Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades Fatos

Programa de alfabetização dos anos 70

Para que é da nossa geração a palavra MOBRAL, é conhecida, mas as novas gerações dificilmente sabem algo sobre este programa de alfabetização muito difundido nos anos 70.

O MOBRAL (Movimento Brasil Alfabetizado) foi um programa de alfabetização criado durante o governo militar peal Lei 5379 de dezembro de 1967, três anos após o golpe (1964).

O Programa de Alfabetização e seus Objetivos

O principal objetivo do MOBRAL era erradicar o analfabetismo para jovens e adultos, que na época passava dos 30% conforme tabela abaixo.

programa de alfabetização Mobral

 

Não vou aqui tecer críticas anacrônicas ao programa. Pois só quem foi alvo dos métodos/objetivos do programa (Mobral) poderia criticá-lo com propriedade. Ou então quem atuou na época como professor/cordenador, claro.

O que cabe então neste post é o registro do que ele representou para os jovens e adultos que aprenderam a ler e escrever frequentando as salas de aula depois de um dia de trabalho para romper a barreira do analfabetismo funcional.

Quando falamos e pensamos no MOBRAL, temos que ter em mente as pessoas, não questões partidárias. Será besteira dizer que o programa não foi importante na época. Todos sabemos que o analfabetismo era/é um gargalo para a sociedade de qualquer época.  Neste aspecto, mesmo com suas deficiências, o programa foi válido sim.

programa de alfabetização

Aula de curso do Mobral. Paulinia (SP), 1973, foto: Folha Imagem

Representou assim, a porta de entrada par ao mundo dos estudos para muitos brasileiros. O MOBRAL foi se adequando ao longo de sua existência , visando sua continuidade. Mas já nos anos 80 devido a crise econômica, os recursos utilizados na sua manutenção foram realocados para a fundação Educar em 1985, ano de seu fim.

Metodologia do Mobral

  • Desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e contagem
  • Desenvolver um vocabulário que permita o enriquecimento de seus alunos;
  • Desenvolver o raciocínio, visando facilitar a resolução de seus problemas e os de sua comunidade;
  • Formar hábitos e atitudes positivas, em relação ao trabalho;
  • Desenvolver a criatividade, a fim de melhorar as condições de vida, aproveitando os recursos disponíveis;
  • Levar os alunos:
    • a conhecerem seus direitos e deveres e as melhores formas de participação comunitária;
    • a se empenharem na conservação da saúde e melhoria das condições de higiene pessoal, familiar e da comunidade;
    • a se certificarem da responsabilidade de cada um, na manutenção e melhoria dos serviços públicos de sua comunidade e na conservação dos bens e instituições;
    • a participarem do desenvolvimento da comunidade, tendo em vista o bem-estar das pessoas.

Utilizar o ensino contextualizado foi outra característica do MOBRAL, utilizado da vivência do aluno para seu aprendizado. Método também conhecido como método Paulo Freire. Porém se divergia deste por utilizar de material padronizado em todo Brasil.

E você conhecia o MOBRAL? Para você que leu este post indico outro artigo que fala do ensino superior nos anos 70,  ficou bem interessante.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.