Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Moda na década de 70

Motivada por grandes alterações na economia do Brasil na década de 1970, “Milagre econômico”. O que aqueceu o mercado interno com crescente aumento na demanda por novos produtos. Isso com certeza movimentou a moda na década de 70.

Só para nos situarmos. Vivíamos ainda a euforia de termos ganho a Copa do Mundo de Futebol. Estávamos sob o governo militar e sofremos com todas as dificuldades que já citamos aqui no Blog. Mas nem isso foi suficiente para afetar o crescimento da indústria da moda nos anos 70.

Influência da TV na moda

A partir da década de 1970 a Rede Globo acabou se consolidando, como o canal de TV preferido, em pelo menos 40% das casas. Tinha início um trabalho que consolidou o Brasil como um dos mais importantes e mais dinâmicos mercados de TV da América Latina. Algo assim nunca havia sido visto antes.

Qual o tamanho da força e influência que a televisão exercia na vida das pessoas? Enorme. Foi uma nova janela que se abria para um numero maior de pessoas. Para os que tinham TV a cores isso impressionava muito. Elas consumiam e desejavam tudo o que viam como os artistas das novelas.

E foi através do crescimento dos mecanismos de comunicação que o a moda na década de 70, ganhou espaço e prosperou. O colorido da peças até hoje influenciam estilistas e podem ser vistos em desfiles de moda. Na TV já vimos algumas novelas contemporâneas que traziam os anos 70 como tema. Trazendo junto a moda dos anos 70 aos nossos olhares.

moda nos anos 70

Imagem: nadafragil.com.br

 

Começa então o mercado da moda na década de 70

Aos poucos começa a profissionalização da moda. As butiques se firmaram e criaram as suas próprias confecções. E neste momento começou a criação de roupas nacionais para atender nosso mercado interno. São vários os modelos de roupas dos anos 70 que depois de criadas ainda podem ser vistas nas lojas de hoje.

A confecção de luxo no Brasil começou propriamente dita, a criação de roupas nacionais e o estilismo. Um grande destaque veio para o grupo Moda Rio, no começo dos anos 70. Onde os primeiros núcleos organizados dos estilistas, sem uma unidade estética, acabaram reunindo seus esforços para conquistar espaços na sua produção dentro de mercados nacionais.moda na década de 70

Os públicos alvo eram a classe média alta, de maior poder aquisitivo, aproveitando a ascensão propiciada pelo que era chamado de milagre econômico. Este é o momento de fundação do sistema prét a porter nacional. O que de forma bem resumida seria uma democratização da moda consumida em grandes lojas de departamento.

A partir deste processo das legítimas criações nacionais está a tanga, que nasceu no ano de 1974 em Ipanema, e logo foi exportada para outros países.

Foi no ano de 1972 que Rhodia promoveu a chamada Brasil Nature, onde os mais famosos pintores do país estamparam tecidos figurinizados por costureiros conhecidos.

Algumas das modelos de maior representatividade da época foram Leila Diniz, até mesmo Gal Costa serviu como símbolo de algumas marcas de roupas voltadas para a moda Hippie, tornando-se uma grande referência da moda e depois da música.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.