Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

Jean-Claude Van Damme

Para os cinéfilos e fãs dos filmes de ação, lembrei deste ator que praticamente dominou as salas de cinema nos anos 90. Jean-Claude Van Damme. Ator belga, nascido em 1960, filho de uma dona de casa e de um dono de floricultura em Bruxelas.

Jean-Claude, iniciou ainda criança no mundo das artes marciais, por intermédio dos pais. Eles achavam Van Damme magro demais e viram no karatê um atividade que poderia  ajudar o filho.

Bem, nascia então o futuro campeão belga de karatê e mister Bélgica. Sua chegada aos cinemas ocorreu nos anos 80 como figurante. Mas ele não queria ser só um coadjuvante, persistiu e ainda nos anos 80 emplacou seu primeiro sucesso “O grande Dragão Branco” .

Mas se podemos dizer que  houve um divisor de águas na carreira dele, isso aconteceu nos anos 90. Para mim a década mais produtiva para os filmes de ação do Van Damme. Em certos anos ele atuou em até dois filmes. Vejamos os filmes que foram lançados no período. E se você é como eu fã dos filmes do Van Damme, deixe seu comentário, ok?

Jean-Claude Van Damme, nos anos 90

Garantia de Morte 1990

Jea-claude Van DammeUm policial canadense chamado Louis Burke (Van Damme) é encarregado de investigar uma série de assassinatos de prisioneiros e carcereiros em uma violenta prisão. Seu único contato com o exterior será por meio de uma advogada, encarregada de passar informações e dinheiro para garantir sua sobrevivência. Disfarçado de Prisioneiro, o policial acaba recebendo o mesmo tratamento dos outros carcerários e acaba arrumando alguns inimigos, que  tentavam em vão matar Burke.

Leão Branco, o lutador sem lei, 1990

Jean Claude Van DammeApós receber a notícia da morte de seu irmão em Los Angeles, Lyon abandona a Legião estrangeira francesa localizada no norte da África e vai para os Estados Unidos ajudar a família de seu irmão. Após escapar de dois seguranças da legião que tem ordens para levá-lo de volta, Lyon decide tornar-se um lutador de rua em perigosas e clandestinas lutas, pois está determinado a ganhar dinheiro para defender e ajudar sua nova família e encontrar o assassino de seu irmão.

Duplo Impacto, 1991

Jean Claude Van DammeDois bebês gêmeos são separados quando seus pais são assassinados por um criminoso chinês. Anos depois, um deles, Chad, vive confortavelmente em Los Angeles, onde é professor de dança e artes marciais. O outro, Alex, após passar por muitos orfanatos na infância, tornou-se dono de um bar em Hong Kong e realiza algumas operações ilegais. Ao descobrir que possui um irmão, Chad vai a Hong Kong em busca do auxílio dele, para se vingar do homem que matou seus pais.

Soldado Universal, 1992

Jean Claude Van Damme

Soldados mortos no Vietnã são usados num experimento do exército em que são congelados e transformados em guerreiros sem emoções e memória. São praticamente indestrutíveis os soldados universais. (Um dos  meus filmes favoritos).

Publicidade

Vinte e cinco anos depois, Luc Devreux (Van Damme) e Andrew Scott (Lundgren) são soldados que fazem parte desse projeto. Tudo corre bem até que algo inesperado acontece: aos poucos, Devreux e Scott recuperam a memória e fogem do controle dos militares que os criaram. Agora, um inevitável confronto iniciado ainda no campo de batalha volta a acontecer.

Vencer ou Morrer, 1993

Jean Claude Van DammeSam Gillen (Van Damme), é um foragido procurado pela policia que se refugia numa fazenda e, acaba conhecendo a bela viúva Clydie (Rosana Arquette), que está passando por grandes problemas por causa de um inescrupuloso construtor que quer a qualquer custo suas terras. Sam então entra em cena para defendê-la e acaba se envolvendo emocionalmente a ela e aos seus filhos. Com isso ele faz de tudo para protegê-los. Caçado pela polícia e pelos assassinos contratados pelo Construtor, Sam tem que se defender de qualquer maneira para sobreviver.

O Alvo, 1993

Jean-Claude Van Damme, nos anos 90Chance Boudreaux (Van Damme) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler), uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safari mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen), o chefe do negócio, e seus capangas, e entra como principal alvo para a quadrilha mafiosa.

TimeCop: O Guardião do Tempo, 1994

Jean-Claude Van Damme, nos anos 90Timecop é baseado em Time Cop, uma história em quadrinhos escrita por Verheiden e desenhada por Phil Hester e Chris Warner, que apareceu na antologia de quadrinhos Dark Horse Comics. Nele Van damme é um agente federal que viaja no tempo para combater o crime e prender foragidos da justiça. Timecop é até hoje o filme de maior sucesso de Van Damme, com uma renda de mais de 100.000.000 de dólares em todo o mundo.

Street Figther o filme, 1994

jean claude van damme Uma adaptação do famoso jogo para vídeo game, o filme alterou o enredo do jogo original e as motivações dos personagens de Street Fighter. Ele também aliviou significativamente o tom da adaptação, a inserção de vários interlúdios cômicos. Bem, para mim um dos filmes ruins dele. Opinião minha, é claro.

Morte Súbita, 1995

jean-claude van damme Van Damme interpreta um pai cuja filha é feita refém durante um jogo do campeonato de hóquei (sobre o gelo) da Copa Stanley. Com os terroristas exigindo milhões de dólares até o final da partida, Van Damme põe em ação um frenético plano para resgatar sua filha e abortar uma iminente explosão…antes do apito final. Uma selvagem corrida contra o tempo.

Bem amigos, faltam alguns filmes ainda para terminar a filmografia de Jean-Claude Van Damme nos anos 90. Já estou trabalhando nela. Não esqueçam de curtir e comentar o post tá? Abraços.

fonte: Wikipédia

Publicidade

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

3 comentários em “Jean-Claude Van Damme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo