Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

Homenagem a Pink Floyd.

A banda Pink Floyd foi uma das mais marcantes e emblemáticas da história do rock mundial. Ela surgiu em Cambridge, na Inglaterra, em meados da década de 60, mais precisamente em 1965. Além de ter sido um grupo marcante, historicamente falando, também foi um dos mais bens sucedidos do ponto de vista comercial, tendo vendido mais de 250 milhões de discos pelo mundo todo, não apenas na Inglaterra.

Mas quem foi Pink Floyd?

pink floyd

Em sua formação original, a banda era composta por Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barret. No entanto, ao longo dos primeiros anos, houve algumas modificações e o grupo passou a contar com mais um membro: o guitarrista e vocalista David Gilmour. A banda também teve vários nomes diferentes, como Sigma 6 e The Abdabs.

O aspecto mais marcante que realmente fez com que a banda Pink Floyd fosse considerada revolucionária foi um estilo psicodélico e progressista. Os músicos resolveram romper com todos os paradigmas artísticos impostos até aquele momento, em todos os sentidos.

Não é raro ouvir músicas de Pink Floyd com letras de teor extremamente filosófico, combinadas com melodias consideradas mais agressivas, afinal, a experimentação musical foi uma das maiores características do grupo. Essas inovações não estavam apenas nas músicas em si, embora essa seja a parte mais importante. As capas dos álbuns também sempre buscavam trazer algo criativo e diferente, justamente para condizer com a proposta da banda.

Os shows também eram elaborados, não se tratava apenas de chegar ao local e reproduzir o repertório. Todos os elementos eram pensados especificamente para terem a cara de Pink Floyd, ou seja, para ser diferente de tudo aquilo que as pessoas já tinham visto até então. A Inglaterra foi realmente um grande palco que revelou nomes do rock que são sucesso até os dias de hoje.

A banda teve vários discos que merecem destaque, como o More, Animals, The Wall e The Division Bell. Sua importância não ficou restrita apenas ao período em que a banda estava produzindo, já que diversos artistas da atualidade foram inspirados por Pink Floyd em seus trabalhos, como é o caso de Steve Rothery.

[youtube]http://youtu.be/vrC8i7qyZ2w[/youtube]

Por todos estes quesitos o grupo escreveu seu nome na história da música mundial e é reverenciada hoje por uma legião de fãs. Tem um site, bem bacana, dedicado a banda o Pink Floyd Brasil que é inteiro dedicado a eles. Bem, para os fãs que não sabiam fica a dica. Espero que tenham gostado do post, deixem seu comentário ou curtam o post. Abraços a todos.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Guto disse:

    Qual foi a homenagem ao Pink Floyd?

    • Eli Braz disse:

      Ser lembrado, para uma banda deste nível que concorre hoje com sub bandas, é uma grande homenagem. É uma forma de mantermos a memória e registrarmos o que representa o Pink Floyd para a musica, essa foi a intenção. Obrigado pela visita.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.