Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso

9
835
views

As musicas sertanejas antigas ou atuais tem grande peso no cenário musical do Brasil. Conhecida também como Musica Raiz, é a expressão do que há de mais simples na vida das pessoas do campo.

A musica sertaneja traz relatos que vão desde um amor perdido, até a rotina da vida do campo. Neste post vamos falar um pouco sobre a musica sertaneja raiz, que é para mim a verdadeira musica caipira.

Musicas sertanejas antigas: Cantores sertanejos tradicionais (que me lembro)

Não quero ser injusto, ao citar só algumas duplas sertanejas, por isso uso o critério de relacionar duplas de musicas sertanejas que me lembro da infância. Não sei se já disse ao amigos, meu pai foi durante anos motorista de caminhão gaiola, daqueles que transportavam gado de uma fazenda para outra.

E eu ainda criança, isso nos anos 70, tive a oportunidade de viajar com ele e ouvir durante a viajem só musicas caipiras antigas, das boas. Veja as que lembrei:

Milionário e José Rico

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Eles são uma das mais famosas duplas sertanejas do país, conhecidos nacionalmente com a alcunha, As gargantas de ouro do Brasil.

Com mais de quarenta anos de carreira, a dupla já vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde o ano de 1973.

Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em Monte Santo de Minas, estado de Minas Gerais, no dia 9 de janeiro de 1940, contando hoje com 75 anos.

Romeu trabalhou como pedreiro, garçom e pintor de parede, e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar. Aprendeu música “de ouvido”, sem ter estudado em conservatório musical. José Alves dos Santos, o José Rico, conhecido pelos amigos naquela época como “boi cego”, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29 de junho de 1946, contando hoje com 68 anos.

Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade onde viveu sua infância.

O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico. (Infelizmente dias depois que escrevi e publiquei o post perdemos José Rico. Ele nos deixou órfãos de sua voz. Descanse em Paz!) Nós fãs das musicas sertanejas antigas te devemos muito.

Tonico e Tinoco

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica
Casa de madeira em que Tonico e Tinoco passaram os primeiros anos de infância. Originalmente localizada no bairro Guarantã de onde foi removida e transportada para o centro da cidade de Pratânia para visitação pública

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Tonico & Tinoco foram uma dupla caipira brasileira, considerada a mais importante da história da música sertaneja raiz, e a de maior referência. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos.

Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhões de discos, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira. João Salvador Perez, mais conhecido como Tonico Morreu aos 77 anos, após uma queda da escada do prédio onde morava.

José Salvador Perez, mais conhecido como Tinoco foi o artista sertanejo que permaneceu mais tempo em atividade (82 anos). Morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência respiratória. Para mim foram eles os responsáveis por toda a projeção do homem do campo e sua musica sertaneja antiga para o Brasil.

Quem gosta ouvir sertanejo antigo  não dispensa as “modas” deles.

Liu e Leo

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Bem, a historia deles como a das demais duplas, daria um post cada uma. Liu e Leo, ou Lincoln Paulino da Costa e Walter Paulino da Costa, nasceram na pequena cidade de Itajobi do estado de São Paulo.

Em abril de 1959 convidados por Teddy Vieira, diretor artístico da Chantecler, gravaram o 1º disco 78 rotações, com a moda de viola “Rei do Café”. A musica deles que marcou param mim foi “Caminheiro” e “Ipê Florido”. Musicas boas para ouvir na boleia do caminhão.

Eles ficaram conhecidos através da rádio, e começaram a se apresentar em circos pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso, acompanhados durante um bom tempo pelo amigo e grande radialista Muibo Curi, que se apresentava como humorista, usando o nome de Nho Tião.

A dupla só se desfez com a morte de Liu em 4 de agosto de 2012. Com a morte dele a musica caipira antiga perdia parte de sua história.

Teodoro e Sampaio

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Teodoro & Sampaio, outra dupla de peso, ficaram famosos por cantarem desde musicas românticas, até musicas com tons de humor. Juntos desde de 1980, a dupla adotou o nome em homenagem a cidade de Teodoro Sampaio.

É deles o sucesso com a musica Vestido de Seda. Quando se pensa: “as melhores sertanejas”,  com certeza essa musica é lembrada.

 

Trio parada dura

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Desde 1973, O Trio Parada Dura faz parte da cena sertaneja brasileira. Recebeu ao longo da carreira 11 discos de ouro, e três de platina. O Trio cantava musicas sertanejas antigas que caíram no gosto popular. Formado desde 1975 por Creone, Barrerito e Mangabinha (originais).

Segundo muitos fãs, depois da saída do Barrerito o trio não foi mais o mesmo. Numa das lembranças que tenho, remeto-me a minha avó, que adorava a musica “Meus passos” do Barrerito. Ouvir sertanejo antigo para ela era um hábito diário.

O Trio passou por várias reformulações ao longo dos anos e pelo que consta continua na ativa.

Matogrosso e Matias

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Matogrosso & Mathias, a dupla cantava as musicas sertanejas antigas mais românticas do Brasil, surgiu em 1971, e ainda hoje faz um sucesso danado por onde passa.

Mas não manteve sua formação original, em 2006 a dupla comemorou 30 anos de carreira e iniciou uma nova fase, entra em cena um novo Mathias, o cantor Isaac Jr. O Mathias original atualmente compõe a dupla Matão & Mathias.

A dupla, é reconhecida por difundir a música caipira em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil. Abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje.

Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se “Pele de Maçã”, “Tentei te Esquecer”, “Idas e Voltas”, “Memórias”, “24 horas de Amor”, “Frente a Frente”, “Sábado”, “De Igual pra Igual” e “Pedaço de minha vida”, que deu à dupla, ainda na década de 1970, seu primeiro disco de ouro.

Chitãozinho e Xororó

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica

Para mim, é uma das duplas mais bem sucedidas no mercado da musica sertaneja no Brasil. Formada pelos irmãos José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ainda crianças. Lançaram seu primeiro LP “Galopeira” em 1970. Mas foi em 1982 com a música “Fio de Cabelo” que a dupla ganhou projeção nacional.

Donos de qualidades vocais únicas, são uma das minhas duplas favoritas. As  musicas sertanejas deles já fizeram parte até de trilhas sonoras de novelas. A Rede globo, só pra ter uma dimensão do sucesso deles, teve a musica deles e várias.

Tião Carreiro e Pardinho

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica A dupla Tião Carreiro e Pardinho, é tida como uma das principais duplas e donos  da melhores musicas sertanejas , de raiz mesmo, e inventores do pagode.

Considerados artistas de primeira linha no gênero. Começaram a cantar ainda nos longínquos anos 50, época em que o que dava projeção era o rádio.

 Além de cantar, eles também atuavam, tinham duas peças teatrais, “O Mineiro e o Italiano”, um melodrama baseado na música, e “Pai João”, o drama de um velho carreiro. Gravaram o filme Sertão em Festa, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs.

João mineiro e Marciano

  Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica Apesar de fazerem muito sucesso, com direito a programa de TV em 1986 (SBT), a dupla formada nos anos 70, se separou em 1993. Os motivos ainda não são conhecidos. Seu estilo musical era mais inclinado às musicas sertanejas antigas e românticas.

Depois da separação, João Mineiro formou dupla com Mariano que durou até 2012, ano da morte dele. Marciano seguiu carreira solo que dura até hoje.

Cascatinha e Inhana

 Musicas sertanejas antigas. Duplas e músicas de sucesso Musica

Não podia terminar o post sem falar deles. Cascatinha & Inhana foi uma dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva .

Marido e esposa, juntos formaram uma das principais duplas sertanejas antigas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia(1952), que os levou a um grande sucesso, Meu Primeiro Amor (também de 1952), e Colcha de Retalhos (1959).

Top Musicas raízes antigas

E você gosta da musica caipira antiga? Qual sua dupla preferida? Qual as melhores sertanejas para você? Deixe abaixo suas sugestões dos cantores sertanejos antigos. As musicas anos 70 devem também ao nosso sertanejo.

Artigo anteriorAnos 80 no Brasil
Próximo artigoJanis Joplin aventuras e desventuras
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. com todo respeito as demais duplas sertaneja caipira estas escritas eu guardo em com carinho amor e muito respeito e os recentes que seguem os mesmos trilhos parabens

  2. para bens aos sertanejos novos caipira seguidores do Tião Carreiro e os demais , eu sou caipira nato e todos os dia ouço tiao carreiro e pardinho e outros caipira sertanejos e meu prazer em ouvi-los

  3. gostária de saber quem gravou a musica pra que dizer adeus nos anos 80. praque dizer adeus e me fazer chorar sem ter razão se quer vi tudo se acabar, é mais ou menos assim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here