Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades Fatos

História do atletismo – Anos 70

Vamos falar agora sobre a história do atletismo. A maioria das pessoas quando pensam em atletismo, acreditam que se trata apenas da modalidade corrida. Mas é claro que o atletismo é mais do que apenas correr.

A palavra atletismo vem do idioma  grego e significa competição. E em sua essência atletismo é o nome que se dá as atividades desportivas em gerais, tanto as de caráter competitiva quanto as de caráter recreativa, podendo ser em equipe ou individuais. Por exemplo, o arremesso de peso é uma prova considerada do atletismo.

O atletismo pode ser considerado um dos esportes mais antigos da humanidade. Afinal correr era muito importante para a sobrevivência nos primórdios da humanidade. Principalmente no período pré-histórico. Claro que ai era uma questão de sobrevivência e não de competição. Foram os gregos que tornaram oficial a prática atlética como um esporte.

Ao que tudo indica os  primeiros jogos olímpicos datam de 1200 a.C. e o primeiro atleta a ser considerado um ganhador da prova de corrida do atletismo foi um grego chamado Corobeus.

 

História do Atletismo no Brasil nos anos 70

Na história no atletismo brasileiro como em qualquer outro esporte (exceto o futebol), sempre sofremos com a falta de investimento e apoio oficial aos atletas. Aqueles que se destacaram era por terem predisposição para enfrentar diversidades. Ou então buscar patrocínios fora do pais.

Mais conteúdo para você:  Ouvir músicas anos 70

Se não fosse o Exército que dá um suporte (não sei a quanto tempo) muito importante, aos atletas,  sabe-se lá se teríamos bons representantes nos jogos Olímpicos.

Curiosidades das Olimpíadas da década de 70

Observem nos quadros abaixo e vejam como o momento político mundial influenciava no esporte. Os 4 primeiros  colocados são genuínos representantes dos grandes blocos capitalistas e comunistas. Este fato era uma atração à parte, não era mesmo?

História das olimpiadas

história do atletismo

Um dos períodos particularmente felizes para a história do atletismo do Brasil foi os anos 70. Em 1978 um brasileiro do Distrito Federal ganha a primeira medalha de ouro nas provas de pista para o Brasil.  Ele correu na categoria de 1500 mt no mundial para menores.

Joaquim Cruz era o caçula de 6 filhos e sonhava em jogar basquete, mas quando foi inscrito em uma competição de atletismo por brincadeira sua vida mudou. Após participar da sua primeira competição, ganhou bastante prestígio e acabou ganhando uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Lá conseguiu condições para ser o atleta que conhecemos nos anos 80.

História do atletismo

Outro sucesso dos anos 70, João “do Pulo” ficou assim conhecido por causa da sua habilidade nas provas de salto. Sua carreira infelizmente durou pouco, em razão de um acidente que o deixou sem as pernas. Mas durante suas competições ele quebrou alguns recordes, como o de 1973 quando alcançou no Sul-americano 14,75 m no salto triplo. Infelizmente na Olimpíada de 76  ele que estava com problemas de saúde foi derrotado ficando com o bronze.

Mais conteúdo para você:  Copa de 1998 amarga lembraça

 

Dados da Olimpíada de 72

 

Medalhistas de 72: Nelson Prudêncio, bronze no salto triplo. Chiaki Ishii, bronze no Judô categoria meio pesado.

 

Dados da Olimpíada de 76

 

Medalhistas de 76: João Carlos  de Oliveira (João do Pulo), bronze no salto triplo. Velejadores Peter Ficher e Reinaldo Conrad, bronze na classe Flyning Dutchman.

Você sabia?

Por mais que não tenha sido um brasileiro a quebrar esse recorde é impossível não falar de Dick Fosbury. O americano no ano de 1968 quebrou o recorde de salto a distância batendo a meta de 2,24 m. Porém, o extraordinário nesse número é que o salto dele foi feito de costas. Até hoje sua façanha não foi alcançada por nenhum outro atleta.

Não esqueçam de deixar seu comentário, compartilhar ou curtir nosso conteúdo.

História do atletismo – Anos 70
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.