Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Ideologias dos anos 80

Os anos 80 trouxeram uma grande mudança tanto social como política e econômica para o mundo. A ideologia mundial mudou, e nossos valores e modos de pensar mudaram muito. Nada mais natural que as novas ideologias dos anos 80 movimentassem o imaginário e as vidas dos jovens que ainda se ressentiam da falta de liberdade, resquício do regime militar.

Cada vez mais novas tecnologias alteram a estrutura das nossas vidas no dia a dia. As práticas estabelecidas e instituições diversas deram um grande espaço para fazer novas coisas, tornar mais eficiente outras, e tornar situações mais simples.

As identidades se misturam cada vez mais, já que o acesso a outras culturas acabou aumentando muito, e as pessoas ao mesmo tempo realizavam diversas funções. Era tudo muito novo para nós que crescemos em meio a uma limitação de informações. Era o início de uma abertura cultural que tínhamos pela frente. Mas o que fazer com a liberdade? foi para mim um período de difícil compreensão pois era como no Mito da Caverna de Platão , em que prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira… (indico a leitura total).

ideologias dos anos 80

A importância das novas ideologias dos anos 80.

É claro que tudo isso mexeria com a estrutura social e familiar daquela sociedade. Tudo o que era tradicional seria alvo de mudanças. Moda, família, musica, cinema, tudo seria revisto. E nós no meio deste turbilhão de mudanças. Nossos pais foram heróis para lidar com nossa rebeldia.

Cada vez mais, as novas tecnologias combinadas com a mudança estrutural das famílias prepararam os terrenos para o progresso, e todas as modificações em diversas áreas. A taxa de divórcio começou a subir, e as mulheres começaram a ter uma maior necessidade de trabalho integral e lucrativo.

Os movimentos de mudanças sociais e políticos iniciados a partir dos anos 60 e 70 também começaram a afetar de forma significativa as políticas dos locais de trabalho.

Foi no ano de 1984 que Geraldine Ferraro abriu pela primeira vez as portas para as mulheres no poder, quando acabou se tornando a primeira mulher a concorrer a vice presidência dos Estados Unidos.

Com toda a pressão para mudar e talvez movidos por toda a ajuda financeira oferecida após o desastre nuclear em Chernobyl, finalmente Mikhail Gorbachev, foi ouvido, e a derrubada do Muro de Berlim abriu portas para novas ideologias no mundo político.

Os eventos da década de 80 trouxeram impactos duradouros para a ideologia de estruturas de famílias e econômicas, todas as relações exteriores e os modos de pensar também.

A grande parte das famílias tinha uma renda dupla, e esta nova ideologia segue até hoje, muitas vezes com as mulheres colaborando mais. O consumismo e o excesso que faziam parte característica do dia a dia dos anos 80 persistiram de diversas formas.

As atitudes modernas com relação aos gastos e os símbolos de status, assim como toda a difusão da inovação continuaram a refletir as maiores atitudes dos anos 80, estas que são valorizadas até hoje. Enfim, estas foram apenas algumas das características deste novo mundo que surgia. Claro que muito mais aconteceu, não seria um post que esgotaria todo o vasto assunto mas creio ser um bom começo.

Mais post interessantes:

Cyndi Lauper ou Madonna?

Rock dos anos 80 no Brasil

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.