Jean-Claude Van Damme

Para os cinéfilos e fãs dos filmes de ação, lembrei deste ator que praticamente dominou as salas de cinema nos anos 90. Jean-Claude Van Damme. Ator belga, nascido em 1960, filho de uma dona de casa e de um dono de floricultura em Bruxelas.

Jean-Claude, iniciou ainda criança no mundo das artes marciais, por intermédio dos pais. Eles achavam Van Damme magro demais e viram no karatê um atividade que poderia  ajudar o filho.

Bem, nascia então o futuro campeão belga de karatê e mister Bélgica. Sua chegada aos cinemas ocorreu nos anos 80 como figurante. Mas ele não queria ser só um coadjuvante, persistiu e ainda nos anos 80 emplacou seu primeiro sucesso “O grande Dragão Branco” .

Mas se podemos dizer que  houve um divisor de águas na carreira dele, isso aconteceu nos anos 90. Para mim a década mais produtiva para os filmes de ação do Van Damme. Em certos anos ele atuou em até dois filmes. Vejamos os filmes que foram lançados no período. E se você é como eu fã dos filmes do Van Damme, deixe seu comentário, ok?

Jean-Claude Van Damme, nos anos 90

Garantia de Morte 1990

 Jean-Claude Van Damme cinema Um policial canadense chamado Louis Burke (Van Damme) é encarregado de investigar uma série de assassinatos de prisioneiros e carcereiros em uma violenta prisão. Seu único contato com o exterior será por meio de uma advogada, encarregada de passar informações e dinheiro para garantir sua sobrevivência. Disfarçado de Prisioneiro, o policial acaba recebendo o mesmo tratamento dos outros carcerários e acaba arrumando alguns inimigos, que  tentavam em vão matar Burke.

Leão Branco, o lutador sem lei, 1990

 Jean-Claude Van Damme cinema Após receber a notícia da morte de seu irmão em Los Angeles, Lyon abandona a Legião estrangeira francesa localizada no norte da África e vai para os Estados Unidos ajudar a família de seu irmão. Após escapar de dois seguranças da legião que tem ordens para levá-lo de volta, Lyon decide tornar-se um lutador de rua em perigosas e clandestinas lutas, pois está determinado a ganhar dinheiro para defender e ajudar sua nova família e encontrar o assassino de seu irmão.

Duplo Impacto, 1991

 Jean-Claude Van Damme cinema Dois bebês gêmeos são separados quando seus pais são assassinados por um criminoso chinês. Anos depois, um deles, Chad, vive confortavelmente em Los Angeles, onde é professor de dança e artes marciais. O outro, Alex, após passar por muitos orfanatos na infância, tornou-se dono de um bar em Hong Kong e realiza algumas operações ilegais. Ao descobrir que possui um irmão, Chad vai a Hong Kong em busca do auxílio dele, para se vingar do homem que matou seus pais.

Soldado Universal, 1992

 Jean-Claude Van Damme cinema

Soldados mortos no Vietnã são usados num experimento do exército em que são congelados e transformados em guerreiros sem emoções e memória. São praticamente indestrutíveis os soldados universais. (Um dos  meus filmes favoritos).

Vinte e cinco anos depois, Luc Devreux (Van Damme) e Andrew Scott (Lundgren) são soldados que fazem parte desse projeto. Tudo corre bem até que algo inesperado acontece: aos poucos, Devreux e Scott recuperam a memória e fogem do controle dos militares que os criaram. Agora, um inevitável confronto iniciado ainda no campo de batalha volta a acontecer.

Vencer ou Morrer, 1993

 Jean-Claude Van Damme cinema Sam Gillen (Van Damme), é um foragido procurado pela policia que se refugia numa fazenda e, acaba conhecendo a bela viúva Clydie (Rosana Arquette), que está passando por grandes problemas por causa de um inescrupuloso construtor que quer a qualquer custo suas terras. Sam então entra em cena para defendê-la e acaba se envolvendo emocionalmente a ela e aos seus filhos. Com isso ele faz de tudo para protegê-los. Caçado pela polícia e pelos assassinos contratados pelo Construtor, Sam tem que se defender de qualquer maneira para sobreviver.

O Alvo, 1993

 Jean-Claude Van Damme cinema Chance Boudreaux (Van Damme) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler), uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safari mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen), o chefe do negócio, e seus capangas, e entra como principal alvo para a quadrilha mafiosa.

TimeCop: O Guardião do Tempo, 1994

 Jean-Claude Van Damme cinema Timecop é baseado em Time Cop, uma história em quadrinhos escrita por Verheiden e desenhada por Phil Hester e Chris Warner, que apareceu na antologia de quadrinhos Dark Horse Comics. Nele Van damme é um agente federal que viaja no tempo para combater o crime e prender foragidos da justiça. Timecop é até hoje o filme de maior sucesso de Van Damme, com uma renda de mais de 100.000.000 de dólares em todo o mundo.

Street Figther o filme, 1994

 Jean-Claude Van Damme cinema Uma adaptação do famoso jogo para vídeo game, o filme alterou o enredo do jogo original e as motivações dos personagens de Street Fighter. Ele também aliviou significativamente o tom da adaptação, a inserção de vários interlúdios cômicos. Bem, para mim um dos filmes ruins dele. Opinião minha, é claro.

Morte Súbita, 1995

 Jean-Claude Van Damme cinema Van Damme interpreta um pai cuja filha é feita refém durante um jogo do campeonato de hóquei (sobre o gelo) da Copa Stanley. Com os terroristas exigindo milhões de dólares até o final da partida, Van Damme põe em ação um frenético plano para resgatar sua filha e abortar uma iminente explosão…antes do apito final. Uma selvagem corrida contra o tempo.

Bem amigos, faltam alguns filmes ainda para terminar a filmografia de Jean-Claude Van Damme nos anos 90. Já estou trabalhando nela. Não esqueçam de curtir e comentar o post tá? Abraços.

fonte: Wikipédia

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares