Índice
Laranja Mecânica: tudo que você quer saber.
O filme “Laranja Mecânica” é um marco polêmico na história do cinema mundial. A produção de Stanley Kubrick foi lançada em 1971, como uma adaptação do livro escrito por Anthony Burgess.
Todo um estilo anos 70 podem ser vistos no filme. Roupas, comportamento…Além temas que nos fazem pensar ou repensar a vida.
O filme foi considerado extremamente violento e chegou a ser criticado por muitos pesquisadores do cinema. Por sua natureza violenta, o filme “Laranja Mecânica” acabou banido de todos os cinemas do Reino Unido logo após seu lançamento.
Essa atitude incomodou o cineasta Stanley Kubrick, que proibiu que o filme fosse vendido na Inglaterra até o ano de sua morte, em 1999.
“Laranja Mecânica” é uma produção recheada de cenas de tortura, sexo explícito e comportamentos levianos. O filme foi proibido pela censura no Brasil e atacado por diversos críticos de cinema.
Segundo as avaliações dos profissionais da época, a produção de Stanley Kubrick constituía uma promoção à violência. A classificação do filme é para maiores de 18 anos, pois a obra apresenta sátiras pornográficas e violência extrema.
Laranja mecânica: enredo
O enredo do filme trata da vida do sociopata Alex, interpretado pelo ator Malcolm McDowell. A história também conta as aventuras dos droogs, grupo formado por Pete, Georgie e Dim. Toda a trama se passa na Grã-Bretanha.
Alex é um homem violento que comanda uma gangue de delinquentes. O grupo não tem limites e comete todos os tipos de crimes, como roubos, mortes e estupros, sem nunca ser encontrado pela polícia.
Até que um dia, Alex é preso e começa a passar por programa experimental que pode diminuir sua condenação. O protagonista se torna uma cobaia humana, sendo exposto a todos os tipos de violência que existem.
No filme, o sociopata Alex é forçado a passar por momentos de extrema dor. Em uma das cenas de tortura mais marcantes do filme, o ator Malcolm McDowell aparece com ferros presos às pálpebras para manter seus olhos abertos.
Relatos dos produtores dão conta de que, para gravar essa cena, o ator teve que receber uma anestesia nos olhos. Mesmo assim, as córneas de McDowell foram arranhadas por grampos de metal, e o ator ficou alguns dias sem enxergar.
A produção “Laranja Mecânica” ganhou uma restauração em 2011. Depois de 40 anos, o filme de Kubrick foi formatado numa versão digital 4K e teve a primeira exibição no Festival de Cannes.
Hoje, o filme tem até uma edição em Blu-ray. Uma boa dica para os amantes do cinema clássico.
Cenas polêmicas do filme.
O filme como um todo é polêmico. Principalmente por abrir a caixa preta da capacidade delinquente do homem. Mas alguns pontos se tornam mais provocativos.
Os relacionamentos abertos com vários parceiros, o uso deturbado da bíblia e o Tratamento Ludovico ao qual o personagem Alex foi submetido, estes foram apenas alguns pontos bem polêmicos.
Laranja mecânica: Crítica ao Behaviorismo social
Dado a complexidade do comportamento humano a que somos expostos no filme, vários estudos a cerca da conduta dos personagens surgiram.
Uma delas e a análise sobre o Behaviorista radical. Sendo essa teoria criada por John Broadus Watson (1878-1958), que foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo
- “LARANJA MECÂNICA”- UMA ANÁLISE BEHAVIORISTA RADICAL
- Abordagem comportamentista
Curiosidades sobre Stanley Kubrick
Poucos diretores tem essa capacidade de impactar as emoções mais profundas das pessoas. Eu como cinéfilo sou admirador de filmes como Laranja Mecânica, 2001: uma Odicéia no Espaço, e o Iluminado. Todos de Kubrik.
Claro que a genialidade tem seu preço. Desde cedo ele apresentava um comportamento inquieto, principalmente na escola. Sua vida no cinema pode ter sido consequência da sua inquietude. Aos 22 fez seu primeiro documentário.
A Laranja de Anthony Burgess
Ao que parece o filme ou o diretor não foram os únicos polêmicos. O parecia um casamento perfeito entre livro e filme, não demorou acabar.
Anthony Burgess se viu numa grande dificuldade, diante da repercussão do filme. Isso quando uma feira em Nova York foi atacada por 4 jovens vestidos como os personagens do filme.
Ele foi então convidado a comentar o ocorrido, não sabendo a quem defender, se a ele ou ao diretor do filme.
Além disso na estréia do filme, viu sua esposa abandonar o cinema, devido as cenas de sexo e violência.
- ANTHONY BURGESS: O HOMEM DA LARANJA MECÂNICA
- O Livro engoliu o autor
Malcolm McDowell, para além do Laranja Mecânica
Apesar de ter sido um marco na carreira de McDowell, este filme não foi o único grande sucesso da sua carreira. Fora ao todo mais de 50 trabalhos.
Por exemplo o belo filme Lindsay Anderson de 1968. Estes e outros vários merecem serem vistos.
Trailer oficial
Espero que tenham gostado do post. Participe dele você também. Deixe seu comentário, curta ou compartilhe nosso conteúdo. Obrigado!
obra prima da sétima arte
filme tão loco que vc sente vontade de não assistit, mais não consegue parar de olhar, obra prima
Verdade, xará, são filmes como este que ficam marcados na memória da gente. Obrigado pela visita. volte quando quiser
Nem tanto assim,existe filmes mais violentos que o laranja mecanico,estãofazendo é um desajeiro.