Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Lendas urbanas dos anos 70

As lendas urbanas dos anos 70 acompanham as gerações de qualquer lugar do planeta. Algumas acabam sendo criadas, mas a grande maioria das histórias que as pessoas escutam hoje em dia são as mesmas histórias contadas em décadas passadas, ou então são histórias que acabaram sendo adaptadas com o passar do tempo. Nosso alvo então são as lendas que mexeram com nosso imaginário nas décadas passadas.

Uma observação importante. Algumas das lendas aqui relatadas tem sua origem um pouco dúbia. Não são necessariamente surgidas nos anos 70. Mas fizeram parte de nossas vidas na juventude.

Nos anos 70, e também nos anos 80, existiam diversas lendas urbanas que acabavam se espalhando rapidamente. Era basicamente como acontece nos dias de hoje com os famosos virais da internet, só que sem a grande rede mundial de computadores, que permite enviar e receber informações em uma velocidade de piscar de olhos.

Confira algumas das lendas urbanas dos anos 70:

A Loira do Banheiro

lendas urbanas dos anos 70

Filme foi inspirado na lenda urbana da Loira do Banheiro (Foto: Marcos Otero / Divulgação)

Esta lenda urbana acabou ficando tão famosa que virou até mesmo filmes e curtas metragens no Brasil. Assim como grande parte das histórias, existem diversas versões diferentes, mas a base era praticamente a mesma: uma loira acabou morrendo em um banheiro de escola, e passou a assombrar os banheiros de outras escolas. Para chamar ela, as pessoas tinham que chamar por ela, falando “loira do banheiro” três vezes na frente do espelho.

Já ouviram algo sobre essa lenda?

Os quadros dos meninos chorando

Lendas urbanas dos anos 70

Dentre as lendas urbanas dos anos 70, tem uma que surgiu com bastante força. Ela estava relacionada com quadros de pintura onde meninos apareciam chorando. De acordo com as histórias que eram contadas, o motivo do pranto dos meninos seria o próprio diabo. Os quadros pintados pelo artista italiano Giovanni Bragolin fizeram muito sucesso, mas logo surgiram as histórias de que as casas das pessoas que compravam os quadros pegavam fogo, e que o pintor teria vendido a alma para o demônio. Muito sinistro.

Gangues de palhaços

lendas urbanas dos anos 70

Os palhaços também dominaram muitas histórias e lendas de terror. E  isso acabou sendo incorporado pelo cinema e também pela televisão, que começou a retratar alguns destes profissionais do riso como verdadeiros assassinos.

No caso esta lenda urbana estava relacionada com uma gangue de palhaços que andava em uma Kombi branca. Eles ficavam circulando pelas cidades com o objetivo de sequestrar as crianças para retirar e posteriormente vender os seus órgãos no mercado negro.

Essa lenda causou pânico e cidades do interior paulista. Várias reportagens dão conta a ação dos famigerados palhaços assassinos.

Espero que tenham gostado do post. Ficou faltando alguma Lenda Urbana dos anos 70 ou 80? Deixe seu comentário abaixo. Se gostou curta ou compartilhe nosso conteúdo. Abraços.

Lendas urbanas dos anos 70
Avalie este Post

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.