Índice
A música nos anos 70 começou em baixo astral: os Beatles se separam enquanto Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison faleceram. Guerras, violência, crise do petróleo, recessão, desemprego…
A sensação era de que o sonho tinha realmente acabado. A barra estava pesada. Mas a música encontrou uma saída se lançando em vários estilos tais como: o Rock Pesado, Rock Progressivo, Punk Rock, New Wave, Reggae e Disco.
A música nos anos 70: Rock Pesado e Rock Progressivo
Dois gêneros que fizeram muito sucesso na época. O Rock Pesado – ou Heavy Metal – teve como seus principais representantes o Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, na Inglaterra; e Grand Funk Railroad, Blue Oyster Cult e Kiss (com suas famosas maquiagens), nos EUA.
Havia também o Heavy Metal da Austrália representado pela banda AC/DC, e do Canadá, com o Rush.
O Rock Progressivo floresceu principalmente na Inglaterra com Pink Floyd, Yes, e Genesis, que misturavam Rock e Música Clássica. Uma vertente do Rock Progressivo foi a Música Eletrônica cujo maior representante era o grupo alemão Kraftwerk.
Reggae e Disco
Da Jamaica, veio o Reggae, música com um ritmo diferente e forte temática social que influenciou vários artistas, sendo seu maior astro Bob Marley. A música Disco, feita para dançar, fez grande sucesso ao final da década principalmente devido ao filme Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por John Travolta e com músicas do grupo australiano Bee Gees.
Punk e New Wave
Por volta de 1975, houve um renascimento do movimento anarquista na Inglaterra, que gerou o movimento Punk, que bradava contra o desemprego, a violência, o capitalismo, a Disco e outras bandas de Rock. The Clash e Sex Pistols, na Inglaterra; e Ramones, nos EUA, são os seus maiores nomes.
A New Wave era uma versão mais comportada e dançante do Punk que ganhou popularidade com as bandas inglesas The Police e Pretenders.
No Brasil

A MPB dominava com nomes que vinham desde os anos 60 como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Milton Nascimento. O Rock quase não tinha representante, com as exceções de Rita Lee e Raul Seixas.
3 comentários em “Música nos anos 70”