Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Sequestro de um avião em Goiás

O sequestro de um avião é algo tão incomum no Brasil. Em Goiás mais ainda. Neste post vou relembrar do sequestro do voo 375 da Vasp em 1988. O objetivo jogar o avião sobre o Palácio do Planalto, o fim [...]

Recentemente li em um artigo do jornal O Popular (27/03/15), aqui mesmo de Goiás, que falava de um fato ocorrido em 1988.  Aconteceu aqui neste ano um falto muito curioso, um sequestro de um avião, vindo de Porto Velho voo 375 da Vasp, por um desempregado e desesperado homem chamado Raimundo Nonato. Ele pretendia joga-lo sobre o Palácio do Planalto, lembrando que na época o presidente era José Sarney.

O sequestro de um avião por um desempregado

sequestro de um avião em goiás

Raimundo Nonato estava armado, baleou um comissário de bordo, abriu a cabine do piloto a tiros, matou o copiloto com um tiro na cabeça e obrigou o comandante do voo 375 a retornar para Brasília. A essa altura os 135 passageiros já estavam em pânico esperando pelo pior.

sequestro de um avião em  Goiânia

Numa arriscada negociação o piloto conseguiu convencer o sequestrador a vir para Goiânia, dizendo que o avião estava sem combustível. A esta altura as autoridades já estavam avisadas em solo e se prepararam para a chegada do voo.

O Boeing chegou a Goiânia, aeroporto Santa Genoveva as 13:45 horas, sendo que tudo já estava fechado. As negociações se arrastaram até as 19:00 horas, quando Raimundo resolveu se entregar. Mas decidiu descer as escadas da aeronave usando o piloto como escudo.

Um fim para o sequestro

A polícia, que já estava no local,  percebendo o risco que corria o piloto e sabendo o que  havia acontecido no interior do avião, atiraram em Raimundo Nonato o atingindo três vezes.

sequestro de um avião  em GoiâniaFerido e dominado foi levado ao hospital mais próximo, com o mesmo nome do aeroporto, onde morreu dias depois vítima de uma infecção por anemia falciforme, que segundo o legista  que atestou a causa morte, não teve relação com os ferimentos decorrente dos disparos.

 O sequestro de um avião com o único objetivo de joga-lo sobre uma sede de governo foi uma atitude extrema de  um homem de 28 anos desesperado que havia perdido o emprego na empresa Mendes Junior. Lembram que no final da década de 80, o Brasil enfrentava uma péssima fase econômica com elevados índices de desemprego e inflação? Raimundo decidiu punir quem achava ser culpado pela má situação pela qual ele e o País passavam: o então presidente da República, José Sarney, lançando um avião contra o Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete Presidencial.

Espero que tenham gostado do post, não esqueçam de curtir e compartilhar. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.