Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

A Legião de Renato Russo

Uma baqueta. Esse foi o pontapé para o começo da banda de rock brasiliense Legião Urbana, extinta há 18 anos quando o vocalista e líder Renato Russo faleceu, e que ainda hoje é o terceiro grupo mais lucrativo da gravadora EMI – com uma surpreendente média de 250 mil cópias vendidas por ano.

A baqueta, ou melhor, a baquetada, veio em pleno show depois que Renato Russo errou a letra da música “Veraneio Vascaína” em agosto de 1982. Na época, o cantor pertencia a banda Aborto Elétrico, composta ainda pelo baterista Fê Lemos e seu irmão Flávio Lemos, tocando no contrabaixo. Foi a gota d’água para Russo que se separou da banda e montou, no logo na sequência, o Legião Urbana. A primeira apresentação do grupo recém formado foi em 5 de setembro de 1982, na cidade Patos de Minas, localizada em Minas Gerais, durante o festival Rock no Parque.

Renato Russo era conhecido por ser um compositor único que buscava referências em grupos de rock como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e também no poeta francês Jean-Jacques Rousseau – responsável pelo nome artístico.Renato russo

Esse foi o único dia em que a banda tocou com a sua primeira formação composta por: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista). Logo após essa apresentação, os dois últimos deixaram a banda e a guitarra foi comandada por Ico Ouro-Preto , mas rapidamente substituído por Dado Villa-Lobos, juntou-se ao Legião em março de 1983.

O sucesso

 

A partir de então o Legião Urbana explodiu no cenário da música jovem brasileira. Representaram toda uma geração criada no boom do rock nacional em 1985. De todas as bandas que nasceram naquela época, a Legião Urbana foi a mais aplaudida pelo público e elogiada pela crítica. Apesar das músicas em tom político, as letras não apresentavam a demagogia do discurso panfletário e chamaram a atenção da gravadora EMI, após um show Circo Voador, Rio de Janeiro, no dia 23 de julho de 1983. Foi a gravação do primeiro disco que continha sucesso como “Será”, “Ainda é cedo” e “Por Enquanto” e “Geração Coca-Cola”.

Extremamente politizado, as cifras traziam críticas duras a vários aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, também tinha as canções de amor. O segundo álbum, chamado Dois, foi lançado em 1986 e possui faixas clássicas como “Tempo Perdido”, “Eduardo e Mônica”, “Índios” e “Quase Sem Querer”. O disco seguinte, Que País É Este 1978/1987 tem como faixa principal a música Que País É Este – escrita por Renato Russo ainda na época do Aborto Elétrico. No ano seguinte, a música-livro Faroeste Caboclo conta em mais de nove minutos a triste história do nordestino João de Santo Cristo e virou filme no ano passado.

A morte de Renato Russo e do Legião

O último concerto da banda aconteceu em 14 de janeiro de 1995 na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996 e foi oficialmente o último do Legião. A banda acabou oficialmente no dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do fundador Renato Russo, vítima da AIDS. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá lançaram alguns discos solos e até hoje travam batalhas judiciais pelos direitos do nome Legião Urbana com o Giuliano Manfredini, filho de Renato que tinha apenas sete anos quando o pai morreu. Atualmente, aos 24 anos, ele cuida da herança do pai.

Vistem também o site oficial do Renato Russo, lá tem um material rico que está a disposição de todos. É um tesouro para nós que somos fãs do Renato. Se gostaram deste post, podem curtir ou comentar, fico grato e respondo a todos. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.