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Velho fusca grandes memórias
Lembranças do passado me levam ao velho fusca que tanto encanta gerações. Com certeza um dos carros mais vendidos no mundo. Sempre teve e tem uma legião de fãs e por conta de uma serie de fatores. Confiabilidade, durabilidade e inovação marcaram a carreira do fusca. Lembro quando meu pai comprou um fusca cinza 69, é como se fosse hoje. Até o cheiro ficou marcado na minha memória, pena que não sei descrever o cheiro, mas que teve ou tem pode fazer ideia.
O Volkswagen Fusca (português brasileiro) ou Volkswagen Carocha (português europeu) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003.
A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1950, o Fusca começou a ser importado para o Brasil. No dia 11 de setembro de 1950 desembarcaram no porto de Santos 30 Volkswagens e permaneceram por lá em exposição. O sucesso foi imediato, os veículos avaliados em CR$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros), foram vendidos pelo extraordinário valor de CR$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros) cada veículo
O modelo importado era o conhecido “Split Window”, com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples, nunca trazido para o Brasil).Diante do sucesso, a empresa Brasmotor (ainda existente hoje, sob o nome Brastemp) começou a montar os veículos que era importados da Alemanha.
De tão amado ganhou vida nas telas de cinema, como Herbie o carrinho valente que ganhou vida e ajudava seu dono nas pistas de corrida. Que não se lembra do carro 53?Eu cheguei a ter um fusca também mas, coitado, estava muito feio, eu não tinha condições de dar a ele o tratamento que merecia, mas mesmo assim ele era valente e não deixava na mão. Ainda vou ter outro pra chamar de meu Herbie.
Um comentário em “Se meu velho fusca pudesse falar”