Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Jerry Lewis e Dean Martin dupla do barulho

Sobre eles eu nunca ira deixar de falar. Representaram muito para minha infância, digo, para a infância de muitas pessoas. Os filmes de Jerry Lewis e Dean Martin, foram marcantes. A arte de fazer sorrir era o ofício deles. Então nada mais justo que em tom e gratidão escrever sobre homem que alegrou e fez rir muito muitas crianças e adultos nos anos 70 e 80. Jerry Lewis, na verdade, Joseph Levitch (Newark, 16 de março de 1926), é um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano.

Tornou-se famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. O que talvez poucas pessoas sabem é que Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Em fevereiro de 2009, Jerry Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do video assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje). Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois.

Sobre a Parceria de Jerry Lewis e Dean

Jerry Lewis e Dean MartinToda parceria ou sociedade é igual a um casamento, começa no lua de mel e conforme for a relação pode terminar num divórcio litigioso. Bem, assim é a vida. e assim também foi a parceria de Lewis e Dean. Ainda na década de 40 eles  iniciaram uma série de filmes em que o enredo quase sempre a dupla se envolvia em confusões. Dean era o certinho e Lewis o atrapalhado. formula de sucesso.

Mas já na década de 50, devido a questões de personagens e seu destaque, sendo que Dean teve sua importância diminuída na dupla. Isso levou ao afastamento e por fim a dissolução da parceria.

Ambos continuaram na carreira solo, tendo sucesso. Mas nunca mais falaram em atuarem juntos novamente. Uma pena. Depois da separação da dupla, Lewis continuou na Paramount e se tornou um artista top com o seu primeiro filme solo, The Delicate Delinquent  (O delinquente delicado) de 1957.

Em 1966, Lewis, com 40 anos, viu sua carreira declinar aos poucos com seus filmes de pouca bilheteria. Com isso, Lewis terminou o seu contrato com a Paramount e assinou com a Columbia Pictures, onde passou a fazer mais alguns filmes. Lewis foi professor de direção na University of Southern California, em Los Angeles, por muitos anos, tendo alunos como Steven Spielberg e George Lucas.

Quanto a Dean Martin, bem ele possui três estrelas na “calçada da fama”, uma (6519 Hollywood Boulevard) por seu trabalho no cinema, a segunda (1817 Vine) por suas gravações, e a terceira (6651 Hollywood Boulevard) por seu trabalho na televisão. Infelizmente morreu em decorrência a um câncer de pulmão no natal de 1995, aos 78 anos. Ele tem um grande histórico de filmes e canções que estão a disposição da humanidade.

Ufa! adorei fazer essa viagem aos anos 70  e 80 em que eu era uma criança e via na TV estes dois se envolvendo em hilárias situações. Foi um privilégio. Abraços a todos.

jerry lewis e dean martin

Você pode gostar também:

Elvis Presley o mito dos anos 70

Giras dos anos 70

Carros esportivos anos 70

Lembra do Popeye o Marinheiro?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.