Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

“Os Pankekas” você se lembra ?

Quando pensamos em humor a maioria de nós se lembra de “Os Trapalhões” (formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias).  Com a saída do quarteto da TV Tupi (1977) para a Globo deixou uma lacuna na Tupi que foi preenchida por um programa chamado Os Pankekas.  Na época, o trio de Hollywood, Os Três Patetas, fizeram um estrondoso sucesso no Brasil, principalmente entre as crianças, e causou grande influência em alguns comediantes nacionais que passaram a seguir os mesmos passos do trio.

Por que o nome Os Pankekas?

Acompanhando o sucesso dos comediantes hollywoodianos que a Tupi quis  “dar o troco” na Rede Globo, e passou a produzir uma paródia brasileira d’Os Três Patetas, intitulada de Os Pankekas. O programa estreou em setembro de 1978, e era exibido semanalmente, indo ao ar sempre às 7h15 da noite, porém com muito poucos recursos e esquetes de humor já bastante usadas, tendo como mérito apenas ter em seu elenco Rony Cócegas, que fazia Maionese, versão brasileira de Larry. Além de Rony, o trio era composto pelos atores Sandrini (que interpretou Mexilin) e Mario Alimari (que interpretou Feneguetti).

Os pankekas

A relação entre os Pankekas e as crianças também era enfatizada no programa, sem dispensar momentos para mostrar o trio de comediantes se divertindo com um grupo de crianças. O trio também estrelou um filme em 1979, Os Pankekas e o Calhambeque de Ouro, dirigido por António Moura Mattos e roteirizado por Emanoel Rodrigues.

O programa teve uma certa audiência infantil, mas logo, em setembro de 1979, desapareceu da tela da Tupi, que estava bem mais afundada numa crise financeira, sendo posteriormente fechada, em julho de 1980. O programa poderia ser comparado, guardada as devidas proporções, ao seriado mexicano Chaves.

Essa foi para mim uma lembrança bacana de compartilhar. Sei que talvez pela idade muitos dos amigos não tenham visto Os Pankekas na TV, mas para quem viu eles deixaram saudades. Há!  Gostou compartilhe.

“Os Pankekas” você se lembra ?
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.