Principais comidas Natalinas dos anos 70

0
174
views

O Natal não seria Natal sem a ceia. É uma ocasião na qual podemos comer muito e  bem. Alguns comem até demais, e dá-lhe efervescente para conter a indigestão. Mas, independente disso, desde os anos 70 que, com exceções óbvias, a comidas natalinas permanecem praticamente as mesmas. Vamos conhecer o que se comia desde aquela época.

Principais comidas natalinas

Peru, Chester e Bacalhau

 Principais comidas Natalinas dos anos 70 Curiosidades

O peru é, desde sempre, o rei da ceia. Uma ceia que se preze não pode ficar sem um peru. O chester também é delicioso, mas, nos anos 70, não se comia chester no Natal porque ainda não era comercializado. A venda dessa ave nos supermercados brasileiros só começou nos idos dos anos 80.

Algumas famílias de descendência portuguesa acrescentam o bacalhau aos principais pratos da ceia de Natal.

Panetone, chocotone, rabanada e bolo-rei

Para mim comidas natalinas tem seus ícones. O panetone é outro campeão da ceia Natal. O pão doce feito com frutas cristalizadas está sempre presente. Seu irmão mais novo, o chocotone, que substituiu as frutas cristalizadas, apareceu somente no final da década de 70, mas também já garantiu o seu lugar, assim como as tradicionalíssimas rabanadas.

O bolo-rei é uma tradição nas mesas natalinas de Portugal, mas no Brasil da década de 70, era muito raro. Sua popularização no Brasil começou na década de 80.

Vinho, refrigerante, cerveja, ponche e café

Na década de 70, a tradição era beber vinho na ceia de Natal. Tinto ou, caso houvesse bacalhau à mesa, branco. Nos anos 70, não se costumava beber cerveja durante a ceia. Essa bebida em ceias natalinas começou a ficar mais popular dutante a década de 90 e já é tradicional nos dias de hoje (e, cá entre nós, em um país quente como o Brasil, uma cervejinha no Natal tropical cai muito bem).

Para os abstêmios e as crianças, havia refrigerantes com as principais marcas da época: Coca-Cola, Pepsi Cola, Fanta (sabor laranja ou sabor uva), guaraná Brahma, soda limonada Antáctica, Crush, Seven Up.

Uma tradição que havia nos anos 70 era o ponche de Natal. E, depois de toda essa comilança, era hora do cafezinho.

Receita de Ponche para nosso natal

Deus saudades da infância? Eu também. Que tal fazer um Ponche para relembrar. Veja o passo a passo logo abaixo. Se gostou do post pode deixar seu comentário. Curta ou compartilhe nosso conteúdo. Abraços

 

Artigo anterior“Os Pankekas” você se lembra ?
Próximo artigoDemocracia no Brasil, anos 70 e hoje
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here