Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

7 maiores descobertas científicas que ganharam o mundo nos anos 70

Esse é um post sobre curiosidades. Muita mas muita coisa boa aconteceu nos anos 70 e nem todo mundo sabe ou se lembra. As maiores descobertas científicas aconteceram ou foram popularizadas nesta década e algumas estão até hoje são presentes em nossas vidas.

Se você se lembrar destas ou de outras descobertas comente logo abaixo. Ok?

1.LCD

Ao contrário do que muitos podem acreditar quanto a modernidade das telas de LCD, sua história é muito longa. Tendo seu início com as primeiras descobertas lá pelo século XIX com o pesquisador Friedirich Reinitzer (1858-1927). Claro que foram apenas as primeiras descobertas sobre a natureza do líquido cristalino.

Mas, claro que ainda não existiam as telas de gigantes e de alta qualidade como conhecemos hoje. Tudo foi um processo evolutivo de pesquisas que levaram mais de século para dar o resultado que temos hoje.

Maiores descobertas científicas

Mas podemos dizer que a grande aplicabilidade da tecnologia LCD deu-se a partir de 1970 quando o cristal líquido foi patenteado pela Hoffmann-La Roche da Suíça.  

A partir daí foram lançados os primeiros relógios com tela de LCD ainda na década de 70. Ainda na década lá pelo ano 1972 surgiu o primeiro painel visor de LCD sendo fabricado nos Estados Unidos.

Sabia disso?

2.Disquete

Numa era em que armazenar dados significa usar a “Nuvem” fica difícil imaginar que no século passado a novidade eram os disquetes.

Os mais jovens nem imaginam, mas até a década de 90 eles eram sinônimo de tecnologia de armazenamento de informações e documentos. tratava-se de um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular, forrado com tecido que remove as partículas de poeira.

Mesmo que sendo desenvolvidos no final dos anos 60, foi na década de 70 (1971) que ele começou a ser comercializado.

Logo se tornou febre em escritórios e em autônomos que precisavam guardar e armazenar documentos e transportá-los em segurança para qualquer lugar. Era muita inovação, não era? Lembro de ter os meus. Me achava!

Agora me senti velho!

3.Vídeo cassete

video cassete
fonte: Wikipédia

Esse aparelho teve forte influência na nossa juventude. Só quem chegava numa vídeo locadora na sexta-feira e alugou três filmes de pagou dois, para devolver na segunda-feira sabe o que estou dizendo. Era muito bom. Só não podia esquecer de rebobinar se não pagava multa.

Os primeiros aparelhos foram comercializados a partir de 1971. Até então a tecnologia de gravação e exibição de imagens era cara. A empresa Sony que trabalhava nos primeiros modelos desde 1969. Logo depois outras empresas entrariam no mercado que durou por várias décadas até fins dos anos 90, quando surgiram por aqui os primeiros DVDs.

Muitas vídeo-locadoras não sobreviveram a essa mudança. E as que conseguiram sucumbiram aos canais de Streaming. A minha locadora foi uma dessas.

4.Tv em cores

Não, não, não! A TV em cores não foi inventada nos anos 70. BLZ? Sei disso mas achei interessante colocar neste conteúdo por que apesar de ter sido criada lá pelos anos 50 nos EUA, nós aqui em terras tupiniquins tivemos a primeira transmissão em cores apenas em 1972 na extinta TV Difusora de Porto Alegre.

Mesmo assim devido o alto valor esse televisor demorou a chegar nos lares da maioria dos brasileiros. Na minha casa isso aconteceu em 1987. Lembro que meus pais me deixaram faltar a aula para assistir a TV.KKKK! E na sua casa quando foi a primeira vez que assistiram a TV a cores?

Até então imperava a boa e velha TV preto e branco à válvula que demorava para esquentar e aparecia um pontinho de luz na tela antes da imagem. Assisti muito O gordo e o magro numa TV assim. Falando assim parece que foi à séculos.

5.Micro processador da Intel (1971)

Uma verdadeira revolução na tecnologia. Confesso que não sou nenhum expert na área mas vou tentar simplificar os termos técnicos usados na literatura que fala a respeito.

Em 15 de novembro de 1971 a Intel lança o processador 4004 de 4 bits. O primeiro micro processador em um único chip e também o primeiro a ser comercializado. A ideia era criar condições de produzir um computador. O que diminuiria seu tamanho e possibilitaria no futuro o acesso de mais pessoas ao equipamento.

Dai para frente muitas evoluções foram criadas chegando ao que temos atualmente. E pelo que li os avanços visavam o aumento na memória e velocidade de processamento. Isso à medida que se diminuía o tamanho dos processadores.

Quem diria que os anos 70 foram tão ricos em tecnologia hein?

6.Bebe de proveta, uma das maiores descobertas científicas (1978)

Outra criação da ciência que causou muito alvoroço no mundo foi o nascimento do 1º bebê de proveta.

O ano era 1978 quando a pequena  Louise Brown veio ao mundo de parto cesariano . Com certeza trouxe muitas alegrias a seus pais.

Uma técnica que foi desenvolvida pelo cientista Robert Geoffrey Edwards e pelo médico Patrick Steptoe. Essa importante descoberta possibilitou que mulheres até então com dificuldades de gerar seus filhos pudessem realizar seu sonho.

A técnica consiste na fecundação do óvulo e do espermatozoide em laboratório para depois ser introduzido no útero da mãe. Assim dando continuidade ao seu desenvolvimento até o nascimento.

Lembro da reação das pessoas ao fato. Uma mistura de espanto e temor. E você tem alguma lembrança desta descoberta científica?

7.Minoxidil (1976)

Em 1976 foi lançado o minoxidil para os tipos graves de hipertensão, um medicamento que tem indicação importante no tratamento. Sua ação de diminuir que controla a hipertensão foi descoberta em 1965 e teve impacto significativo no tratamento de pessoas hipertensas pois funciona em casos mais agressivos da doença.

Posteriormente o medicamento ganhou mais fama por sua capacidade de retardar a calvície em homens e mulheres. Fazendo com que novos fio nascessem e ficassem mais resistentes. Foi assim que conheci o medicamento kkkk.

Espero que realmente tenha achado o conteúdo interessante. Deixe seu comentário e se quiser pode se inscrever para receber nossas notificações de novos posts. Abraços!

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo