Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Os primeiros celulares

Pode parecer recente, mas a concepção do funcionamento dos celulares já é muito mais antiga do que parece. Mais especificamente no início do século XX. Porém, vale lembrar que os primeiros celulares não eram como os que conhecemos hoje.

A princípio, aparelhos celulares eram apenas radiotransmissores capazes de promover a comunicação via ar entre as pessoas. Esses primeiros celulares operavam de maneira semelhante ao que acontece com os walkie-talkies atualmente.

E engana-se quem acredita que os primeiros celulares foram utilizados pelos exércitos. Os primeiros usuários foram pessoas comuns, já que o exército norte-americano evitava usar uma técnica de comunicação da qual não conheciam a fidelidade da informação nem a possibilidade de interceptação por parte do inimigo.

Os primeiros celulares

os primeiros celulares

Grandes, caros e limitados

Apesar de parecer um absurdo pagar os módicos R$ 4.500,00 por um iPhone 5s, os primeiros celulares do mundo custavam pelo menos o dobro do valor e não tinha nem um décimo das funções dos aparelhos que existem atualmente.

O primeiro celular do mundo foi feito pela Motorola. O modelo era o Motorola Dynatec 8000x que, em valores atuais, custaria a bagatela de R$ 20.000,00 – tudo isso apenas para possibilitar ligações fora de casa. Muito mais barato seria usar os telefones púbicos, não?

Além de um valor impensável para os dias de hoje, os primeiros celulares também precisavam de um lugar especial para ser guardado. Isso, porque até hoje não existem calças ou paletós que comportem os 33 centímetros de altura, cinco centímetros de largura e nove centímetros de espessura. Além disso, esse primeiro modelo de celular pesava quase 800 gramas.

Para ter uma ideia do que significa todo esse volume, podemos colocar cinco Moto x juntos, um dos melhores modelos atuais da Motorola, para conseguir as medidas aproximadas do Motorola Dynatec 8000x. Lembrando sempre que ele apenas permitia fazer e receber ligações fora de casa e, mesmo assim, a um custo altíssimo quando comparado às ligações dos aparelhos fixos.

O protótipo do Dynatec 8000x foi concebido em 1973, mas só em 1984 – mesmo ano em que a Apple lançava seu primeiro Machintosh – os primeiros usuários tinham possibilidade de comprar o aparelho. Para se ter uma ideia do sucesso do modelo, a Motorola informa que vendeu 300 mil unidades do aparelho no seu ano de lançamento. Um número altíssimo, quando pensamos que ele custava o mesmo preço de um carro popular.

Ligando os celulares ao Brasil

os primeiros celulares 1. jpgO primeiro celular a desembarcar no Brasil também foi da Motorola. O modelo era o Motorola PT-550, e chegou ao país na época do governo de Fernando Henrique Cardoso. Quase 10 anos depois do lançamento dos primeiros aparelhos.

O modelo já era menor do que o Dynatec 8000x, tinha a função de agenda eletrônica e identificador de chamadas. Seu design também era bem mais atraente do que o primeiro modelo. Eram 20 botões protegidos por uma peça flip que servia para as pessoas falarem também.

O modelo nacional da Motorola pesava metade do peso do primeiro modelo do celular. Mas, ainda assim, 350 gramas está muito acima do que estamos acostumados nos dias de hoje.

Eu lembro bem deste ai, lembro também da complexidade que era completar uma ligação. Faltava subir em arvores para ouvir o que se falava do outro lado da ligação.

Tem outro post que complementa esse conteúdo que fala dos celulares dos anos 70 e 80. Espero que gostem.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.