Se meu velho fusca pudesse falar

Velho fusca grandes memórias

Lembranças do passado me levam ao velho fusca que tanto encanta gerações. Com certeza um dos carros mais vendidos no mundo. Sempre teve e tem uma legião de fãs e por conta de uma serie de fatores. Confiabilidade, durabilidade e inovação marcaram a carreira do fusca.  Lembro quando meu pai comprou um fusca cinza 69, é como se fosse hoje. Até  o cheiro ficou marcado na minha memória, pena que não sei descrever o cheiro, mas que teve ou tem pode fazer ideia.

 Se meu velho fusca pudesse falar Curiosidades O Volkswagen Fusca (português brasileiro) ou Volkswagen Carocha (português europeu) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003.

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Se meu velho fusca pudesse falar Curiosidades

A partir de 1950, o Fusca começou a ser importado para o Brasil. No dia 11 de setembro de 1950 desembarcaram no porto de Santos 30 Volkswagens e permaneceram por lá em exposição. O sucesso foi imediato, os veículos avaliados em CR$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros), foram vendidos pelo extraordinário valor de CR$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros) cada veículo

O modelo importado era o conhecido “Split Window”, com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples, nunca trazido para o Brasil).Diante do sucesso, a empresa Brasmotor (ainda existente hoje, sob o nome Brastemp) começou a montar os veículos que era importados da Alemanha.

 Se meu velho fusca pudesse falar Curiosidades De tão amado ganhou vida nas telas de cinema, como Herbie o carrinho valente que ganhou vida e ajudava seu dono nas pistas de corrida. Que não se lembra do carro 53?Eu cheguei a ter um fusca também mas, coitado, estava muito feio, eu não tinha condições de dar a ele o tratamento que merecia, mas mesmo assim ele era valente e não deixava na mão. Ainda vou ter outro pra chamar de meu Herbie.

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares