Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Laranja Mecânica

 Laranja Mecânica

O filme “Laranja Mecânica” é uma marca polêmica na história do cinema mundial. A produção de Stanley Kubrick foi lançada em 1971, como uma adaptação do livro escrito por Anthony Burgess.

 Laranja Mecânica

O filme foi considerado extremamente violento e chegou a ser criticado por muitos pesquisadores do cinema. Por sua natureza violenta, o filme “Laranja Mecânica” acabou banido de todos os cinemas do Reino Unido logo após seu lançamento. Essa atitude incomodou o cineasta Stanley Kubrick, que proibiu que o filme fosse vendido na Inglaterra até o ano de sua morte, em 1999.

“Laranja Mecânica” é uma produção recheada de cenas de tortura, sexo explícito e comportamentos levianos. O filme foi proibido pela censura no Brasil e atacado por diversos críticos de cinema.

Segundo as avaliações dos profissionais da época, a produção de Stanley Kubrick constituía uma promoção à violência. A classificação do filme é para maiores de 18 anos, pois a obra apresenta sátiras pornográficas e violência extrema.

O enredo de Laranja Mecânica

O enredo do filme trata da vida do sociopata Alex, interpretado pelo ator Malcolm McDowell. A história também conta as aventuras dos droogs, grupo formado por Pete, Georgie e Dim. Toda a trama se passa na Grã-Bretanha.

Alex é um homem violento que comanda uma gangue de delinquentes. O grupo não tem limites e comete todos os tipos de crimes, como roubos, mortes e estupros, sem nunca ser encontrado pela polícia. Até que um dia, Alex é preso e começa a passar por programa experimental que pode diminuir sua condenação. O protagonista se torna uma cobaia humana, sendo exposto a todos os tipos de violência que existem.

No filme, o sociopata Alex é forçado a passar por momentos de extrema dor. Em uma das cenas de tortura mais marcantes do filme, o ator Malcolm McDowell aparece com ferros presos às pálpebras para manter seus olhos abertos. Relatos dos produtores dão conta de que, para gravar essa cena, o ator teve que receber uma anestesia nos olhos. Mesmo assim, as córneas de McDowell foram arranhadas por grampos de metal, e o ator ficou alguns dias sem enxergar.

A produção “Laranja Mecânica” ganhou uma restauração em 2011. Depois de 40 anos, o filme de Kubrick foi formatado numa versão digital 4K e teve a primeira exibição no Festival de Cannes. Hoje, o filme tem até uma edição em Blu-ray. Uma boa dica para os amantes do cinema clássico.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. eron disse:

    Nem tanto assim,existe filmes mais violentos que o laranja mecanico,estãofazendo é um desajeiro.

  2. Junior disse:

    filme tão loco que vc sente vontade de não assistit, mais não consegue parar de olhar, obra prima

  3. fernando disse:

    obra prima da sétima arte

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.