Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Roupas anos 70 um reflexo da década

As roupas anos 70 tem estilo e significados marcantes. Não só para quem viveu na época. Mas pela força de sua personalidade é fonte constante de influência para os mais jovens. Um fenômeno de cores e estilo que marcaram toda uma geração.

Bem, vivíamos uma época de mudanças, guerras revoluções, crises e efervescência musical. Tivemos movimentos que foram do Hippie ao Punk, só para termos uma ideia. Claro que tudo isso teria reflexo na moda anos 70. Isso por que mesmo que involuntariamente, tudo isso que se passava encontrava nas roupas da década de 70 uma representação. Vestir-se nunca teve um significado tão grande. Era possível identificar qual o posicionamento ideológico conforme as roupas.

Quer seja pelo estilo ou cores e modelos , as roupas anos 70 estavam influenciadas pelo contexto em que viviam as pessoas. Na era disco tudo era mais intenso. Vamos relembra toda a graciosidade e rebeldia da moda da época. continue com sua leitura e ao final comente o que achou.

Marcas de roupas anos 70

A marca Clipper se chamava originalmente Camisaria A Capital, Criada em 1921 com cede na esquina da Rua São Bento com a Praça Patriarca. Ainda Nos anos 30,Nilo de Souza Carvalho o fundador da marca, resolveu mudar o nome da marca: para evitar problemas políticos, abandonou o nome A Capital, pois o nome poderia ser assocado ao comunismo por causa do livro O Capital, de Karl Marx, e batizou a empresa de A Exposição. A empresa prosperou muito na época que teve de mudar de endereço, indo para um espaço maior, no bairro da Mooca. Em 1948, novamente teve seu nome modificado, passando a chamar-se Lojas Garbo.

Outra marca é a Staroup. O jeans sempre foi peça obrigatória nos guarda roupas. E não é de hoje. Na década de 70 o jeans teve um peso enorme na moda. E a Staroup é uma das mais conhecidas. Surgida em 1956, a Staroup atuava como fabricante e lavanderia de jeanswear. No final dos anos 1970 fez grande sucesso como a juventude da época. Numa bem sucedida campanha de marketing conseguiu presença da marca em uma das novelas globais da década.

Outras marcas famosas da década de 70

  • Clarck – sapatos;
  • Ducal -roupas;
  • Unico – Camisas;
  • Vulcabrás – sapatos;
  • Alpargatas – Jeans;
  • Duton – Moda masculina;
  • Topeka – Jeans;
  • Cougar Shoes – sapatos; e,
  • Linea Cinturata – roupas.

Lojas que vendiam roupas nos anos 70

Algumas lojas se tornaram verdadeiros ícones nos anos 70. Quem comprava era considerado “na moda”. A Mesbla era uma da  mais populares. Loja de departamentos que foi fundada em 1912 na França, a Mesbla teve grande peso na moda dos anos 70. Era uma opção mais em conta e tinha um mix de mercadorias bem diversificado. Vendiam quase tudo.

Parece que as lojas de departamento dominavam mesmo os anos 70. A Mappin chegou por aqui em 1913 e foi uma da grandes loja até os anos 90. Antes da febre dos Shopping Centers estas lojas atendiam a todos os públicos que podiam comprar de tudo, inclusive roupas.

 

 

Cores e Tecidos mais comuns nas roupas anos 70

Cada época tem uma tendencia de estilos diferentes, com as cores não é diferente. Nos anos 70 tínhamos uma série de cores que eram as preferidas dos estilistas e das “costureiras’. Para estar na moda necessariamente tinham que usar uma peça de roupa de uma destas cores.

roupas anos 70

Estilistas famosos nos anos 70

Kenzo Takada. Estilista nascido em 1938 no Japão que desde cedo demostrou gostar de moda. Ainda jovem abandonou a faculdade, contra a vontade da família para seguir seu sonho de viver da moda. Foi um dos primeiros a cursar  a  Bunka Fashion College de Tóquio que não aceitava alunos homens. A década de 70 veio coroar seu talento. Seu nome é uma marca mundialmente reconhecida, inclusive ganhou um importante prêmio o Editor Fashion Club de prêmio do Japão. E quem já não ouviu falar do perfume Flower by Kenzo? Pois é  tamanho é o prestigio dele que vários produtos levam seu nome como uma referência de requinte e sofisticação.

Issey Miyake. Outro estilista de grande prestigio no mundo da alta costura. Também tem a nacionalidade japonesa nascido em 1938. Ele assina uma linha de perfumes e tem como prêmio de maior relevância o  Praemium Imperiale (um prêmio de artes concedido a primeira vez em 1989 pela família imperial japonesa, em nome da Associação de Artes do Japão)

Thierry Mugler. Ele é um estilista francês  que assina uma série de perfumes. Ja trabalhou com uma série de celebridades como Beyoncé. Atualmente trabalha com Lady Gaga.

Calvin Klein (ou Calvin Richard Klein) . Talvez um dos mais conhecidos estilistas do mundo ele nasceu nos EUA sendo de origem judaica. Ficou famoso os anos 80 mas tudo teve início ainda na década de 70. Uma curiosidade é que Klein aprendeu sozinho a costurar e a fazer esboços de roupa, tendo sido muito influenciado pela mãe e pela avó, grandes clientes de lojas de vestuário. Hoje é dono de um império milionário que vende de roupas a perfumes.

Vivienne Westwood é uma estilista inglesa nascida em 1941. Para mim o mais curioso sobre ela é que foi a responsável pela moda Punk e New Wave modernas. Tem como características ser excêntrica, provocadora e irreverente. Cria roupas com motivos políticos, críticas sociais, temas eróticos, com muito preto, vermelho, cores fortes, couro, correntes e rasgos.

Ralph Lauren A década de 1970, foi especialmente importante para a grife do estilista americano Ralph Lauren. A diversidade de produtos que levavam seu nome sé cresceu indo desde roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, a sua “home collection”. Além disso,  ele tinha/tem uma linha de artigos para casa, de móveis antigos a lençóis. E também de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais. Na loja tudo é arrumado de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tem a impressão de se estar numa casa que é habitada de verdade.  Das roupas à decoração de interiores, na verdade, a assinatura de Ralph Lauren sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida.

Esse é um retrato das roupas anos 70, através  da cores, estilos e ideologias. Claro que caberia muito mais informações devido a riqueza do assunto. Prometo que vamos retornar ao assunto em outra oportunidade. Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário, curta ou compartilhe nosso conteúdo. Esse é o combustível do nosso Blog.

Roupas anos 70 um reflexo da década
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.