Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

História do teatro no Brasil anos 70, resumidamente

A história do teatro no Brasil é com certeza muito rica. Mas nem tudo foram flores para este ramo artístico. Nos anos 70, o Brasil ainda era tiranizado pela ditadura militar que foi instalada no país em 1964. O teatro foi uma das manifestações artísticas mais visadas pelos militares. Centenas de textos foram censurados. Muitos espetáculos tiveram que ser feitos na clandestinidade devido à censura vigente.

De forma bem resumida pretendemos expor como foi a trajetória do teatro durante os anos de chumbo no Brasil. Claro que de uma forma resumida. Mas acreditamos ser um bom começo.

História do teatro no Brasil antes de 64

O Brasil vivia uma grande efervescência política, cultural e intelectual. Havia três tipos de teatro:

história do teatro no brasil

Nelson Xavier, Flávio Migliaccio e Milton Gonçalves na peça ‘Chapetuba Futebol Clube’, do Teatro de Arena. Foto: Hejo. Cedoc-Funarte

 

  • Convencional: comercial, às vezes artístico, que procurava agradar o grande público.
  • Político: com temas sociais e políticos, pretendia transformar a realidade brasileira. Em São Paulo destacavam-se dois grupos: o Teatro de Arena e o Teatro Oficina.
  • Vanguarda: rompia com as outras tendências e procurava uma estilização teatral de avant-garde.

Teatro Após 64

Após o golpe militar, o teatro passou cada vez mais a sofrer a ação da censura. O teatro político foi o mais visado, mas peças que continham palavrões nos textos ou cenas de nudez chocavam os censores que proibiam a exibição pública. O teatro de vanguarda foi o que menos sofreu com a censura, talvez porque os censores não compreendiam o que se passava no palco.

Com a promulgação do Ato Institucional Nº 5, o famigerado AI-5, que restringia praticamente todas as liberdades dos cidadãos, a situação do teatro brasileiro piora ainda mais.

Década de 70: cidadania e resistência

A década de 70 testemunhou o fechamento do Teatro de Arena e do Teatro Oficina. O cenário político e cultural eram bem diferente de antes de 1964. O teatro político se junta com o de vanguarda com o objetivo de garantir o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, ser uma resistência democrática, que teve o apoio da crítica teatral. Assim os movimentos culturais nos anos 70 encontravam formas de se manterem ativos e oporem resistência a censura.

O surgimento de novos grupos e diretores

É dessa época o surgimento de grupos teatrais que se destacavam por sua postura anárquica. No Rio de Janeiro, em 1974, surgiu o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, fundado pela atriz Regina Casé. Em 1977, surgiu em São Paulo o Teatro do Ornitorrinco, fundado pelo ator Cacá Rosset. Também nessa época surgiram os diretores teatrais José Celso Martinez Corrêa e Gerald Thomas.

História do teatro no Brasil anos 70, resumidamente
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.