Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Musica anos 70

Para nós que gostamos de musica anos 70, é legal relembrar ouvir e saber algumas curiosidades que cercavam a musica dos anos 70. Principalmente quando artistas brasileiros tinham que cantar em inglês para ter espaço na mídia.

Você se lembra destes nomes:  Terry  Winter, Chrystian, Tony Stevens, Mark Davis, Moris Albert, Dave Maclean, Steve Maclean e Michael Sullivan? Nos anos 70 o mercado musical brasileiro era muito influenciado pela língua e cultura estrangeira, o que dificultava muito o sucesso dos cantores brasileiros. Pura lei de mercado. Era quase impossível sobreviver de musica nestes anos.

A saída para nossa musica anos 70

A saída para muitos cantores era se americanizar, a começar pelo nome, seguindo uma onda que estava chegando ao mercado. O domínio da língua inglesa era outra etapa.  Para se saírem bem na pronuncia, ficavam até 14 horas no estúdio de gravação para que a musica ficasse no mais perfeito  inglês. E em certos casos, não faziam shows ao vivo, para evitar o risco de serem descobertos, restringindo seu trabalho aos estúdios de gravação e a venda de LP ou Compact player.

A composição era outro problema. Em alguns casos como no dos Pholhas, era no improviso mesmo, juntando-se frases que tivesse certo sentido. Tudo era feito para que o ritmo embalasse os corações dos apaixonados, que também não tinham la muito conhecimento do inglês, e nem se importavam com isso, pois acreditavam que aquelas musicas eram de estrangeiros realmente.

Principais intérpretes

Foi assim que José Pereira da Silva se tornou (Chrystian), Jessé (Tony Stevens e Christie Burgh), Fabio Junior (Mark Davis) e Thomas Willian se reinventou como Terry Winter. Além destes, o conhecido cantor Michael Sullivan, na verdade se chama Ivanilton de Souza Lima, o qual manteve seu nome americanizado mesmo depois da onda dos anos 70. Sullivan fez sucesso com a música “My Life” e continuou sua carreira como grande compositor.

Poucos conseguiram fazer sucesso fora do Brasil cantando em inglês, um deles foi o carioca Mauricio Alberto Kaiserman, aliás, Morris Albert, como era chamado, com a canção Feelings, que compôs e gravou em 1973. Canção que esteve entre as músicas mais executadas em todos os tempos. Chegou a ganhar versões de Frank Sinatra e Julio Iglesias.

morris albert astro da musica anos 70

Morris Albert

Link: Fellings

 

 

Há, tem também o Dave Maclean. Esse não consegui descobrir o nome, caso algum dos amigos leitores saibam, por favor compartilhem na parte dos comentários que farei as alterações aqui. Ele tem uma musica muito famosa a “We said goodbye”.

Antes de terminar o post, gostaria de dizer que não vejo como má fé ou falsidade, o fato de brasileiros cantarem em inglês ou usarem nomes artísticos estrangeiros, ao contrario, vejo mais como uma necessidade em aproveitar o momento vivenciado pela musica anos 70. E cá pra nós quem não tem boas lembranças ao ouvir as musicas deles?

Vamos ligar o nome as pessoas?

musica anos 70 Mark Davis

Mark Davis

LINK: Dont let me cry

 

 

musica anos 70

Dave Maclean

Link: We said goodbye

 

 

 

cantor de musicas anos 70

Chrystian

Link: LIES

 

 

tony stevens cantor dos anos 70

Tony Stevens ou Christie Burgh

Link: If you could remember

 

 

michael sullivan musica anos 70

Michael Sullivan

Link: My Life

 

 

cantor de musica anos 70 Terry Wnter

Terry Winter

Link: Our Love dream

 

 

Gostaram do Post? deixe seu comentário ou curta nosso blog, abraços e até breve.

Fonte de apoio: Veja.abril.com.br

Você pode gostar também:

Festivais de músicas anos 70 e 80

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Zuleica Pires disse:

    Boa noite! Eu sou nascida nos anos 60 e lembro-me de tudo isso. Eu não tenho certeza, mas eu acho que o nome verdadeiro do Dave maclean é José Carlos Gonsales. Nada de má fé ou falso. Na verdade, para mim, qualquer um desses cantores mencionados fizeram um trabalho muito melhor do que as músicas nacionais (meu gosto).
    Todas as músicas internacionais que eles gravaram são lindas, músicas com sentimento.

  2. Rosenthal disse:

    O Fabio Junior(Mark Davis) tá a clara da Cléo Pires.

  3. Nonato disse:

    dave maclean era o nome artístico do paulista José Carlos Gonzalez
    Fábio Junior foi Uncle Jack (1971) e gravou My Baby. Depois foi Mark Davis e estourou com Don´t Let Me Cry

  4. Antônia disse:

    Você só não lembrou de colocar no blog os sucessos de Steve Maclean. Por favor coloque-os.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.