Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

Bob Dylan o astro

Bob Dylan o astro folkBob Dylan é um cantor e compositor norte-americano que se destacou na música Folk. Robert Allen Zimmerman nasceu no estado de Minnesota, em 24 de maio de 1941. Ele era neto de imigrantes judeus vindos da Rússia.

Dylan começou a demonstrar uma sensibilidade artística aos 10 anos de idade, quando escreveu seus primeiros poemas. Na adolescência, ele aprendeu sozinho a tocar piano e guitarra. Antes da fama, Dylan passou por pequenos grupos de rock, como o Buddy Holly.

O músico chegou a entrar para a Universidade de Minnesota, mas a folk music falou mais alto e o jovem Dylan decidiu partir de vez para a carreira artística. Ele começou se apresentando em bares na década de 1960 e conquistou o reconhecimento dos norte-americanos com o álbum “The Freewheelin”. Um dos primeiros grandes sucessos de Dylan nessa época foi a música “Blowin in the Wind”.

Fatos curiosos sobre a vida de Bob Dylan

 

Em 1965, Dylan foi muito criticado por seus fãs por ter colocado uma guitarra elétrica em suas canções. O público reclamou que o instrumento descaracterizou o estilo folk conservador. Já na década de 1970, o cantor e compositor deu uma freada na carreira e não compunha com a mesma energia. Ainda assim, nesse período ele lançou os sucessos de público e crítica “Hurricane”, “Slow Train Comming” e “Shot of Love”.

Nas décadas de 80 e 90, Bob Dylan deixou de produzir coisas novas. Ele emplacou um grande sucesso nesse momento, que foi a música “Jokerman”. Depois disso, ele só voltou a lançar um novo álbum em 1998, quando “Time Out of Mind” chegou ao mercado.

Reconhecimento de  Dyaln

Bob Dylan

O estilo, a sonoridade e a criatividade de Bob Dylan influenciaram vários artistas, entre eles os Rolling Stones e os Beatles. A Revista Rolling Stone chegou a escolher a música “Like a Rolling Stone” como o melhor single do século XX. Em 1979, Dylan conquistou o prêmio Grammy como o melhor vocal masculino. O reconhecimento veio com a música “Gotta Serve Somebody”. Curta um dos sucesso neste vídeo.

Dylan dizia que havia escolhido tocar Folk porque o rock n’roll não fazia seu estilo. Apesar de ser um ritmo pulsante, o músico gostava mesmo era de músicas realistas e sérias. Em 2004, o músico foi eleito pela Rolling Stone como o 7º maior cantor do mundo em todos os tempos.

Até hoje, Bob Dylan é uma referência para bandas e artistas do rock norte-americano e britânico. Em 2012, o cantor recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O prêmio foi um reconhecimento à importância de Bob Dylan para o cenário musical internacional.

Um ícone da música

 

No livro “Bob Dylan – A Biografia”, de Howard Conrad, Bob Dylan é apresentado como um cantor e compositor que mudou a forma como a música pop era ouvida. O artista se tornou um verdadeiro ícone de talento e criatividade, ultrapassando todo e qualquer limite da sua arte e contribuindo para a construção do legado musical contemporâneo. Dylan foi considerado um herói do rock e da esquerda.

Dylan: A Biografia” é um livro excelente, que mostra como o artista se tornou um marco na história do folk e do pop mundial. A história de vida do músico foi marcada por altos e baixos. A fama e o consumo de anfetaminas esgotaram a energia de Dylan, e ele acabou passando uma crise existencial durante o início da década de 1980. Alguns aspectos interessantes sobre a história de Dylan podem ser conferidos no vídeo documentário “No Direction Home”, do diretor Martin Scorsese.

Gostaram  conheçam mais sobre o ritmo Folk Rock de  Bob Dylan

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.