Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

São Paulo futebol clube e a década de 70

Este post vai falar do tricolor paulista. Vamos tentar relatar sua trajetória dentro da década de 1970. Espero que sejamos bem sucedidos.Em 25 de Janeiro de 1970 foi inaugurado o Estádio do Morumbi. E como jogo de inauguração o São Paulo futebol clube enfrentou o Porto de Portugal.

Mas quase que o jogo não aconteceu. Dias antes a empresa responsável pela entrega das obras deixou as madeiras usadas na construção no estádio. Quando questionados quanto tempo levariam para retirá-las, pediram 40 dias. Isso seria uma tragédia para as pretensões da diretoria do São Paulo.

A solução veio do Exército. Um dos diretores ficou sabendo que eles estavam precisando de lenha. Feita a doação a madeira foi retirada a tempo(um dia). Foi de grade ajuda para ambos. Assim o Estádio ficou liberado para a estréia.

Mais conteúdo para você:  O pós governo militar

A construção do estádio e a realização do jogo de inauguração retiraram um peso das costas da diretoria do clube. Mesmo assim a cobrança por títulos se intensificou. Tornou-se crucial montar um time  competitivo para a conquista de títulos.

Fora isso, outro impacto que houve com a construção do estádio, foi o desenvolvimento que levou ao bairro do Morumbi. Antes uma região desabitada ganhou infraestrutura e prosperou. Tanto que hoje é um dos metros quadrados mais caros da capital paulista.

O que representou os anos 70 para o São Paulo Futebol Clube

Já para o tricolor paulista a década de 1970 representou uma virada. Vejamos algumas das conquistas do clube na década.

Em 1970 o time que tinha ganhado reforço de jogadores como: o volante Edson Cegonha, o centro avante Toninho Guerreiro,  o lateral direito Pablo Forlán e o meio campista Gérson, sagrou-se vice campeão no campeonato brasileiro (1971).

São Paulo futebol clube

Fonte: Reprodução

Foi também classificado para a Libertadores da América de 1972 (ficando em 4º lugar). Mas a década estava apenas começando. Em 1970, 1971 e 1975 foi campeão paulista. Em 1973 foi vice campeão do brasileiro e da Libertadores de 1974.  Já em 1977 sagrou-se campeão do campeonato brasileiro (seu primeiro), mesmo não sendo o favorito na competição. Ganhou quando devia e perdeu quando podia.

Mais conteúdo para você:  Presidente Figueiredo, o último do regime

Claro que aconteceram muitas outras coisas na década para o São Paulo Futebol clube, ou simplesmente tricolor paulista. Mas acredito que já temos uma ideia do que os anos 70 representaram para sua história.

Espero que tenham gostado do resumo. Curta ou compartilhe nosso conteúdo. Abraços!

São Paulo futebol clube e a década de 70
Avalie este Post

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.