Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

Fatos

Anos 70 anos de inflação

Você se lembra dele?

O dragão da inflação assombrava os Anos 70 e 80

É disso nos não sentimos falta. Numa pesquisa sobre as história econômica brasileira nos ano 70 e 80 deparei-me com uma triste lembrança a inflação. Lembra? Época em que, devido a alta inflação,  se comprava produtos numa semana e na outra os preços já haviam subido. Muito difícil, principalmente para nossos pai que tinham a necessidade de nos manter.Esses foram os Anos 70.

Anos 70

Década de uma economia difícil.

Era a virada do ano de 1979 para 1980, fim de uma década inicio de outra. A inflação beirava os 80%, 75% para ser mais exato. Contrariando a declaração do então ministro do  Planejamento Mário Henrique Simonsen , dada no primeiro semestre de 79. Foi a maior inflação registrada nos últimos 20 anos. Ano difícil, aliás década difícil.

A balança comercial daquele ano registrava  um déficit entre importações e exportações de 2,5 bilhões de dólares, apesar disso o crescimento interno ficou entre 6 e 7% ou seja considerando o período de subdesenvolvimento em que estávamos importamos mais do que exportamos. Isso reflete uma deficiência no setor produtivo nacional que não tinha folego para crescer.

Mais conteúdo para você:  Educação de ontem e hoje, grandes mudanças

Ao pesquisar, além de encontrar as informações acima registradas, constatei um diferencial na forma como a imprensa se posicionava diante dos fatos políticos e econômicos brasileiros, era muito diferente. Notoriamente a forma contundente com que criticava políticos e seus desmandos, postura certamente inspiradora para uma juventude contestadora como a nossa.

Grill dos antigo

Campeão de vendas dos Anos 70

Nesta edição sai a relação de quem ganhou ou perdeu no ano de 1979. Vamos ver por hora uma síntese da informação. O grupo Votorantim do empresário Antônio Ermírio de Moraes foi o que se destacou no mundo dos negócios, enquanto Jorge Wolney Atalla presidente da Copersucar  foi o empresário que mais perdeu força.

Dentre os eletrodomésticos o Grill foi o que mais vendeu graças as famílias de classe média e o hábito de prepararem lanches em casa. Já o ventilador teve suas vendas prejudicadas devido as condições climática, (não fez tanto calor naquele ano).

Mais conteúdo para você:  Governo General Médici

Já dentre os automóveis a Fiat teve suas vendas aumentadas em 21%. Enquanto isso assistimos a morte do Ford Maverick  que iniciou suas produções em 1973 e 1979 deixou de ser fabricado. Na área do divertimento a Discoteca, onde se reuniam dançarinos caiu  em desuso enquanto os Bares e gafieiras caiam nas graças dos jovens. Espero que tenham gostado as informações.

Anos 70 anos de inflação
Avalie este Post

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.