Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema

O Cinema nos anos 70

O cinema nos anos 70 se caracteriza com filmes com temas realistas até chegar à era dos Blockbusters (“arrasa-quarteirões”, em inglês). Vários grandes clássicos foram produzidos nessa época que influenciam fãs, críticos e cineastas até hoje. A palavra que resume o cinema dessa época é renovação. Vamos conhecer algumas dessas obras.

Cinema nos anos 70, vários estilos em cartaz

Policiais e gangsters

O Cinema nos anos 70

Filmes policiais como Operação França (Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator para Gene Hackman) e sua sequência, Operação França II; Serpico; Chinatown (de Roman Polanski e Oscar de Melhor Filme) traziam policiais e detetives durões combatendo a violência das grandes cidades. Em contrapartida, o crime organizado mostrava a sua cara como na saga d’ O Poderoso Chefão, que conquistou os Oscars de Melhor Filme, Diretor (Francis Ford Coppola) e Ator (Marlon Brando). A sua sequência seria a primeira a conquistar um Oscar de Melhor Filme e a superar o original.

Guerra do Vietnã

Cinema nos anos 70

A Guerra do Vietnã terminou em 1975, com a derrota dos EUA para os vietcongues. E o cinema estadunidense começa a fazer a autocrítica da participação no conflito em filmes como Amargo Regresso (Oscar de Melhor Ator para Jon Voight). Além de O Franco-Atirador (vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor filme e diretor) e Apocalypse Now, mais uma obra-prima de Coppola que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Os renovadores

Cinema nos anos 70O cinema dessa época apresentou novos diretores que renovariam o cinema mundial. Além de Coppola, surgiram nomes como Woody Allen (Oscar de Melhor Diretor e Roteiro por Noivo Neurótico e Noiva Nevosa), Brian de Palma (Carrie, a Estranha), Martin Scorcese (Taxi Driver), George Lucas (Star Wars) e Steven Spielberg, cujo filme Tubarão (1975), inaugurou a era dos Blockbusters.

Foram vários os filmes de sucesso nos anos 70. Citei apenas alguns para não cometer exageros.

No Brasil

Cinema nos anos 70O Brasil nessa época vivia sob a ditadura militar. E a produção de filmes se dividia entre a “boca do lixo”, com as famosas pornochanchadas (como O Bem-Dotado) e a Embrafilme, que apresentou sucessos como Xica da Silva e Bye-Bye, Brasil (ambos dirigidos por Cacá Diegues), Dona Flor e Seus Dois Maridos (de Bruno Barreto) e Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (de Hector Babenco).

Lembro que ainda garoto adorava cinema nacional. Na certeza que veria nudez e cenas sensuais. Via escondido dos meus pais é claro.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.