O que foi Tropicália ?

3
504
views

Vamos falar sobre Tropicália? Muito se falou e se fala sobre isso mas pouco se sabe sobre o que foi Tropicália e o que representou para a nosso cultura. Tropicália foi um movimento cultural que tinha sua própria forma de se expressar. Sua música conseguia assimilar várias características musicais de diferentes ritmos.

Apesar de não seu um evento surgido nos anos 70, a Tropicália ecoou  nos anos 70, 80…. Por isso achei interessante colocarmos umas informações sobre o assunto. De forma bem direta e objetiva, mas o suficiente para provocar a curiosidade dos amigos e quem sabe fomentar uma boa dicussão.

O que foi Tropicália e o que tinha de novo.

Surgida nos anos de 1967/68, representou uma ruptura no cenário musical nacional. Em um ambiente dominado pela Bossa Nova, os tropicalistas trouxeram muita cor e diversidade a nossa musica. Visualmente os tropicalistas impactavam pelos cabelos cumpridos e roupas coloridas.

 O que foi Tropicália ? Curiosidades Fatos

Os maiores representantes deste movimento foram: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé. Mas os reflexos da Tropicália não se restringiram só a música, outras artes também foram influenciadas, como artes plásticas, Cinema e o Teatro.

Características do Tropicalismo

Uma característica das musicas do Tropicalismo era uma certa complexidade nas suas letras, que exigiam uma bagagem cultural para entender as mensagens subliminares. Exemplo disso é a musica Alegria Alegria de Caetano Veloso, que relatava a preocupação da juventude dos anos 60 com o regime militar e seus reflexos.

Esse posicionamento aliás foi uma das grandes marcas do movimento. Eles foram bastante ativos diante do governo. Se expressavam e mobilizavam a opinião pública da época.

Outros objetivos dos tropicalistas

A cultura tropicalista não tinha como objetivo destruir uma cultura existente, optava pelo contrário em absolver os estilos e adapta-lós, inserindo características da cultura popular. Faziam das letras poesias ou o contrário.

Brincavam bem com as palavras, mas tudo dentro de um sentido lógico que encantava os ouvintes. A música criada por eles era diferente e provocativa por reunir características de outros ritmos e gêneros musicais como: Brega, Rock Psicodélico e Música Erudita. Os principais palcos eram os festivais musicais, tão comuns antes e ausentes agora.

Lembrando, que havia uma forte censura a arte e manifestação de pensamento na época. E a música foi uma forma criativa de manifestar o repúdio ao sistema vigente.

Mas em um show  na Boate Sucata, estando no palco Os Mutantes, Caetano e Gilberto Gil, ocorreu um incidente que marcaria consideravelmente a vida dos tropicalistas. Foi colocado no palco uma bandeira nacional com a inscrição “Seja Marginal, Seja Heroi” com a imagem do traficante Cara-de-cavalo, morto em confronto com a polícia.

 

Consequências

Isso foi o suficiente para que Caetano e Gilberto fossem presos e exilados no Reino Unido. Não sei se foi reflexo deste acontecimento, mas tempos depois o tropicalismo mudou sua roupagem, passando a fazer musicas com características mais “sombrias”.

Incorporando uma postura hippie ou alternativa. Mas isso nunca foi problema, pois o movimento sempre soube como absolver e adequar tendências e torna-las mais coloridas.

O movimento que à época era criticado por ser teoricamente alienado aos problemas políticos, só foi entendido tempos depois ganhando o devido respeito. O certo é, que muito do que temos hoje na cultura musical é fruto do que fora criado nesta época. O que foi Tropicália? Foi o aflorar das cores através da música.

Gostaram do post? Complementem ele se for o caso usando o espaço abaixo. Curtam e compartilhe nosso conteúdo. Abraços.

Artigo anteriorRoupas dos anos 70 femininas
Próximo artigoLivros mais lidos nos anos 70
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here