Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

Curiosidades

Natal dos anos 70

O Natal, além de ser comemorado como o dia em Jesus Cristo nasceu, é uma excelente ocasião para reunir a família e a todos a quem se ama. Embora muitas coisas nessa data permaneçam as mesmas, como a ceia, por exemplo, outras mudaram – um sinal dos tempos. Vamos ver como era comemorado o Natal dos anos 70.

Árvore e enfeites de Natal dos anos 70

Já havia árvores de Natal artificiais naquele tempo, mas muitos preferiam trazer para casa uma de verdade (algo que, nesta época de atitudes politicamente corretas e de consciência ecológica, não é mais possível). As bolas para enfeitar a árvore eram extremamente frágeis, pois eram feitas de um material muito fino e quebravam à toa. As luzinhas também já existiam e eram lindas. Mas, quando uma queimava, as outras paravam de piscar e era um suplício descobrir qual delas tinha queimado.

Lembro também de ver em algumas casas arvores de natal diferentes das convencionais.  Acredito que por conta das dificuldades econômicas da época, algumas famílias faziam sua própria árvore. Eram na verdade galhos secos de arvores reais, que depois de colocadas em latas com terra e serem enroladas em algodão estavam prontas. Aí era só colocar os enfeites. Tempos difíceis, lembram?

Mais conteúdo para você:  Pablo Neruda Poeta dos anos 70

Os presentes

Nos anos 70 havia poucos shopping centers e as compras de Natal eram feitas nas grandes lojas de departamentos tais como O Mappin, a Mesbla e as Sears ou em lojas de rua no centro ou em bairros da moda. Os presentes comprados e dados eram praticamente os mesmos de hoje em dia: brinquedos para as crianças e, para os adultos, um leque de opções que iam de roupas até eletrodomésticos.

Programação de TV

A televisão já tinha um lugar de honra nos lares das famílias brasileiras dos anos 70. E as redes de TV já faziam sua programação especial de Natal e final de ano. Um dos programas mais famosos era o desenho animado Natal da Turma da Mônica. Com a Mônica, o Cebolinha, o Cascão, o Anjinho e o Bidú. Ficou muito famosa a música que encerrava o desenho que tinha o refrão “Feliz Natal pra todos! Feliz Natal!”.

Mais conteúdo para você:  Cigarros dos anos 80, quais os mais famosos?

natal dos anos 70

Haviam também os comerciais feitos especialmente para essa época. Como por exemplo, da Varig (“Papai Noel voando à jato pelo céu”) e a canção interpretada pelos artistas da rede Globo e que acabou por se tornar uma nova tradição natalina (“Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou”).

Uma coisa porém acredito que nunca muda com relação ao natal.  Seja o dos anos 70 ou o dos dia de hoje o clima de festividade nos enche de alegria. É uma época de confraternização com a família e amigos. Também é época de relembrar os natais do passado. Abraços!

Natal dos anos 70
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. cida disse:

    Nossa adorei seu blog, encontrei por acaso e vou salvar aqui nos favoritos adoro este tipos de curiosidades, parabéns Eli, gostei muito do artigo!

    • Eli Braz disse:

      Olá Cida seja bem vinda. Obrigado pelo carinho e o comentário. Visitei seu projeto e gostei de ver o potencial. Em 2017 sucesso para você. Volte sempre.

  2. Ricardo Lima disse:

    Que saudades dessa época! Parabéns pelo post!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.