Musica anos 70

Para nós que gostamos de musica anos 70, é legal relembrar ouvir e saber algumas curiosidades que cercavam a musica dos anos 70. Principalmente quando artistas brasileiros tinham que cantar em inglês para ter espaço na mídia.

Você se lembra destes nomes:  Terry  Winter, Chrystian, Tony Stevens, Mark Davis, Moris Albert, Dave Maclean, Steve Maclean e Michael Sullivan? Nos anos 70 o mercado musical brasileiro era muito influenciado pela língua e cultura estrangeira, o que dificultava muito o sucesso dos cantores brasileiros. Pura lei de mercado. Era quase impossível sobreviver de musica nestes anos.

A saída para nossa musica anos 70

A saída para muitos cantores era se americanizar, a começar pelo nome, seguindo uma onda que estava chegando ao mercado. O domínio da língua inglesa era outra etapa.  Para se saírem bem na pronuncia, ficavam até 14 horas no estúdio de gravação para que a musica ficasse no mais perfeito  inglês. E em certos casos, não faziam shows ao vivo, para evitar o risco de serem descobertos, restringindo seu trabalho aos estúdios de gravação e a venda de LP ou Compact player.

A composição era outro problema. Em alguns casos como no dos Pholhas, era no improviso mesmo, juntando-se frases que tivesse certo sentido. Tudo era feito para que o ritmo embalasse os corações dos apaixonados, que também não tinham la muito conhecimento do inglês, e nem se importavam com isso, pois acreditavam que aquelas musicas eram de estrangeiros realmente.

Principais intérpretes

Foi assim que José Pereira da Silva se tornou (Chrystian), Jessé (Tony Stevens e Christie Burgh), Fabio Junior (Mark Davis) e Thomas Willian se reinventou como Terry Winter. Além destes, o conhecido cantor Michael Sullivan, na verdade se chama Ivanilton de Souza Lima, o qual manteve seu nome americanizado mesmo depois da onda dos anos 70. Sullivan fez sucesso com a música “My Life” e continuou sua carreira como grande compositor.

Poucos conseguiram fazer sucesso fora do Brasil cantando em inglês, um deles foi o carioca Mauricio Alberto Kaiserman, aliás, Morris Albert, como era chamado, com a canção Feelings, que compôs e gravou em 1973. Canção que esteve entre as músicas mais executadas em todos os tempos. Chegou a ganhar versões de Frank Sinatra e Julio Iglesias.

 Musica anos 70 Curiosidades

Morris Albert

Link: Fellings

 

Há, tem também o Dave Maclean. Esse não consegui descobrir o nome, caso algum dos amigos leitores saibam, por favor compartilhem na parte dos comentários que farei as alterações aqui. Ele tem uma musica muito famosa a “We said goodbye”.

Antes de terminar o post, gostaria de dizer que não vejo como má fé ou falsidade, o fato de brasileiros cantarem em inglês ou usarem nomes artísticos estrangeiros, ao contrario, vejo mais como uma necessidade em aproveitar o momento vivenciado pela musica anos 70. E cá pra nós quem não tem boas lembranças ao ouvir as musicas deles?

Vamos ligar o nome as pessoas?

 Musica anos 70 Curiosidades

Mark Davis

LINK: Dont let me cry

 

 

 Musica anos 70 Curiosidades

Dave Maclean

Link: We said goodbye

 

 

 Musica anos 70 Curiosidades

Chrystian

Link: LIES

 

 

 Musica anos 70 Curiosidades

Tony Stevens

Observação:

Olha que contribuição bacana que recebi do amigo Sanzio, que gosta muito de musica anos 70.:

“Amigo, tem um erro na matéria, que vem sendo repetido no YouTube há anos.

A música “Flying (Turning Around)” é cantada por Chris de Burgh, cantor irlandês nascido na Argentina, cujo nome verdadeiro é Christopher John Davison.

Nos anos 70, o cantor Jessé (Jessé Florentino Santos) gravou algumas músicas em inglês sob o pseudônimo de Tony Stevens, e a sua música mais famosa dessa fase é “If you could remember”.
Acontece que ele gravou também uma música chamada “Flying High”, e vem daí a confusão com “Flying”, de Chris de Burgh.

Jessé foi um grande cantor, infelizmente morto prematuramente, mas as pessoas se apegam ao equívoco e ofendem Chris de Burgh ou quem posta Flying dando-lhe o crédito.

Seria interessante você colaborar para desfazer essa confusão. Jessé nunca gravou “Flying” e nunca usou o pseudônimo de Christie Burgh, como está amplamente difundido na internet. Basta pesquisar sobre ambos na Wikipedia. Abaixo deixo o link da gravação de “Flying High” por Jessé, sob o nome de Tonyy Stevens.”

Vídeo: LINK

Correção feita.

Link: If you could remember

 

 Musica anos 70 Curiosidades

Michael Sullivan

Link: My Life

 

 

 Musica anos 70 Curiosidades

Terry Winter

Link: Our Love dream

Gostaram do Post? deixe seu comentário ou curta nosso blog, abraços e até breve.

Fonte de apoio: Veja.abril.com.br

Você pode gostar também:

Festivais de músicas anos 70 e 80

Receba todas novidades do Blog em seu E-mail.

22 Comentários

  1. Zuleica Pires

    Boa noite! Eu sou nascida nos anos 60 e lembro-me de tudo isso. Eu não tenho certeza, mas eu acho que o nome verdadeiro do Dave maclean é José Carlos Gonsales. Nada de má fé ou falso. Na verdade, para mim, qualquer um desses cantores mencionados fizeram um trabalho muito melhor do que as músicas nacionais (meu gosto).
    Todas as músicas internacionais que eles gravaram são lindas, músicas com sentimento.

    • Olá Zuleica, lindas com certeza as musicas da época. Obrigado por nos revelar o nome de Dave Maclean. Continue conosco.

  2. Rosenthal

    O Fabio Junior(Mark Davis) tá a clara da Cléo Pires.

    • Também achei. Rsrs

  3. Pingback: Rádio anos 70, boas recordações| Blog anos 70

  4. Pingback: Rock anos 70, muita história para contar. | Blog Anos 70

  5. Pingback: O fim dos Beatles nos anos 70 | Blog Anos 70

  6. Nonato

    dave maclean era o nome artístico do paulista José Carlos Gonzalez
    Fábio Junior foi Uncle Jack (1971) e gravou My Baby. Depois foi Mark Davis e estourou com Don´t Let Me Cry

  7. Antônia

    Você só não lembrou de colocar no blog os sucessos de Steve Maclean. Por favor coloque-os.

  8. SILAS FERREIRA DA SILVA

    Dave Maclean, nome artístico de José Carlos González (São Paulo, 1944) é um cantor e compositor brasileiro, cujo repertório cantado em inglês fez muito sucesso nos anos 70. extraído de https://pt.wikipedia.org/wiki/Dave_Maclean

  9. ernesto

    só que jessé gravou sim flying, em um vhs ao vivo em 85 e passou inclusive no fantastico, mas a globo, proibiu a reapresentaçãod e quqlquer coisa do jesse , pois houve um problema de direitos , a globo roubou todos direitos do jesse na sua rede , todas participacoes dele no faustao ja na globo, no programa do osmar santos, no fantastico e até um show inteiro , pois o cantor se recusou a assinar uma exclusividade com a globo , e foi assinar com uma emissora americana onde gravou um video cd e um lp em nashiville

  10. Wilson

    Acho que faltou o Julian que cantava Angel do LP o Casarão.

    • Eli Braz

      Opa Wilson. Obrigado por completar as nossas informações. Vamos buscar informações e colocá-las no post. Valeu!

  11. Pingback: Sucessos anos 70, inesquecíveis | Blog Anos 70

  12. Evonaldo Andrade

    É claro que Jessé Gravou Flying, sob o pseudônimo de Christie Burgh. Um baita cover. A música está na coletânea “Hits Again”, da som livre (muito fácil conferir), é só procucar pela coletânea, por exemplo, no mercado livre. Já com referência ao Fábio Jr ser o “Uncle Jack”, na verdade, ele incorporou o nome da banda em que era vocalista e se chamava “Uncle Jack”. A informação está no próprio site do cantor: http://fabiojr.com.br/biografia/

  13. Pingback: Eurodisco anos 70 com o sucesso Boney M. | Blog Anos 70

  14. Pingback: Cantores nacionais dos anos 70 | Blog Anos 70

  15. Júlio Meira

    Vocês esqueceram de um artista brasileiro, cearense, chamado SÉRGIO SÁ ou Jean Carlo ou Paul Bryan ou Edward Cliff que fez sucessos com todos seu alter egos, este artista teve sucessos como as músicas: Eu nasci pra você,Listen, Window, Nights of Setember, Amigo Desconhecido.

    • Eli Braz

      Opa Júlio, obrigado pela lembrança. Vamos verificar aqui e vamos atualizar o conteúdo.
      Valeu!

  16. alvaro santos matos

    são todas músicas lindas e que fizeram grandes sucessos..Até hoje ouço demais estas músicas.. Ainda sinto muito como desapareceu deste mundo tão cedo o cantos [ jessé ] [Tony stevens ]… Morreu tão novo em um acidente de carro . Ele cantava demais , nossa na época eu fiquei tão triste com aquela tragédia. Hoje não fazem mais músicas que prestam , só aparece lixos e porcarias de cantores contaminados de drogas …………É a pura realidade

  17. Ricardo Macario

    Olá, amigos,
    Conforme solicitado no corpo da matéria, aqui vai uma informação que você disse que estava faltando: Dave MacLean era o nome artístico de José Carlos González (São Paulo, 1 de janeiro de 1944). Além do sucesso que você destacou (We said goodbye), também fizeram sucesso nos anos setenta, na voz de Dave MacLean, as músicas: Solitaire (1974), Tears (1975) e Me and You (1973). Espero que tenha colaborado. Um abraço

    • Eli Braz

      Obrigado Ricardo, Valeu pela colaboração.E muito bacana receber a colaboração de nossos leitores.
      Faça sempre assim
      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *