Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

Máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70

Para fazer uma foto hoje, basta tirar o celular do bolso, não é mesmo? Mas antigamente esse processo era um pouco mais complicado, para não dizer muito mais complicado! Esse post é dedicado às máquinas fotográficas dos anos 70. Vamos relembrar?

Não indo tão longe na história da fotografia, basta lembrar que as câmeras eram equipamentos separados de qualquer outro. E estúdio de fotografia eram vistos como luxo e muito caro.

Ou seja, se você quisesse fazer uma foto, precisava levá-la consigo — atualmente, um único smartphone faz isso e ainda filma, edita imagens, compartilha com outras pessoas e muito mais.

Além disso, o número de fotografias era limitado. Os rolos de filmes tinham de 12 a 36 poses, por isso, era preciso pensar bem quais momentos seriam registrados.

E para deixar tudo ainda mais complexo, para você ver a foto que foi feita era preciso mandar revelar o filme, etapa que podia demorar vários dias. O resultado? Bem, poderia ser bastante diferente do esperado.

Apesar de tudo isso, tivemos uma série de máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70 e a alegria das pessoas daquela época.

Esses equipamentos são os responsáveis pelas fotos que você vê hoje na casa dos seus avós e dos seus pais, dependendo da sua idade.

Que tal conhecer quais foram as máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70? Trouxemos uma lista com as mais populares daquela década. Confira!

As 4 principais máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70

A história nos conta que o primeiro registro de fotografias permanentes foi em 1826, pelas mãos do inventor francês Joseph Nicéphore Niépce. Mas muito, muito antes disso, diversos experimentos foram realizados antes de chegar ao formato encontrado por ele.

Acredita-se que a primeira experiência de um fenômeno fotográfico aconteceu em 375 a.C, por Platão. O filósofo grego relata princípios com base nas sombras das pessoas nas cavernas que hoje podem ser associados à fotografia.

Obviamente, desde então muita coisa mudou no mundo da fotografia. De imagens impressas em folhas de cobre e revelações que demoravam quase 8 horas para serem finalizadas, a arte de fotografar ganhou máquinas em escala comercial em 1839 e chegou às fotos coloridas em 1848.

Mas, e quanto às máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70, o que a história tem a nos dizer?

A lista das mais importantes dessa década é formada por:

  • Polaroid SX-70 (1972)
  • Kodak Sasson (1975)
  • Pentax K1000 (1976)
  • Konica C35 AF (1977)

Polaroid SX-70 (1972)

A Polaroid SX-70 foi lançada pela marca em 1972, e é o primeiro modelo SLR, Single Lens Reflex, a utilizar filme instantâneo na história da fotografia.

Ela está na lista das máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70 justamente por permitir que as fotos fossem vistas tão logo tiradas. Além disso, ela tinha um design dobrável que facilitava o seu transporte.

Kodak Sasson (1975)

O diferencial da Kodak Sasson é que esse modelo foi um protótipo da primeira máquina fotográfica sem filme.

Criada pelo engenheiro da Kodak, Steve Sasson, por isso o nome do equipamento, essa câmera precisava de 23 segundos de exposição à uma imagem para fazer o seu registro, que era em preto e branco.

Em seguida, a cena capturada era salva em uma fita cassete que, por sua vez, era colocada em um reprodutor de imagem conectado a um computador.

Ainda que o modelo tenha sido patenteado pela Kodak e recebido o nome de “Fotografia sem filme” em 1976, a invenção não foi fabricada para uso comercial pela marca.

Vale destacar que o protótipo pesava cerca de 4 kg e precisava de 6 baterias de níquel cádmio para funcionar.

Pentax K1000 (1976)

Na lista de máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70, a Pentax K1000 é uma das que, certamente, mais se destaca.

O modelo SRL foi um dos mais populares na época, tanto que era usado por estudantes de fotografia e ficou no mercado por mais de 20 anos.

Da empresa japonesa Asahi Optical Co que, posteriormente, mudou o nome para Pentax, essa máquina foi bastante utilizada, pois contava com todos os recursos necessários para fazer fotografias manuais.

Seu sucesso foi tanto que, mesmo após o fim da sua fabricação em 1997, muitos amantes de fotografia ainda usam essa máquina. É possível, inclusive, encontrar vários grupos de fãs da Pentax K1000 nas redes sociais.

Konica C35 AF (1977)

A última da nossa lista de máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70 é a Konica C35 AF.

Fabricada pela empresa japonesa Konica Corporation, esse modelo foi lançado em novembro de 1977, e se destaca por ser a primeira câmera compacta que contava com foco automático.

Apesar de contar com um sistema rápido, o ponto negativo da Konica C35 AF é que ela precisa de muita luz para capturar as imagens adequadamente.

Em 1980, ela foi substituída pelo modelo C35 AF2, com algumas modificações e recursos extras.

A evolução da arte de fotografar ao longo dos tempos

Agora que você sabe quais são as máquinas fotográficas que fizeram sucesso nos anos 70, que tal mais algumas curiosidades sobre essa arte?

  • no Brasil, a história da fotografia começou em 1839, no Rio de Janeiro, pelo francês Hercule Florence, ganhando popularidade entre 1840 e 1860;
  • o primeiro celular que permitia tirar fotos foi o J-SH04, da Sharp, disponibilizado para compra em 2001;
  • as máquinas fotográficas mais caras do mundo, nos dias atuais, podem variar de US$ 6 mil a US$ 1.9 milhões;
  • entre as fotos mais importantes da história da humanidade estão a primeira, tirada em 1826, a primeira digital em 1957, o autorretrato (selfie) de Robert Cornelius em 1839, e a primeira foto da Terra a partir da lua em 1966.

A fotografia pode ser definida com a arte de registrar momentos. Hoje em dia, a praticidade de ter ao alcance das mãos equipamentos que facilitam esse processo, nos permite guardar para sempre os instantes mais felizes das nossas vidas.

A ideia é, portanto, não deixar de registrar cada situação única, como o nascimento de um filho, seu primeiro aniversário e tantos outros dias que merecem ser eternizados!

Este artigo foi escrito por Juliana Ferrari Fotos e Filmes, empresa especialista em fotos para mães (gestante, parto, newborn, família e acompanhamento de bebês), festas e eventos.

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo