Laranja Mecânica: Texto definitivo

5
236
views

Laranja Mecânica: tudo que você quer saber.

O filme “Laranja Mecânica” é uma marca polêmica na história do cinema mundial. A produção de Stanley Kubrick foi lançada em 1971, como uma adaptação do livro escrito por Anthony Burgess.

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades  Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

O filme foi considerado extremamente violento e chegou a ser criticado por muitos pesquisadores do cinema. Por sua natureza violenta, o filme “Laranja Mecânica” acabou banido de todos os cinemas do Reino Unido logo após seu lançamento. Essa atitude incomodou o cineasta Stanley Kubrick, que proibiu que o filme fosse vendido na Inglaterra até o ano de sua morte, em 1999.

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

“Laranja Mecânica” é uma produção recheada de cenas de tortura, sexo explícito e comportamentos levianos. O filme foi proibido pela censura no Brasil e atacado por diversos críticos de cinema.

Segundo as avaliações dos profissionais da época, a produção de Stanley Kubrick constituía uma promoção à violência. A classificação do filme é para maiores de 18 anos, pois a obra apresenta sátiras pornográficas e violência extrema.

Laranja mecânica: enredo

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

O enredo do filme trata da vida do sociopata Alex, interpretado pelo ator Malcolm McDowell. A história também conta as aventuras dos droogs, grupo formado por Pete, Georgie e Dim. Toda a trama se passa na Grã-Bretanha.

Alex é um homem violento que comanda uma gangue de delinquentes. O grupo não tem limites e comete todos os tipos de crimes, como roubos, mortes e estupros, sem nunca ser encontrado pela polícia.

Até que um dia, Alex é preso e começa a passar por programa experimental que pode diminuir sua condenação. O protagonista se torna uma cobaia humana, sendo exposto a todos os tipos de violência que existem.

No filme, o sociopata Alex é forçado a passar por momentos de extrema dor. Em uma das cenas de tortura mais marcantes do filme, o ator Malcolm McDowell aparece com ferros presos às pálpebras para manter seus olhos abertos.

Relatos dos produtores dão conta de que, para gravar essa cena, o ator teve que receber uma anestesia nos olhos. Mesmo assim, as córneas de McDowell foram arranhadas por grampos de metal, e o ator ficou alguns dias sem enxergar.

A produção “Laranja Mecânica” ganhou uma restauração em 2011. Depois de 40 anos, o filme de Kubrick foi formatado numa versão digital 4K e teve a primeira exibição no Festival de Cannes. Hoje, o filme tem até uma edição em Blu-ray. Uma boa dica para os amantes do cinema clássico.

Cenas polêmicas do filme.

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

O filme como um todo é polêmico. Principalmente por abrir a caixa preta da capacidade delinquente do homem. Mas alguns pontos se tornam mais provocativos. Os relacionamentos abertos com vários parceiros, o uso deturbado da bíblia e o Tratamento Ludovico ao qual o personagem Alex foi submetido, estes foram apenas alguns pontos bem polêmicos.

Laranja mecânica: Crítica ao Behaviorismo social

Dado a complexidade do comportamento humano a que somos expostos no filme, vários estudos a cerca da conduta dos personagens surgiram.

Uma delas e a análise sobre o  Behaviorista radical. Sendo essa teoria criada por John Broadus Watson (1878-1958), que foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo

Curiosidades sobre Stanley Kubrick

Poucos diretores tem essa capacidade de impactar as emoções mais profundas das pessoas. Eu como cinéfilo sou admirador de filmes como Laranja Mecânica, 2001: uma Odicéia no Espaço, e o Iluminado. Todos de Kubrik. 

Claro que a genialidade tem seu preço. Desde cedo ele apresentava um comportamento inquieto, principalmente na escola. Sua vida no cinema pode ter sido consequência da sua inquietude. Aos 22 fez seu primeiro documentário. 

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

A Laranja de Anthony Burgess

Ao que parece o filme ou o diretor não foram os únicos polêmicos. O parecia um casamento perfeito entre livro e filme, não demorou acabar.

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

Anthony Burgess se viu numa grande dificuldade, diante da repercussão do filme. Isso quando uma feira em Nova York foi atacada por 4 jovens vestidos como os personagens do filme. Ele foi então convidado a comentar o ocorrido, não sabendo a quem defender, se a ele ou ao diretor do filme.

Além disso na estréia do filme, viu sua esposa abandonar o cinema, devido as cenas de sexo e violência.

Malcolm McDowell, para além do Laranja Mecânica

Apesar de ter sido um marco na carreira de McDowell, este filme não foi o único grande sucesso da sua carreira. Fora ao todo mais de 50 trabalhos.

Por exemplo o belo filme Lindsay Anderson de 1968. Estes e outros vários merecem serem vistos. 

 Laranja Mecânica: Texto definitivo Curiosidades

Trailer oficial

Espero que tenham gostado do post. Participe dele você também. Deixe seu comentário, curta ou compartilhe nosso conteúdo. Obrigado!

Artigo anteriorRock anos 90, bons anos para a musica.
Próximo artigoA diva Tina Turner
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here