Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu?

Podem me chamar de “Nerd”. Mas quem da nossa geração não assistia a série Jornada nas Estrelas? Poucas pessoas eu acho. Essa série marcou gerações e ainda consegue prender nossa atenção. Mas por que tando fascínio e admiração?

São anos e anos e uma legião de fãs pelo mundo a fora. Isso é um fenômeno. Como explicar isso?

Com certeza cada um tem uma lembrança sobre a série original. Isso mesmo, aquela que assistíamos na TV preto e branco.

Se fosse elencar uma razão para ser fã da série eu diria que é a capacidade que ela tem de levar nossa imaginação a lugares nunca antes visitados. E para você qual seria?

E o mais bacana nesta história é que criou-se uma comunidade mundial em torno da série. Aqui no Brasil temos a página do Facebook: Jornada nas Estrelas série clássica .  Que é aliás uma comunidade bem ativa e vale uma visita.

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

O início da Jornada nas Estrelas a série

A série teve seu inicio no anos de 1966. Tendo como seu criador Eugene Wesley Roddenberry, produtor e roteirista que ficou famoso por suas produções de séries de ficção científica.

Eugene criou a série em 1964 e mesmo com um breve período de cancelamento o sucesso obtido foi suficiente para seu retorno e permanência à frente da franquia até 1991, ano de seu falecimento.

Seu talento foi reconhecido de várias formas. Dentre elas foi premiado com uma estrela na Calçada da Fama e entrou nos halls da fama da Academia de Artes & Ciências Televisivas. Merecidamente claro!

A Jornada nas estrelas a série e seu elenco

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Ao longo do tempo e com a evolução da série foram (são) vários atores que embarcaram na Enterprise. Mas vamos falar disso mais a frente.

Por hora vamos falar apenas daqueles da primeira geração da série. Não preciso dizer que foram os responsáveis pelo sucesso e pelo legado da série.

Começo pelo mais emblemático (na minha opnião). Ele nasceu no planeta Vulcano (sabia que a grupos que acreditam na existência de tal planeta?).

Claro que já sabe quem é?  Spock, ou melhor Leonard Simon Nimoy, nascido em 1931 e falecido em 2015 vítima de complicações pulmonares, causadas pelo hábito de fumar. Ele era ator, diretor, fotógrafo….

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Tamanho foi o sucesso de Spock que a NASA o elegeu mascote (informal) da agência. A UGO Networks elegeu Spock como um dos 50 Maiores Personagens da TV em 2008. Realmente icônico o personagem.

“Vida longa e próspera!”

Não menos importante temos nosso capitão. James T. Kirk (William Shatner ) nasceu em Riverside, Iowa, em 2233. Foi um dos mais brilhantes cadetes da Academia da Frota Estrelar. Sendo elogiado por seu raciocínio rápido e adaptativo.

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Kirk se tornou o comandante mais jovem da Frota Estrela. Assumindo o comando da Enterprise para uma missão de cinco anos. Sendo três deles abordados na série original para a TV.

Kirk sempre foi um galã, por isso teve muita sorte com as mulheres. Mas sempre que teve que optar escolhia a Enterprise.

Traço forte do personagem era sua liderança. Era capaz de levar sua tripulação ao máximo desempenho.

Por esse e outros motivos Kirk foi eleito o 6º herói espacial mais popular de todos os tempos. Segundo a Space Foundation (pesquisa realizada em 2010)

Outro membro importante da equipe era o Dr Leonard McCoy, o médico à bordo da Enterprise. Ele tem características bem diferentes dos demais personagens do grupo.

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

É o mais emotivo e por isso oferece um contraponto interessante entre o Cap. Kirk e Spock . Tem uma relação de amizade com ambos porém e fraternal com Kirk. Já com relação a Spock a coisa muda.

Devido primar sua conduta pela lógica Spock se mantem indiferente as provocações do Dr McCoy. O que acaba sendo uma atração a parte na série. É muito bom ver as provocações entre ambos.

Montgomery Scott era outro membro indispensável da equipe, afinal ninguém conhecia mais a Enterprise como ele. Ele era o engenheiro chefe e segundo oficial da nave.

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Amava mais que tudo cuidar e zelar para o bom funcionamento da nave. Como bom escocês (o personagem) apreciava um bom Whisky.

Teve grandes atuações e formou com os demais membros da tripulação uma grande família.

Fato curioso e que poucos sabem é que o ator James Doohan (Sr scotty) foi veterano da 2ª Grande Guerra, sendo alvejado por disparos de metralhadora durante o desembarque na Normandia.

Seguiu sua carreira de ator por 50 anos trabalhando em 80 filmes. Morreu em 2007 de pneumonia e Alzheimer.

Quem pilotava a Enterprise era o oficial Hikaru Sulu (George Hosato Takei). Por várias vezes suas manobras foram responsáveis por manter toda a tripulação à salvo.

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Takei interpretou o Sr Sulo por diversas vezes entre os anos de 1966 e 1991, além de participações em outras séries como MacGyver, Heroes e os Simpsons.

Fora das telas era ativista em defesa dos gays. Sendo que em 2005 assumiu publicamente sua homossexualidade.

O que seria de uma nave que visava estudos de outros universos sem uma comunicação eficiente? É ai que entra a oficial de comunicações Nyota Uhura (Nichelle Nichols).

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Nichelle antes de interpretar a tenente Uhura era cantora. E algumas curiosidades aconteceram em decorrência de sua atuação em Star Trek:

  • a presença de uma mulher negra no comando da nave, sendo tenente, despertava nos jovens negros o sonho de ascender dentro da sociedade norte americana;
  • Ela promoveu o primeiro beijo ‘inter-racial’ da TV americana, no episódio Plato’s Stepchildren de 1968, onde a tenente Uhura beijou o capitão Kirk;
  • Martin Luther King Jr pediu para Nichelle nã deixar o papel na série, pela repercussão positiva junto aos jovens. Lembrando que estavam ainda na década de 60.

Episódios marcantes

Claro que todas as séries tem episódios que ficam marcados. Claro que cada um de nós tem suas preferências. Então fiquemos combinados, eu deixarei minha opnião e você deixas nos comentários abaixo. certo?

O primeiro piloto de Star Trek, “The Cage” foi um episodio que se tronou um dos meus favoritos bem recentemente quando iniciei uma maratona na Netflix me deparei com esse episódio.  Para quem é fã digo que foi um achado.

Mesmo que não faça parte da série, o terceiro filme da saga star trek “À procura de Spock “. Foi na minha opnião um dos melhores da saga original. O que acha?

 Jornada nas Estrelas. Por que se tornou um clássico com tantos fãs incluindo eu? Curiosidades TV

Jornada nas Estrelas a nova geração

Claro que uma saga como essa se tronaria atemporal. Ao longo dos anos algumas outras séries deram continuidade a saga Star Trek.  Confira por ordem cronológica a sequência das séries de para TV.

  • De 1974-74 tivemos a versão animada da série Star Trek;
  • The Next Generation (1987–1994);
  • Star Trek: Deep Space Nine (1993-1999);
  • Voyager (1995–2001);
  • Star Trak Enterprise (2001-2005);
  • Star trak Discovery está atualmente sendo apresentada na Netflix.

A séries animada

Esta série foi transmitida nos EUA como o título de Star Trek, porém mais tarde passou a ser conhecida por Star Trek: The Animated Series. Ela foi produzida pela Filmation e durou duas temporadas com um total de vinte e dois episódios com duração individual abaixo dos trinta minutos. A maior parte das vozes dos personagens foi interpretada pelos próprios atores da série original.

Ela proporcionou uma maior liberdade com grandes paisagens dos planetas alienígenas. Porém, o orçamento era muito caro e a qualidade da animação era ruim. Alguns episódios foram escritos por conhecidos autores de ficção científica.

A série animada faz parte da cronologia oficial do universo Star Trek.

No Brasil, ela foi exibida em meados dos anos 70 na Rede Tupi, nos anos 80 na Bandeirantes, depois reprisada pela TV Manchete, Rede Bandeirantes e Rede Record, nos anos 90.

História dentro da série

A história começa no século XXIII, quando a Terra tem apenas um governo. Problemas referentes a guerras, conflitos territoriais, raciais ou religiosos foram resolvidos. A fome e o desemprego não existem mais. A medicina é bem desenvolvida para todos os habitantes do planeta, com a cura para quase todas as doenças conhecidas.

A Terra é um dos planetas que fazem parte da Federação Unida de Planetas. Os aliados são os Vulcanos, que foi o primeiro povo alienígena a fazer contato. Os Vulcanos agem pela lógica e exercem o controle de suas emoções. Os Vulcanos apresentam orelhas pontudas, como as de Spock.

Os principais inimigos estão os Impérios Klingon, uma raça alienígena que se preocupam com a honra ao participar de batalhas vencidas pelo planeta. Também, existem os Romulanos, que são os primos distantes dos Vulcanos, com as mesmas características físicas, mas não presam pela lógica. Os Romulanos estão sempre em busca de novos territórios.

Em 2063, a Terra criou o motor de dobra, que permitiu que as naves espaciais atingissem velocidades superiores à da luz, permitindo a viagem entre sistemas planetários.

Notícias: Tarantino e a Star Trek

Em 2017 saiu a notícia de que o diretor Quentin Tarantino dirigiria um novo filme da franquia Star Trek. E agora, finalmente, o cineasta confirmou que já tem um roteiro para a sua própria versão da desse universo. Durante uma

entrevista à Empire, Tarantino disse que o script já está pronto e que a produção não iniciou oficialmente até agora devido à falta de tempo para se dedicar ao filme.

Porém, o diretor não contou sobre qualquer detalhe a respeito do enredo ou se o filme será uma sequência da última trilogia que esteve nos cinemas a única informação que o ele deu foi, que a classificação indicativa será para maiores de 18 anos. Fonte da notícia: https://www.aficionados.com.br/star-trek-tarantino-revela-que-ja-tem-roteiro-para-seu-filme-da-franquia.

Guia dos filmes

Os filmes são uma forma de assistir novas aventuras e aumentar a popularidade da franquia na cultura Geek moderna.

Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Com o fim da série em 1969, o filme ajudou a manter o interesse do público na franquia. No enredo, a tripulação investiga a misteriosa entidade extraterrestre V’Ger.

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)

É considerado o melhor filme da franquia pelos fãs. O enredo conta a história de um vilão que foge ao exílio para se vingar de Kirk.

Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)

No filme, Kirk enfrenta a possibilidade de ser levado ao tribunal marcial por roubar a USS Enterprise para procurar seu amigo e colega Spock.

Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)

O filme conta como a tripulação da USS Enterprise voltou atrás no tempo, até ao século XX para tentar salvar a Terra no futuro.

Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989)

É tido como o pior de odos e conta a história do meio-irmão de Spock com seu plano, enquanto Kirk enfrenta a vingança dos Klingons.

Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991)

Ele conta a história de como o assassinato de um Klingon faz parte de uma conspiração contra o processo de paz entre a Federação e os Klingons.

Jornada nas Estrelas: Generations (1994)

O primeiro filme protagonizado por Picard e sua tripulação que faz a ponte entre o novo Capitão e Kirk.

Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996)

Considerado o melhor filme com o elenco de “A Nova Geração”, ele reintroduz os vilões Borg.

Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998)

O Capitão Picard mostra tenta impedir um Almirante da Frota Estelar de violar a Primeira Diretiva para seu próprio benefício.

Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002)

Ele cona como os Romulanos criaram um clone de Picard para sabotar a paz na Federação.

Star Trek (2009)

É um reboot na franquia, com a Cronologia Kelvin. Kirk toma o controle da USS Enterprise e sua conhecida tripulação.

Star Trek: Além da Escuridão (2013)

Conta a história de Khan e o porquê de seu ódio por Kirk e uma outra ameaça se aproxima.

Star Trek: Sem Fronteiras (2016)

Kirk e sua tripulação precisam salvar a Federação dos poderosos Krall.

Star Trek 4: Ainda não há informações concretas.

Espero que tenham gostado do post. Nossa recompensa é sua participação. Comente, curta ou compartilhe.

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares