Rock anos 70, muita história para contar.

1
627
views

Para quem gosta de música esse post será muito bacana. Mas para quem gosta de Rock Anos 70 será excelente. Curte Rock? Eu como bom eclético gosto de tudo. Vai conforme o momento.

Nossa geração tem o direito de sentir falta do bom e velho Rock Roll. Afinal os expoentes de hoje são de nossa época.😉

Isso é qualidade.

O rock possui vários estilos e uma enorme legião de fãs. É um dos ritmos que sempre foi muito apreciado por todos. Independente de idade. Por isso colocar aqui o máximo de informações possível sobre o Rock Anos 70

Rock anos 70: Início

Muitos podem não acreditar, mas foram os escravos negros que deram origem ao rock.

Mais especificamente os negros que foram trazidos da África para os Estados Unidos.

Quando eles trabalhavam, eles tinham o costume de cantar, especialmente músicas tristes e melancólicas, e assim surgiu o Blues.

Ganhou esse nome, porque as pessoas que tinham a pele negra eram conhecidas como Azuis naquela época. A cantoria era focada no vocal com o acompanhamento básico do violão.

Anos 70: a década da mudança

Os anos 70 foram, para o rock, uma época bastante movimentada e de bastante mudança também.

Foi nessa época que começaram a surgir os diferentes estilos musicais do rock e foi nessa época também que os Beatles chegaram ao fim.

Bem como foi a época em que o rei do rock, Elvis Presley nos deixou. Mas nem tudo foi tristeza.

Surgiu também o rock mais comercial, agradando a juventude que se iniciava nas artes do Rock and Roll.

O Kiss trouxe uma pegada extremamente “marqueteira” ao rock, juntando coreografias, maquiagem e muito som. Vamos falar deles mais à frente, ok?

O Elton John também seguiu essa ideia do Kiss, porém o rock dele era mais progressivo e não metal que nem a banda tocava.

Já o Black Sabbath, que em 1970 gravava seu primeiro disco, marcou o inicio do hard rock roll anos 70 (rock pesado).

Eles criaram provavelmente o que seria o primeiro disco de heavy metal da história.

Bacana isso!

Com eles teve também início a onda de escândalos envolvendo drogas e letras satânicas.

Sinistro! Vamos ver como eles começaram.

Banda Black Sabbath

 Rock anos 70, muita história para contar. Musica

O início da banda foi em 1966 na cidade de Birmingham, Inglaterra.

O guitarrista Tony Iommi e o baterista Willian, viram um anuncio numa loja de um cantor que procurava músicos para montar uma banda.

O cantor era Ozzy Orsborne que por acaso tinha estudado na mesma escola que Iommi. A eles se juntaram outros dois guitarristas, Terence “Geezer” Butler e Jimmy Phillips.

Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth.  Que mudou mais tarde pois já havia outra banda com este nome. Consta que:

Quanto a escolha do nome, mais tarde, veio à ideia de Butler, um grande fã dos romances de “magia negra” e “terror” de autores como Dennis Wheatley.

Butler tinha visto o filme de terror italiano do diretor Mario Bava, I Tre Volti Della Paura (As Três Máscaras do Terror) de 1963, mas exibido com o nome de Black Sabbath na Inglaterra e Estados Unidos, e escreveu uma canção que incorpora o título do filme.

Isto se tornou o novo nome do grupo. Que história!

O novo nome é acompanhado por uma transição para um novo som blues. Em primeiro lugar com elementos do folk e, em seguida, com cada vez mais fortes e tons escuros até que uma nova solução para a qual o grupo tornou famoso e teria sido numerada para muitos críticos, como os principais pioneiros do heavy metal.

O primeiro registro que a banda assinou foi com a Fontana Records e, mais tarde, com o Vertigo. No dia 13 de fevereiro de 1970, foi publicado o álbum de estreia da banda, intitulado simplesmente de Black Sabbath.

Mas não foram só eles que brilharam no universo do Rock. Outra banda que também arrastava multidões foi a Kiss.

Caras e bocas do Kiss

Kiss é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em Nova York em 1973.

Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos muito elaborados que incluem guitarras esfumaçastes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e muito mais.

A Kiss já recebeu 24 discos de ouro. Desde sua formação já vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

 Rock anos 70, muita história para contar. Musica

Eles causaram um dos maiores impactos culturais da década de 1970, valendo-se de roupas e, sobretudo, maquiagens nunca antes vistas, que marcariam a história da música.

Seus dois fundadores são Gene Simmons (baixo e vocal) e Paul Stanley (guitarra rítmica e vocal), que ficaram frustrados com o fim de uma banda que formavam, chamada Wicked Lester, decidindo, assim, procurar novos integrantes para uma nova banda.

Encontraram tais integrantes através de anúncio de jornal – Ace Frehley (guitarra solo e vocal) e, pela revista Rolling Stone, Peter Criss (bateria evocal).

Bem a moda antiga. Não é?

De qualquer forma é impossível ficar indiferente a eles. Quer seja pela presença de palco, figurino ou a grande qualidade do som.

O que mais podemos dizer sobre o Rock anos 70?

Essa época foi também uma época de transição na parte artística do rock. Os artistas começaram a criar músicas mais elaboradas e mais liricamente difíceis, agradando bastante a geração mais velha de roqueiros.

Em contrapartida com as bandas mais elaboradas surgiu também um movimento de bandas de garagem. Pessoas que se uniam pelo amor a música e que não necessariamente tinham algum dom por ela.

Mas o do it yourself (faça você mesmo) fez com que o mundo conhecesse umas das bandas do estilo, os Ramones.

Eu sei o que você está pensando, por que em apenas uma década tanta coisa aconteceu? Não é?

Mas a verdade é que todo setor passa por uma evolução muito forte durante um período, e nos anos 70 o rock foi o escolhido.

E o melhor é que o rock anos 70 fez parte da história nossa geração. E pela sua rebeldia e qualidade os músicos da época continuam sendo muito respeitados.

Não esqueça de comentar logo abaixo. Deixe sua sugestão ou lembrança. Achamos muito bacana que os leitores falem conosco.

Artigo anteriorMovimento Estudantil nos anos 70
Próximo artigoPró-álcool anos 70
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here