Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

Série de TV Chaparral

Olá amigos este post é dedicado àquelas criancinhas da década de 70 que  assistiam a série de TV Chaparral. Lembram? Imaginei que muitos de vocês iram parar e puxar pela memória. Mas iram se lembrar daquela série de TV das décadas de 60-70 que era apresentada muito aqui nos anos 70, bem quando eramos crianças. Eu gostava, lógico que influenciado pelo meu pai que sempre gostou e gosta de filmes de “Bang-Bang”. A Série de TV Chaparral foi um marco na minha infância e na de muitas outras infâncias. Espero causar com este post boas lembranças.

A série de TV Chaparral foi criada pela rede de TV americana NBC, do gênero Western. Teve 98 episódios que foram filmados entre os anos de 1967 e 1971. A produção foi criada pelo mesmo autor (David Dortort 1916-2010) de outro sucesso “Bonanza” (vou fazer um post sobre ele depois).

série de tv chaparral
Leif Erickson com Yaphet Koto em episódio de 1968

Sinopse de Série de TV Chaparral

Numa breve sinopse a estória ocorria da seguinte maneira:

Publicidade

serie de tv Chaparral elencoO ex-oficial da Guerra da Secessão John Cannon, apelidado de “Big John”, resolve se instalar no Arizona depois de findo o conflito, comprando o rancho Rivera nas proximidades de Tucson. Vão com ele seu irmão Buck, sua esposa Annalee e seu filho Billy. No entanto, a região é perigosa e sua esposa é morta por um ataque dos apaches. Além disso há a disputa com o rancheiro Don Sebastian Montoya, que possui muitos homens e cobiça as terras de Big John.

Big John não desiste e decide continuar com sua familia naquelas terras. E procura entrar em acordo com Don Montoya. Algum tempo depois, já por volta de 1870, ele se casa com Victória, filha do rancheiro. Seu cunhado Manoelito, que não se dá bem com o pai, resolve ajudar Big John e a irmã a administrar o rancho e fica morando com o casal. A partir daí Big John e a família continuarão lutando com as dificuldades, enfrentando os índios, bandoleiros e fazendeiros inescrupulosos e gananciosos. Com certeza uma ótima trama que foi bem explorada na série.

A Série de TV Chaparral no Brasil

No Brasil a série Chaparral  foi transmitida:

Em 1969 pela na TV Excelsior;.

No final da década de 1970,  foi exibida na Record na extinta Sessão Bang Bang; 

Voltou a programação da emissora na década de 1980. Também foi mostrada pela TV Bandeirantes, que redublou o seriado na Herbert Richers;

Na década de 1990 a série de TV Chaparral  passou a ser mostrada pelo canal por assinatura Tele uno;

Em 2007 retornou a nossa programação pelo canal por assinatura TCM.. Depois disso só saudades!

Publicidade

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

6 comentários em “Série de TV Chaparral

  1. muito legal a tua postagem tive o prazer de assistir todas as temporadas desta série maravilhosa…que infelizmente foi interrompida creio eu pela morte do ator que fazia o papel do mexicano Don Montoya. que ao ir consertar algo relacionado a eletricidade, sofreu uma descarga elétrica e veio à falecer…fica aqui registrado todo meu apreço a sua postagem…e ficarei no aguarde de novas postagem….vida longa para EL PATRON…

  2. E da minha época,assisti muito esta serie,como Bonaza,Cimarrom,Homem de Virginia,que tempo bom aquele,sabia naquela época fazerem seriados e filmes,isto me deu uma saudade….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo