Série Barrados no Baile – anos 90.

Série Barrados no Baile uma febre dos anos 90

Do que me lembro série Barrados no Baile foi uma das mais assistidas nos anos 90. Tudo se passava no rico e luxuoso bairro de Beverly Hills. Tudo em meio a luxo e roupas caras. Quem era recém chegado era por assim dizer barrado ou excluído.
A história se inicia quando os irmãos gêmeos Brandon(Jason Priestley) e Brenda (Shannen Doherty) se mudam com os pais, Jim e Cindy, de St. Paul, Minneapolis para Beverly Hills. A série aborda temáticas como as drogas, a gravidez na adolescência e o suicídio.

 Série Barrados no Baile - anos 90. TV
Elenco do Barrados no Baile
 Série Barrados no Baile - anos 90. TV
Elenco do Barrados no Baile

Apesar de no inicio ter uma baixa audiência, não demorou para cair nas graças do publico jovem (nós). Também com os temas abordados não poderia ser diferente.

A série foi exibida na Rede Globo no início da década de 90, apresentando pela primeira vez, um programa voltado a retratar os conflitos do público adolescente.

A série barrados no baile teve bastante audiência tendo em vista que era exibida na Sessão Aventura nas terça-feiras junto com outras série populares em dias alternados Supervik, Magaver, Super Máquina etc.

Por ter um caráter inovador, causou alguma estranheza em pequena parcela adulta brasileira por abordar questão ligadas a primeira experiencia sexual numa época em que moças casavam virgens na década de 80. Recebeu críticas positivas visto que cada episódio enfatiza questões educativas sobre prevenção de DST, critica ao tabagismo e álcool tendo mostrado o personagem Dylan participando de uma reunião de Alcoólicos Anônimos com o personagem Brandon.

A mais polêmica.

Sobre a atriz Shannen Doherty, o que se sabe e que: Durante as três primeiras temporadas da série barrados no baile, a personagem Brenda Walsh conquistou a popularidade global, sendo  capa de várias revistas em todo o mundo. A grande identificação do público com Brenda, vinha de seu lado impulsivo e dos inúmeros conflitos com o irmão-certinho Brandon.

Toda a repercussão, bem como o estrelato, não foram assimilados por Shannen, eram comuns boatos e histórias a respeito de seu gênio forte e as confusões nos bastidores.

O que gerou, à época, a construção de um website intitulado: Eu Odeio a Brenda, que criticava não apenas o jeito da personagem, como os boatos em que Shannen estava envolvida, além de ter um espaço para o público matar a garota interiorana, mesmo sendo dos primórdios da rede, o site teve uma grande repercussão mundo afora.

 Depois das confusões tornarem-se públicas, Shannen foi desligada da série. Se bem que depois disso a audiência da Série caiu drasticamente.

Polêmicas a parte, o grande trunfo da série na minha opinião era justamente expor o mundo jovem em meio aos altos ciclos sociais. Dinheiro e luxo tinham suas consequências e vários problemas decorriam do conflito existencial dos personagens, alguns responsáveis outros não.

Tipicamente jovem. Por isso era assunto nas rodas de colegas na escola. Vamos relembrar a abertura da série? Simmmm. (veja o antes e depois dos astros de série AQUI)

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares