Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Skate nos anos 70 esporte e estilo

O Skate, para determinadas pessoas, é categorizado como um esporte, mas não é raro encontrar pessoas que afirmam que o skate é muito mais do que um esporte, e sim um estilo de vida que acaba sendo seguido pelos amantes desta prancha que fica em cima de duas rodas e que permite uma série de movimentos radicais.

Mais sobre o Skate

Em termos de esporte, ele foi criado nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia, e teve origem de outro esporte que era muito popular na mesma região, que é o surfe. Exatamente por isso o skate acaba tendo uma forma muito parecida com as pranchas que são utilizadas para surfar. Mas a ideia dos criadores era criar uma forma de surfar não apenas na água, mas também no asfalto.

Skate anos 70

Originalmente o skate era realmente um objeto bastante primitivo, sendo que ele era bastante diferente do que é visto nos dias de hoje. Mas com o passar dos anos eles passaram por uma série de modificações, especialmente em relação aos formatos, sendo que praticamente todas as alterações acabam sendo feitas para permitir um maior controle da prancha pelo skatista.

Nos anos 70, o skate contou com uma série de evoluções e também uma série de alterações, sendo que boa parte das novidades que eram lançadas nos Estados Unidos acabavam sendo lançadas no Brasil com uma certa velocidade. Um bom exemplo aconteceu no ano de 1973, quando o norte-americano Frank Nasworthy criou as rodinhas de uretano, que acabaram criando uma grande revolução do esporte.

Com isso, o skate acabou se tornando muito mais leve, sendo que todo ele começava a pesar algo em torno de 2,5 kg. Além disso, nos Estados Unidos também começaram a surgir determinados grupos de garotos skatistas que acabaram revolucionando o esporte, como o Z-Boys, no ano de 1975, que faziam diversas manobras do surf em cima do skate.

Outro acontecimento marcante para os skatistas durante os anos 70 foi a criação de uma manobra chamada Flatground Ollie, na qual os esportistas tinham que ultrapassar diversos obstáculos elevados. Este movimento acabou se tornando a base para qualquer outra manobra feita em cima de um skate.

Leia também:

Volkswagen Fusca 1972

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.