O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo.

O que é Psicodélico ?

Engraçado como até hoje eu não havia me lembrado disso. Uma palavra que representa muito bem os Anos 70, psicodélico, nunca foi antes abordado por mim. Daí pensei, porque não falar sobre isso? A primeira coisa que percebi que não tinha certeza do que significava  a palavra. Nada que uma pesquisa não pudesse resolver. Por ai começo este post, que espero ser agradável aos amigos. O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades

Segundo algumas fontes, psicodélico é uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. O termo “psicodelia” origina-se da composição das palavras gregas psiké (alma) e delos (manifestação). A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos, inusitados ou pela exuberância criativa livre de obstáculos.

Experiência psicodélica ou estado psicodélico é um conjunto de experiências estimuladas pela privação sensorial, bem como por efeito no sistema nervoso de substâncias psicodélicas que do ponto de vista jurídico podem ser consideradas lícitas como muitos dos psicotrópicos ou ilícitas.
Essas experiências incluem uma produção visionária semelhante à alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência semelhantes ao sonho, psicose e êxtase religioso.

Essa livre manifestação estava muitas vezes ligada ao uso de drogas, mas tinha muitas outras influencias. A melhor definição do que é considerado verdadeiramente psicodélico é a seguinte: “uma droga psicodélica é aquela que, sem causar dependência física, ansiedade, vertigem, delírios, amnésia, problemas de ordem fisiológica de modo geral, aumenta a capacidade de pensamento de forma mais ou menos confiável, além de induzir mudanças de percepção experimentadas raramente de outra forma exceto talvez em sonhos, exaltação contemplativa e religiosa e lampejos involuntários de memória de longo prazo”. Na musica por exemplo. Muitos grupos usavam o emblema para fazer musica dita psicodélica.

 O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades

Alem disso foram produzidas várias imagens lindas que tentam reproduzir este estado psicodélico. Realmente lindas e intrigantes e que  nos levam a entender, ou pelo menos quase entender o que foi esta geração psicodélica dos Anos 70. Tivemos também outro expoente sobre o tema: a musica. Disso falo mais a frente vejam agora algumas imagens que encontrei e ache belas. Muito doidas mesmo. Na musica por exemplo, muitos grupos usavam o emblema para fazer musica dita psicodélica.

Imagens Psicodélicas

 O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades

 O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades

 O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades

Créditos das fotos: incertitumbre / Foter / CC BY-NC-SA

Outras coisas

Havia também grupos que faziam a musica psicodélica. O rock psicodélico tentava replicar os efeitos e realçar a experiência de mente alterada dos alucinógenos, incorporando novos efeitos eletrônicos, solos estendidos e improvisação e o uso de instrumentos exóticos, particularmente da música Indiana.

 O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo. Curiosidades
Mutantes

Surgiu com grupos pioneiros como Os Beatles, Os Byrds, Os Rolling Stones e Os Yardbirds, emergindo como um gênero na metade dos anos 1960 entre bandas de folk-rock e blues-rock dos Estados Unidos e da Inglaterra, como Grateful Dead, Jefferson Airplane, The Jimi Hendrix Experience, Cream, Os Doors e Pink Floyd. Atingiu popularidade máxima entre 1967 e 1969 com o Verão do Amor e o Festival de Woodstock, se tornando um movimento musical internacional e se associando a uma contracultura muito difundida, antes de entrar em declínio por mudanças de atitude e a perda de alguns músicos importantes para o gênero, o que levou os grupos sobreviventes a se tornarem bandas de outros gêneros relacionados (como o rock progressivo, o hard rock e o heavy metal). Fonte : Wikiplédia. Acrescento  aqui os Multantes como representante nacional, que posso falar noutro momento.

Abraços a todos.

Você pode gostar também:

O Surgimento do Rock psicodélico

Cantores nacionais dos anos 70

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares