Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

Rock dos anos 80 no Brasil era outra coisa

Na década de oitenta como reflexo da  economia, politica e outras questões ideológicas  varias bandas surgiram e se destacaram com letras e ideias cantadas como forma de protesto.

O que foi muito bom pois no rock dos anos 80 no Brasil, pois víamos e nos identificávamos com o que era cantado, pois era o que nos afligia.

Lembro que o Titãs era um destes grupos, pelo menos o que mais eu ouvia e gostava.

Nossa! Bem diferente de hoje. Acho que ouve um empobrecimento na qualidade, salvo honrosas e raras exceções.

Dificilmente  ouvimos musicas que denunciam ou repudiam os desmandos, parecendo que hoje estamos vivendo num paraíso.

Saudoso Rock dos anos 80 no Brasil

Bons tempos do rock dos anos 80 no Brasil
Bons tempos do rock nacional.

Titãs

Não sei se concordam, mas parece que com o fenômeno tecno-brega, pagode, e outros gêneros o bom e velho rock roll está moribundo. Até mesmo o Titãs passou por mudanças para sobreviver.

Alguns membros deixaram o grupo e deixaram saudades. As letras também já não são as mesmas.

Por isso tenho orgulho da nossa geração, vivenciamos os problemas e expressamos  nossos dissabores musicalmente. É bom recordar o rock dos anos 80.

Plebe e Rude

plebe rude 2 rock dos anos 80 no brasilOutra banda que deixou saudade foi Plebe e Rude, banda brasileira de rock, formada em Brasília.

Atualmente conta com Philippe Seabra, nas vozes e na guitarraClemente Nascimento, dos Inocentes, também nas Vozes e na Guitarra, André X, no baixo e nos vocais, e Marcelo Capucci na bateria. 

Numa de suas musicas (Até quando esperar) traz claramente uma mensagem que denúncia dentre outras coisas a má distribuição de renda.

Adoro essa banda, pena que foi mais um que naufragou, mas esse blog é justamente para isso, não deixar a memória ser apagada por questões econômicas/culturais. 

Seus temas apontam para as incertezas políticas do país desde os desertores da ditadura até a atualidade e para o comportamento do ser humano em meio às dificuldades da vida.

A Plebe surgiu da Turma da Colina numa época complicada da história. Era de governo militar de muito rigor e vigilância  em que a polícia fiscalizava de perto as universidades.

O filtro proibia canções e vetava sua execução pública. Isso na área da música popular, sem contar a perseguição ao teatro e à imprensa.

Claro que com mais dificuldades melhores ficavam as canções. Tipo “Que país é esse”, da Legião Urbana Lembram?

Legião Urbana

Legião Urbana aliás que fazia a cabeça de muitos de nós. com suas letras e ritmos alucinantes e provocativos. Quem não ia em festas e dançava igual o Renato Russo?

Eles surgiram no cenário nacional bem nos anos 80 mesmo. Em 1982, em Brasília. Coincidência ou não o Distrito Federal lançou e inspirou muito Rock dos anos 80.

Lembra do Capital Inicial?

Capital Inicial

Capital inicial

Surgida também nos anos 80 a Banda Capital Inicial era composta por: Fê Lemos (baterista), Flávio Lemos (baixista), Dinho Ouro Preto (vocalista) e Yves Passarell (guitarrista), além de Robledo Silva (tecladista) e Fabiano Carelli (guitarrista).

Seu primeiro álbum foi lançado em 1986 com o nome da banda.

Ao longo do tempo a banda teve suas idas e vindas. Problema se soluções. Mas ainda estão firmes e fortes e na estrada.

Era nossa identidade. E o que temos hoje?

O rock nacional era assim nos anos 80. Representava aquela geração, aquela realidade. Sem comparações com o que acontece hoje.

Claro que haviam outros estilos musicais na época. A musica sertaneja continuava firme e forte.

A MPB nunca deixou de fazer sua parte com seus grandes nomes que até hoje estão por ai. E havia as músicas tidas como bregas que nunca saíram de moda.

Cada Banda citada aqui tem sua importância no cenário do rock nacional. Isso é indiscutível.  Tivemos outras também como Camisa de Vênus, Ira (muito top) e Engenheiros do Havaí.

Posso ter esquecido alguma  banda de rock dos anos 80. Foi uma década rica para o gênero. Eu curti muito e você?

Caso queria contribuir com o conteúdo fique a vontade. Use o campo abaixo para comentar e deixar suas observações. Sei que aprofundar em cada banda tornaria o texto longo e cansativo para ler. Mesmo assim espero que tenham gostado.

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

4 comentários em “Rock dos anos 80 no Brasil era outra coisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo