Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Anos 70 anos de inflação

Você se lembra dele?

O dragão da inflação assombrava os Anos 70 e 80

É disso nos não sentimos falta. Numa pesquisa sobre as história econômica brasileira nos ano 70 e 80 deparei-me com uma triste lembrança a inflação. Lembra? Época em que, devido a alta inflação,  se comprava produtos numa semana e na outra os preços já haviam subido. Muito difícil, principalmente para nossos pai que tinham a necessidade de nos manter.Esses foram os Anos 70.

Anos 70

Década de uma economia difícil.

Era a virada do ano de 1979 para 1980, fim de uma década inicio de outra. A inflação beirava os 80%, 75% para ser mais exato. Contrariando a declaração do então ministro do  Planejamento Mário Henrique Simonsen , dada no primeiro semestre de 79. Foi a maior inflação registrada nos últimos 20 anos. Ano difícil, aliás década difícil.

A balança comercial daquele ano registrava  um déficit entre importações e exportações de 2,5 bilhões de dólares, apesar disso o crescimento interno ficou entre 6 e 7% ou seja considerando o período de subdesenvolvimento em que estávamos importamos mais do que exportamos. Isso reflete uma deficiência no setor produtivo nacional que não tinha folego para crescer.

Ao pesquisar, além de encontrar as informações acima registradas, constatei um diferencial na forma como a imprensa se posicionava diante dos fatos políticos e econômicos brasileiros, era muito diferente. Notoriamente a forma contundente com que criticava políticos e seus desmandos, postura certamente inspiradora para uma juventude contestadora como a nossa.

Grill dos antigo

Campeão de vendas dos Anos 70

Nesta edição sai a relação de quem ganhou ou perdeu no ano de 1979. Vamos ver por hora uma síntese da informação. O grupo Votorantim[bb] do empresário Antônio Ermírio de Moraes foi o que se destacou no mundo dos negócios, enquanto Jorge Wolney Atalla presidente da Copersucar  foi o empresário que mais perdeu força.

Dentre os eletrodomésticos o Grill foi o que mais vendeu graças as famílias de classe média e o hábito de prepararem lanches em casa. Já o ventilador teve suas vendas prejudicadas devido as condições climática, (não fez tanto calor naquele ano).

Já dentre os automóveis a Fiat teve suas vendas aumentadas em 21%. Enquanto isso assistimos a morte do Ford Maverick  que iniciou suas produções em 1973 e 1979 deixou de ser fabricado. Na área do divertimento a Discoteca, onde se reuniam dançarinos caiu  em desuso enquanto os Bares e gafieiras caiam nas graças dos jovens. Espero que tenham gostado as informações.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.