Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

Rock roll anos 70 – parte I

Dando inicio a um desejo, na verdade intimo, de saber sobre quem foram os melhores na musica, ou melhor banda de rock roll anos 70, em cada década, fiquei no inicio meio perdido pensando que poderia cometer alguma injustiça. Daí lembrei que nossa comunidade dos Anos 70 é bem extensa e que posso contar com a colaboração de milhares de pessoas que tem em sua memória musicas, bandas e cantores que marcaram suas vidas. Então criei coragem e comecei uma pesquisa e tracei uma direção para trabalhar melhor.

Rock Roll anos 70

O Rock foi a primeira ideia que me veio a cabeça, uma inspiração talvez. Então percebi que escrever sobre o rock roll anos 70 num único post seria impossível, alem de cansativo. Daí veio a mente que o melhor seria fazer uma série de post sobre os dez mais do rock da década de 1970. Lembrando que a origem do rock não foi nos Anos 70 e que ele não surgiu pronto, mas foi a fusão de outros ritmos a partir os anos 50 e 60. Mas foi na década de 70 que encontrou sua maturidade, despontando grandes astros.

Bem, nos Anos 70 diferentemente das décadas anteriores o rock se tornou por assim dizer mais profissional, deixando para trás aquele ar de som de garagem com letras simples e inocentes. O período marcado pelo fim dos Beatles,  a década de 1970  trouxe um rock com som profissional e letras provocativas e bem elaboradas. Acompanhando bem a ideologia da época.

Rock roll Anos 70

O Primeira banda que destaco é o Black Sabbath, que em 1970 gravava seu primeiro disco. Marcando inicio do hard rock roll anos 70 (rock pesado), eles criaram provavelmente o que seria o primeiro  disco de heavy metal da história. Com eles teve também inicio a onda de escândalos envolvendo drogas e letras satânicas.

rock roll anos 70, black sabbath

O inicio da banda foi em 1966 na cidade de Birmingham, Inglaterra. O guitarrista Tony Iommi e o baterista Willian, viram um anuncio numa loja de um cantor que procurava músicos para montar uma banda. O cantor era Ozzy Orsborne que por acaso tinha estudado na mesma escola que Iommi. A eles se juntaram outros dois guitarristas  Terence “Geezer” Butler e Jimmy Phillips.  Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth.  Que mudou mais tarde pois já havia outra banda com este nome. Consta que:

 A escolha do nome, mais tarde, veio à ideia de Butler, um grande fã dos romances de “magia negra” e “terror” de autores como Dennis Wheatley. Butler tinha visto o filme de terror italiano do diretor Mario Bava, I Tre Volti Della Paura (As Três Máscaras do Terror) de 1963, mas exibido com o nome de Black Sabbath na Inglaterra e Estados Unidos, e escreveu uma canção que incorpora o título do filme. Isto se tornou o novo nome do grupo.

O novo nome é acompanhado por uma transição para um novo som blues, em primeiro lugar com elementos do folk e, em seguida, com cada vez mais fortes e tons escuros até que uma nova solução para a qual o grupo tornou famosa e teria sido numerada para muitos críticos, como os principais pioneiros do heavy metal. O primeiro registro que a banda assinou foi com a Fontana Records e, mais tarde, com o Vertigo. No dia 13 de fevereiro de 1970, foi publicado o álbum de estreia da banda, intitulado simplesmente de Black Sabbath.

 Kiss caras e bocas

rock roll anos 70

Kiss é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em Nova York em 1973. Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos muito elaborados que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e muito mais. O Kiss já recebeu 24 discos de ouro. Desde sua formação já vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

Kiss, rock roll anos 70

Constitui um dos maiores impactos culturais da década de 1970, valendo-se de roupas e, sobretudo, maquiagens nunca antes vistas, que marcariam a história da música. Seus dois fundadores são Gene Simmons (baixo e vocal) e Paul Stanley (guitarra rítmica e vocal), que ficaram frustrados com o fim de uma banda que formavam, chamada Wicked Lester, decidindo, assim, procurar novos integrantes para uma nova banda. Encontraram tais integrantes através de anúncio de jornal – Ace Frehley (guitarra solo e vocal) e, pela revista Rolling Stone, Peter Criss (bateria evocal).

Apesar de talvez não ser o gênero musica preferido da maioria, são bandas de rock roll anos 70 que marcaram época e ser forem fazer uma retrospectiva verão que eles tem grande valor musical para seu nicho, e por isso ocupam lugar na história da música mundial e tem uma legião de fãs apaixonados em todos os continentes. Bem essas foram as primeiras duas bandas que selecionei para escrever, num total de 10 que escreverei. Vocês podem me ajudar a selecionar quais as próximas 8, basta comentar logo abaixo.

Você pode gostar também:

Rock anos 80, no Brasil era outra coisa

Novelas antigas da Globo, Irmãos Coragem

Era do vinil

Paradas do Sucesso em 1972

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

16 Comentários

  1. Sandro Batista disse:

    Ótimo. Gostei muito. Linguagem simples, mas de grande conteúdo. Aguardo as próximas oito bandas. Sugiro “SCORPIONS”.

  2. Tamiris disse:

    Olá! Achei seu blog por acaso, e gostei pra caramba! Sou apaixonada pelos anos 70, apesar de ter nascido bem depois…
    Adoro Sabbath e Kiss, bandas realmente essenciais para o rock!
    Deixo como sugestão, um dos meus ícones: David Bowie! O lance da androgenia, dos personagens, sua performance, enfim, foram muito marcantes (pelo menos pra mim!)

    Abraços!

  3. Ingrid disse:

    Texto muito bacana!!! Espero que publique mais textos acerca de rock dos anos 70 (e 80 tbm).
    Parabéns!

  4. Custódio disse:

    Gostei do trabalho! É sempre bom encontrar sites e blogs como esse que traz a tona temas referentes ao Classic Rock. Sugiro The Doors. Valeu!!

  5. emerson disse:

    muito bom estes comentarios,mas nao podemos de deixar de relembrar de uma banda que fez muito sucesso final de 60 ate meados de 70!sweet esta banda simplesmente demais!

  6. iolanda disse:

    adorei seu trabalho! só agora que descobri seu blog.anos 70 e 80 foi a era das grandes bandas do hard rock e eu gostaria de sugerir a banda Nazareth com o vocal incomparável do Dan McCafferty e LED Zeppelin.

  7. jose disse:

    OS ANOS 70 FORAM MUITO IMPORTANTES PARA A HISTORIA DA MÚSICA E TAMBÉM PARA A HISTORIA DO HOMEM SE REFERINDO ÀQUILO QUE CHAMAMOS ¨ARTE. OUTROS TERMOS ARTÍSTICOS DEPENDEM (FUNDAMENTALMENTE ÀS VEZ\ES)DA SONORIDADE APLICADA NUM DETERMINADO MOMENTO DE UMA APRESENTAÇÃO INTEATRAL,NOVELA,SERIADO,LONGA METRAGEM,MISSA,EVENTO,DATAS NACIONAIS E

  8. jose disse:

    tenho certeza que muitas pessoas concordam comigo,mesmo aquelas que não conviveram essa epoca ou não são roqueiras.etc,etc,e tal… porem é notório que novelas .propagandas e outros exemplos foram marcados pelo rock .nos jogos olimpicos (se não me angano) o presidente LULA colocou em seu encerramento a musica IMIGRANT SONG do LED ZEPPELIN para determinar a alegria do povo brasileiro em receber os povos imigrantes de todas as regiões do mundo num evento socio-esporte-geografico e por que não histórico nas grandes ocasiões diplomaticas pelas quais os paises de boa fé atravessam .somos um povo generoso para com os nossosb estrangeiros de outros paises´sejam anglo-saxões,latinos,arabes orientais de modogeraléuropeus e nosso propio povo . adecada de 1970 foi estapucefiante di´ga de uma especialíssima lembrança e deixou muitas saudades entre nós.parabens a voce,anos aos imigrantes,á musica ,ao LULA e aos musicos que fizeram vibrar positivamente para a globalização cultural.t

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.