Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Musica Gospel nos anos 70

Para quem pensa que os anos 70 só conheceram os Punk’s e os hippies , pare e repense! A cultura musical que existia na época ia muito além disso. Já haviam alguns nomes de cantores gospel que faziam da sua fé música. A musica gospel nos anos 70 já tinha seus adeptos, talvez não com a produção que temos hoje, mas isso não a tornava menos envolvente e fervorosa. Neste post vamos fala mais sobre a musica gospel e seus expoentes.

Afinal o que significa a musica gospel?

musica gospel

O Gospel é um estilo de música cantado e tocado em cultos religiosos, como origem norte americana. Sua harmonia é simples sendo marcada pela influência do blues.

Outro significado dado para a palavra gospel se refere a própria história do Cristo. Se formos buscar um sentido literal para a palavra veremos que  Gospel é uma junção das palavras “God” e “Spell”, que significa palavra de Deus.

Aqui no Brasil a musica gospel nos anos 70 sofreu adaptações de acordo com nossa realidade. O termo é usado para identificar o estilo musical cristão, também chamado de musica evangélica. O estilo musical se tornou muito importante ocupando grande parte do mercado musical, sendo bem aceita pelos jovens por se adaptar aos vários ritmos existentes.

Assim podemos concluir que as músicas evangélicas ou gospel são nada mais do que louvar a Deus através da música. Definitivamente a cultura Afro-americana foi imprescindível para a criação e difusão deste estilo único. E se podemos dizer que houve um pai da música gospel, muitos afirmam ser Thomas A. Dorsey (1899-1993).

Como ícones do gospel internacional podemos citar: Nahlia Jacson (191-1972), Clara Ward (1924-1973) e James Claveland (1932- 1991). Foi esta geração a responsável por criar sucessos com Oh, Happy Day  e influenciar astros como Litlle Richard e Aretha Franklin.

Musica gospel nos anos 70 no Brasil.

É comum pensarmos que a musica evangélica cantada em outros ritmos é um fenômeno recente, mas não é.  Já nos anos 70 o rock evangélico tinha na voz da Banda Êxodos (1970-77), seus mais famosos expoentes. Eles se tornaram um fenômeno e levavam a Igreja Batista de Vila Bonilha em São Paulo. Os jovens iam para ver aqueles cabeludos de jeans tocando rock na igreja. Quer saber mais sobre a banda? Acesse este link;

Musica Gospel nos anos 70

Banda Êxodos que juntamente com outros nomes de cantores gospel fizeram história.

Além deles vários outros nomes de cantores gospel gravaram LPs nos anos 70. Podemos citar as Bandas Triumpho (1972), Cantor Antônio Carlos (1972), Trio Maranata (1973), Cantor Nicoleti (1974), Conjunto Os Ligados (1973) e Jorge Araújo, dentre vários outros que trabalhavam com o gênero musical.

O engraçado é que pensamos que hoje a música evangélica usa os vários ritmos para gravar suas canções, quando na verdade posso afirmar que vários dos cantores que citei acima usavam o rock, blues e outras tendências para gravar seus LPs. Ou seja, não é de hoje que os cantores gospel buscavam influências para inovar.

Uma coisa é certa a musica gospel nos anos 70 avançou muito, para alegria de muitos e deve muito do seu sucesso aos pioneiros que ousaram em usar ritmos como o Rock para proclamar a palavra de Deus.

A forma de conduzir o Culto ou Missa teve, com a presença dos cantores, um ganho em meio ao afastamento dos seus fiéis, principalmente os jovens. Foi um novo folego para as igrejas que tiveram que se adequar para atrair e manter seus frequentadores.  O que é uma coisa boa afinal.

Hoje existe uma grande quantidade de Rádios Evangélicas que tocam musica evangélica antigas dos mais variados nomes de cantores gospel. Além é claro de tocar hinos evangélicos da nova geração de cantores evangélicos que movimentam multidões.

Fã de música? Você pode gostar de ler também:

Músicas mais tocadas durante os anos 70 no Brasil;

Festivais de músicas anos 70 e 80;

Musicas Internacionais antigas;

Musicas Sertanejas antigas

Gostou do post sobre a musica gospel nos anos 70? Deixe seu comentário ou sugestão no campo abaixo. Ou se preferir curta e compartilhe nosso conteúdo. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.