. A erotização das roupas e o estilo meio “dark” foram doadas pela mente brilhante da estilista que querendo ou não criou um estilo único para os “revoltados com causa”.

Segundo o Blog Punk Grupo: O movimento possui um conceito de liberdade, protesto e livre expressão associados às concepções libertárias do anarquismo, sendo que no decorrer do tempo, o punk tornar-se-ia um movimento através da ideologia anarquista – defendendo uma sociedade livre da dominação do Estado, da Igreja e de qualquer Instituição que vise a opressão do homem, pretendendo a formação de uma sociedade onde todos os homens sejam indivíduos livres, sendo todos responsáveis pelo bem comum.(Continue a leitura lá no blog, ok?)

Anos 70 e o surgimento do movimento punk

As mulheres começaram a fazer parte das bandas também, pois as bandas punks buscavam a liberdade, nomes como The Slits ou Patti Smith foram umas das principais da época, mas nem todas as bandas tinham mulheres, e nem todas as mulheres eram feministas. O DIY (Do it yourself) surgiu nesta época também, meio que “Se você quer bem feito, faça você mesmo”, desde as roupas até instrumentos do dia a dia.

movimento punk

Apesar de o movimento punk ter surgido meio que para ir contra os hippies da época (por isso o cabelo raspados, para ir contra os cabeludos de plantão), muitas bandas afirmam ter bebido da fonte não só do rock ou jazz, mas do estilo do reggae também. Algumas junções como rock com reggae formam um dos estilos mais ouvidos pelos jovens da atualidade que é o Ska.

O Brasil também teve suas revelações do gênero punk, as maiores concentrações de bandas do estilo eram em Brasilia e em São Paulo, e todas sempre se inspiravam no rock progressivo dos Sex Pistols, que na época eram os mais referenciais. Bandas como Olho Seco e Aborto Elétrico (com a presença de Renato Russo) faziam a cabeça dos brasileiros.

Para mim um dos aspectos mais interessantes do movimento Punk, é a carga ideológica  e o estilo visual que inspira a liberdade. Não vejo relação do punk com a violência ou o uso de drogas.

Gostou do post? Caso tenha algum comentário sobre o assunto, fique a vontade e deixe seu comentário logo abaixo.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.