Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

O surgimento do rock psicodélico nos anos 70

Banda britânica de rock progressivo que surgiu em Londres no ano de 1965 e trouxe um novo tipo de rock para os fãs a partir dos anos 70, o rock psicodélico. Formada por Roger Walters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barret, e trouxe com a liderança de Barret um novo underground para o cenário mundial. No primeiro LP já descolou dois singles.

Algumas mudanças

rock psicodélico de pink floyd

A partir do ano de 1967 com a entrada de David Gilmour e com a saída de Barret em 1968, a banda abriu novas vertentes com o passar do tempo, principalmente tendo Walters como letrista. Em 1979 Wright foi expulso da banda e Walters saiu, falando que o que poderia usufruir com a banda, já tinha o feito.

A vida continua

Mason e Gilmour mantiveram a banda com demais integrantes, e apesar de muitas críticas, a banda continuou com seu ar popular. Em 2005, a formação inicial se reuniu novamente, dando muitas esperanças para s fãs, porém com a morte de dois integrantes Barret em 2006 e Wright em 2008 este sonho se esvaiu. Em 2014, Mason e Gilmour lançaram um CD em forma de homenagem póstuma aos integrantes.

Rock Psicodélico

Uma das vertentes do rock que conhecemos hoje, afinal, todos os gêneros se misturam, e com o rock psicodélico não seria diferente, com uma mistura de rock, blues, garage rock, folk, jazz e raga (um ritmo indiano), forma-se um dos principais gêneros musicais de todos os tempos e influenciou bandas como The Doors, The Jimi Hendrix Experience e outras.

Os principais instrumentos utilizados por essas bandas são: guitarra elétrica, bateria, baixo, orgão eletrônico, sitar e mellotron.

Pode-se dizer se difundiu após os maiores eventos do mundo underground como Festival de Woodstock, e teve seu pico em 1969, que foi quando se associou a movimentos como contracultura. Porém, com a perda de músicos importantes para o gênero e mudanças de muitos pensamentos das bandas principais para o movimento, foi se esvaindo, e as que sobraram tomaram outras vertentes como o rock progressivo e o hard rock.

E por falar nisso você  sabe o que é psicodélico? Tem um outro post no blog que pode ajudar a entender melhor do que se trata. O que é psicodélico e coisas do tipo, é o título.

Você pode gostar também:

Músicas internacionais antiga

O fim dos Beatles nos anos 70

Viva La Bamba

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.