Politica nos anos 80

0
574
views

A Politica nos anos 80, assim como hoje em dia, era muito importante. Sabia que  no Brasil a década de 80 ficou conhecida como a década perdida?

Tanto em seu ponto de vista econômico do crescimento e desenvolvimento, e acabou terminando em uma hiperinflação.

Mas como era a politica nos anos 80? Vamos relembrar um pouco sobre esta década.

Ainda no começo dos anos 80 o Brasil vivia a ditadura militar, em contrapartida o presidente Ernesto Geisel bem como seu sucessor João Batista Figueiredo acenavam para a abertura da política de forma lenta, gradual e segura para o país.

Politica nos anos 80 e a busca por eleições diretas

Ao longo da década de 80 a pressão por eleições acabou resultando em movimentos grandiosos. O mais conhecido foi chamado de “Diretas Já”. Lembra? Eu sim. Como não me lembrar daqueles comícios enormes e sempre envoltos numa áurea de liberdade?

Muito emocionante.

Houve o envolvimento de forma cívica em várias camadas da sociedade.,Contando ainda com a participação de diversos intelectuais, artistas e pessoas ligadas as igrejas, partidos políticos entre personalidades políticas.

 Politica nos anos 80 Fatos

A grande bandeira do movimento era voltada a promoção do processo de redemocratização do país.

Possibilitando a participação da sociedade civil como um todo na escolha dos seus governantes. Apesar da diretas não ter o efeito que se esperava, mesmo que de forma indireta um presidente civil foi eleito Tancredo Neves.

Assim a politica nos anos 80 ganhava novo folego. Pelo menos é o que se esperava.

Este, porém faleceu no ano de 1985 e não chegou a assumir o cargo para comandar a transição para a democracia, levando José Sarney, seu vice a assumir a presidência da república. Falo disso mais abaixo, ok?

Quanto a economia tínhamos herdado altos índices de endividamento dos períodos e dos planos de desenvolvimento anteriores e enfrentávamos muitas dificuldades para a rolagem das dívidas por parte das instituições credoras.

Uma nova Constituição para o Brasil

Ainda durante os anos 80, na política se promulgou a Constituição de 1988 materializando assim o fim da ditadura militar.

Aos poucos criou-se as condições para a recuperação de uma maior participação cívica dos processos eleitorais.  E na primeira eleição direta após o regime militar, Fernando Collor de Melo, chegou ao poder.

Ao final da década de 80 nem o Brasil e nem o mundo eram os mesmos, acabou a guerra fria e desta forma o país começou a ganhar um corpo e um modelo neoliberal de governo.

Nos anos seguintes, se ampliou o processo de abertura econômica, como resultado de uma política internacional, esta alinhada ao consenso de Washington tornando o marco fundamental da ordem mundial em aberto.

Vamos relembrar um fato triste que ocorreu durante o processo de redemocratização? Infelizmente os fatos nem sempre são alegres. Mas são parte de nossa história, por isso são tão importantes. A morte de Tancredo Neves foi um dos capítulos mais tristes que vivenciei.

Morre Tancredo Neves

Vamos, antes de entender como esta morte acabou abalando e deixando um país inteiro de luto, é importante entender quem foi Tancredo Neves e a sua importância histórica.

 Politica nos anos 80 Fatos

Quem foi Tancredo Neves

Antes de qualquer coisa, confesso que chorei a morte de Tancredo Neves, creio que todos, ou quase todos, de nossa geração sentiram muito a morte dele.

A final era o simbolo de uma nova era que estava ali representada. Vejam agora um pouco da trajetória deste homem chamado Tancredo Neves.

Tancredo Neves nasceu em São João Del-Rei, em Paulo. Formou-se em direito, atuando como advogado, e também como empresário, mas acabou se envolvendo com a política muito cedo na sua vida.

Acabou conseguindo se tornar governador do estado de Minas Gerais, além de ter sido Primeiro-Ministro, Ministro da Justiça e Negócios, Ministro da Fazenda, deputado estadual e deputado federal.

Tancredo Neves estava no governo quando convenceu o então presidente do Brasil, João Goulart, a instalar o parlamentarismo como regime político do país, como uma das tentativas de tentar evitar um golpe militar que já começava a ser desenhado. A manobra acabou não dando certo e, três anos depois, os militares assumiram o governo.

Combate à ditadura

 

Durante os anos de chumbo, Tancredo Neves acabou se tornando líder de um dos partidos criados no Brasil, o MDB. Com isso conseguiu se manter ativo no cenário político brasileiro, mesmo com os militares mandando e desmandando em todas as questões nacionais. Foi um dos articuladores dos movimentos de resistência à ditadura.

Quando os militares começaram a dar sinais de enfraquecimento no poder, acabou surgindo como uma das opções para suceder o governo que comandava o País até o momento.

No ano de 1984 o Senado Brasileiro rejeitou as eleições diretas para presidente, mas mesmo assim Tancredo Neves conseguiu vencer as eleições no colégio partidário, mesmo que a maioria dos integrantes fosse favorável ao regime.

A morte de Tancredo Neves

 Politica nos anos 80 Fatos
Imagem CPDOC FGV

A posse de Tancredo Neves como presidente do Brasil não representava apenas uma mera mudança política no Brasil, mas toda uma mudança de rumos no País, que vivia até então os seus piores anos na opinião da maioria da população e da opinião pública. Mas a tão esperada posse do presidente que seria o marco do final da ditadura no Brasil acabou não acontecendo.

No dia 14 de março, pouco antes de ele assumir o seu cargo como Presidente da República, Tancredo Neves teve que ser levado às pressas para o Hospital de Base, em Brasília. Tancredo vinha sofrendo com fortes dores abdominais dias antes da posse, mas tratou de esconder isso de todos para não prejudicar a transição do Governo. Ele queria esperar ser empossado como presidente antes de submeter a qualquer tipo de intervenção.

Porém, o quadro se agravou, e no hospital foram seis intervenções cirúrgicas. Tancredo morreu no dia 21 de abril, vítima de diverticulite. Até hoje a causa da sua morte ainda gera uma série de polêmicas. Muitos acreditam que Tancredo teria sido envenenado.

O anúncio da morte de Tancredo Neves causou um grande pesar na população inteira, e muitos pensaram que os militares voltariam ao poder, mas, na ocasião, uma articulação política conseguiu Sarney como Presidente da República, que preparou o país para começar a escolher o seu presidente através das eleições diretas. Vejam o vídeo do anúncio da morte de Tancredo (AQUI).

Bem por enquanto é isso. Caso tenha ficado alguma lacuna por favor comente. Não esqueça de curtir ou compartilhar nosso conteúdo. Isso é importante para mim. Abraço.

Artigo anteriorEurodisco anos 70
Próximo artigoDesenhos animados antigos
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here