Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

cinema

O Cinema nos anos 70

O cinema nos anos 70 se caracteriza com filmes com temas realistas até chegar à era dos Blockbusters (“arrasa-quarteirões”, em inglês). Vários grandes clássicos foram produzidos nessa época que influenciam fãs, críticos e cineastas até hoje. A palavra que resume o cinema dessa época é renovação. Vamos conhecer algumas dessas obras.

Cinema nos anos 70, vários estilos em cartaz

Policiais e gangsters

O Cinema nos anos 70

Filmes policiais como Operação França (Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator para Gene Hackman) e sua sequência, Operação França II; Serpico; Chinatown (de Roman Polanski e Oscar de Melhor Filme) traziam policiais e detetives durões combatendo a violência das grandes cidades. Em contrapartida, o crime organizado mostrava a sua cara como na saga d’ O Poderoso Chefão, que conquistou os Oscars de Melhor Filme, Diretor (Francis Ford Coppola) e Ator (Marlon Brando). A sua sequência seria a primeira a conquistar um Oscar de Melhor Filme e a superar o original.

Mais conteúdo para você:  Dez trilhas sonoras de filmes anos 70 inesquecíveis

Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã terminou em 1975, com a derrota dos EUA para os vietcongues. E o cinema estadunidense começa a fazer a autocrítica da participação no conflito em filmes como Amargo Regresso (Oscar de Melhor Ator para Jon Voight). Além de O Franco-Atirador (vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor filme e diretor) e Apocalypse Now, mais uma obra-prima de Coppola que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Os renovadores

Cinema nos anos 70O cinema dessa época apresentou novos diretores que renovariam o cinema mundial. Além de Coppola, surgiram nomes como Woody Allen (Oscar de Melhor Diretor e Roteiro por Noivo Neurótico e Noiva Nevosa), Brian de Palma (Carrie, a Estranha), Martin Scorcese (Taxi Driver), George Lucas (Star Wars) e Steven Spielberg, cujo filme Tubarão (1975), inaugurou a era dos Blockbusters.

Mais conteúdo para você:  Anos 80 no Brasil

Foram vários os filmes de sucesso nos anos 70. Citei apenas alguns para não cometer exageros.

No Brasil

Cinema nos anos 70O Brasil nessa época vivia sob a ditadura militar. E a produção de filmes se dividia entre a “boca do lixo”, com as famosas pornochanchadas (como O Bem-Dotado) e a Embrafilme, que apresentou sucessos como Xica da Silva e Bye-Bye, Brasil (ambos dirigidos por Cacá Diegues), Dona Flor e Seus Dois Maridos (de Bruno Barreto) e Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (de Hector Babenco).

Lembro que ainda garoto adorava cinema nacional. Na certeza que veria nudez e cenas sensuais. Via escondido dos meus pais é claro.

Estes eram apenas alguns dos filmes em cartaz na década. Espero que tenham gostado do post.

O Cinema nos anos 70
Avalie este Post

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.