Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Qual o motivo da guerra do Vietnã ?

A década de 70 acabou sendo marcada pelo fim da guerra do Vietnã que começou no ano de 1955.  Que acabou se tornando conhecida no mundo inteiro como a Guerra em que os EUA não venceram. Nem os maiores especialistas em conflitos armados poderiam prever que esta seria uma guerra que tão duradoura. E que acabaria causando uma série de problemas, além de causar um grande impacto na comunidade internacional. Neste post falaremos dentre outros assuntos, qual o motivo da guerra do Vietnã?

Para ficar mais claro, quando nos perguntamos afinal quantos anos durou a Guerra do Vietnã? Bem, se considerarmos que o conflito começou bem antes a entrada dos EUA no conflito (1965). Sendo iniciada com a invasão e dominação Norte vietnamita sobre os Sul vietnamitas em 1955. Considerando que os norte americanos retiraram suas tropas em 1975, concluímos que a duração dos conflitos no Vietnã foi de 20 anos.

Qual o motivo da guerra do Vietnã

Entendendo qual o motivo da Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã começou quando, entre 28 de abril e 1º de maio de 1955 a cidade de Saigon, capital do país, foi ocupada pelo exército do Vietnã do Norte. O que reunificou o país sob um regime comunista alinhado à União Soviética e a China. Iniciaram-se então os combates de guerrilheiros comunistas no Vietnã do Sul, que nesta época ainda era uma ditadura que tinha apoio político dos Estados Unidos. O conflito ficou basicamente concentrado na região sudeste asiática. Mas uma das principais particularidades desta guerra foi o fato de que imagens do conflito começaram a circular pelo mundo inteiro através da televisão.

Qual o motivo da guerra do Vietnã

O conflito tinha, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com apoio da Coreia do Sul, da Austrália e também da Nova Zelândia.  E do outro lado a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname, com apoio da China, da Coreia do Norte e também da União Soviética. O que em tempos de Guerra Fria com certeza pesou muito na decisão dos EUA em entrar no conflito.

O que marcou o fim da Guerra do Vietnã?

A guerra acabou sendo marcada por uma derrota dos Estados Unidos. O que acabou colocando em risco a grande capacidade da potência mundial do ocidente. Foi uma guerra muito sangrenta e com milhares de baixas dos dois lados. Mas o povo americano acabou sentindo na pele a perda de muitos soldados, o que fez com que a opinião pública acabasse se mostrando totalmente contrária a continuidade do conflito.

De acordo com os dados, que podem não condizer com o que realmente aconteceu de fato,  do lado dos americanos foram mortos 58 mil soldados. Já do lado dos vietnamitas, estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham morrido, mas alguns outros dados revelam que a quantidade de mortos pode chegar a 3 milhões.

qual o motivo da guerra do vietnã

Diplomatas assinando o acordo de paz de Paris

A guerra começou o seu processos de finalização a partir do ano de 1973, com a assinatura do Acordo de Paris. E com a progressiva retirada das tropas americanas, que aconteceu até o ano de 1975. Os dois principais articuladores do acordo foram o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger e o membro do Politburo norte-vietnamita Le Duc Tho. Que aliás ganharam o Prêmio Nobel da paz pelos seus esforços em por fim da guerra do Vietnã.

A sociedade não entendia qual o motivo da guerra do Vietnã

O que parecia ser uma intervenção rápida por parte dos norte americanos, acabou se tornando uma catástrofe televisionada. Com o passar do tempo boa parte da sociedade deixou de apoiar a intervenção. Passando a questionar qual o motivo da guerra do Vietnã. Vários artistas começaram a compor musicas contra a Guerra como The War Drags On (a guerra se arrasta) do cantor Donovan. Veja o Clipe:

 

Foi então que vários movimentos da sociedade começaram a cobrar o retorno dos soldados americanos.  Fato agravado pelo número de baixas. Somado as sequelas daqueles que retornavam com vida. Vários deles com problemas psicológicos, como estresse pós-traumático, paranóia, vícios em drogas e tendências suicidas.

De qualquer forma não houve saldos positivos para as partes. Os EUA ficou com a derrota  moral e o Vietnã continuou vivendo na pobreza com marcas profundas em sua sociedade.

Você pode gostar de ler:

Guerra do Vietnã e a maconha

Janis Joplin aventuras e desventuras

Cristiane F

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.