Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades

6
232
views

O que precisamos entender sobre a Guerra do Vietnã

Você conhece a história da guerra do Vietnã? Eu também não até começar essa pesquisa.

Acredite é uma triste página da história da humanidade.

Neste artigo faremos um levantamento geral sobre a Guerra do Vietnã. Claro que você já sabe do estou falando. Esse episódio da história já foi relatado inúmeras vezes em filmes e livros.

Mas claro sempre é bom ter um conteúdo como esse à disposição. Afinal nunca se sabe quando um filho ou parente irá precisar para um trabalho na escola.

Então, você encontrará neste post:

  • Os motivos do conflito,
  • O comportamento da sociedade norte americana durante o conflito e;
  • Um tópico destinado ao vício dos soldados americanos em maconha durante o conflito.

Espero que falha a pena sua leitura.

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

Entendendo os motivos

A década de 70 acabou sendo marcada pelo fim da guerra do Vietnã que começou no ano de 1955.  Que acabou se tornando conhecida no mundo inteiro como a Guerra em que os EUA não venceram.

Nem os maiores especialistas em conflitos armados poderiam prever que esta seria uma guerra que tão duradoura. E que acabaria causando uma série de problemas, além de causar um grande impacto na comunidade internacional. 

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

Quando nos perguntamos, afinal quantos anos durou a Guerra do Vietnã? Considerando que o conflito não começou com a entrada dos EUA na guerra em 1965.

Tudo teve início com a invasão e dominação Norte vietnamita sobre os Sul vietnamitas em 1955. Considerando que os norte americanos retiraram suas tropas em 1975, concluímos que a duração dos conflitos no Vietnã foi de 20 anos.

A Guerra do Vietnã começou quando, entre 28 de abril e 1º de maio de 1955 a cidade de Saigon, capital do país, foi ocupada pelo exército do Vietnã do Norte.

O que reunificou o país sob um regime comunista alinhado à União Soviética e a China. Iniciaram-se então os combates de guerrilheiros comunistas no Vietnã do Sul, que nesta época ainda era uma ditadura que tinha apoio político dos Estados Unidos.

O conflito ficou basicamente concentrado na região sudeste asiática. Mas uma das principais particularidades desta guerra foi o fato de que imagens do conflito começaram a circular pelo mundo inteiro através da televisão.

O conflito tinha, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com apoio da Coreia do Sul, da Austrália e também da Nova Zelândia.

 E do outro lado a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname, com apoio da China, da Coreia do Norte e também da União Soviética. O que em tempos de Guerra Fria com certeza pesou muito na decisão dos EUA em entrar no conflito.

Esse foram de forma bem direta os motivos da guerra. Mas e a sociedade norte americana como reagiu ao envolvimento de seu país neste conflito tão distante de casa?

A sociedade não entendia qual o motivo da guerra do Vietnã

Para começar o que parecia ser uma intervenção rápida por parte dos norte americanos, acabou se tornando uma catástrofe televisionada. Com o passar do tempo boa parte da sociedade deixou de apoiar a intervenção.

Passando a questionar qual o motivo da guerra e o envio de suas tropas para o Vietnã. Vários artistas começaram a compor musicas contra a Guerra como The War Drags On (a guerra se arrasta) do cantor Donovan. Veja o Clipe:

Foi então que vários movimentos da sociedade começaram a cobrar o retorno dos soldados americanos.  Fato agravado pelo número de baixas.

Somado as sequelas daqueles que retornavam com vida. Vários deles com problemas psicológicos, como estresse pós-traumático, paranoia, vícios em drogas e tendências suicidas.

De qualquer forma não houve saldos positivos para as partes. Os EUA ficou com a derrota  moral e o Vietnã continuou vivendo na pobreza com marcas profundas em sua sociedade.

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

Alguns números da Guerra

Vejam alguns números interessantes deste conflito:

  • número de soldados americanos enviados para o Vietnã chegou a 2,5 milhões;
  • enquanto isso foram empregados cerca de 1 milhão de soldados vietnamitas;
  • foram mortos cerca de 58 mil soldados americanos;
  • 1,1 milhão de vietnamitas e 4 mil sul coreanos.

Obs.: Dado curioso que o armamento usado pelos vietnamitas marcou o conflito e ficou reconhecida como a melhor arma para combate em condições adversas. Falo do AK-47, arma de fabricação soviética.

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

A maconha foi a Guerra

Fato curioso e relevante, mas pouco explorado foi o uso da maconha pelos soldados americanos. 

Na primeira guerra mundial a diversão dos soldados nas suas folgas era tomar cerveja gelada e ver revistas com fotos de mulheres em trajes íntimos.

O problema agora não era a bebedeira e brigas em bares. Os jovens soldados agora em sua folga estavam fumando maconha e fazendo discursos hippies.  “Faça amor e não faça guerra”. Um grande motivo para a preocupação das autoridades norte americanas.

Mas seria um equivoco dizer que o problema surgiu no Vietnã, por causa da guerra. A maioria dos jovens, cerca de 85%, já faziam uso da droga antes de ir para a guerra.

A situação era tão grave que a cada 5 americanos mortos em combate 4 tinham nos bolsos maconha. Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

Maconha X EUA

O que restava aos EUA? Tiveram que além de se preocupar com o inimigo vietnamita, travar uma luta interna contra o vício da “Paz e marijuana”.

Operações conjuntas do exército americano e da polícia sul-vietnamita buscavam destruir plantações e intensificar as apreensões da droga. Mas como dito antes, o problema existia  bem antes dos soldados chegarem a Guerra do  Vietnã. O consumo nas faculdades e ruas americanas era o problema, dali saiam os soldados.

Outro problema a ser enfrentado era a cultura hippie sempre presente e forte entre os soldados. Houve circunstâncias em que em datas tradicionais para os americanos, como ação de graças, em que os soldados se recusavam a comer peru.

As manifestações pacifistas estavam cada vez mas constantes, nelas a  cultura pacifista era discutida, difundida e almejada. Era comum ver soldados usando colares hippies pro paz.

Infelizmente  no combate eles tinham a mesma disposição para a morte que os velhos soldados amantes da cerveja e poster de garotas. Afinal a Guerra do Vietnã  foi só mais uma guerra, e  como sobreviver a ela sem a maconha?

Fim do conflito e volta para casa

Como dito anteriormente o conflito ficou basicamente concentrado na região sudeste asiática. Mas uma das principais particularidades desta guerra foi o fato de que imagens do conflito começaram a circular pelo mundo inteiro através da televisão.

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

O conflito tinha, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com apoio da Coreia do Sul, da Austrália e também da Nova Zelândia.

E do outro lado a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname, com apoio da China, da Coreia do Norte e também da União Soviética.

A guerra começou o seu processos de finalização a partir do ano de 1973, com a assinatura do Acordo de Paris. E com a progressiva retirada das tropas americanas, que aconteceu até o ano de 1975.

A guerra acabou sendo marcada por uma derrota dos Estados Unidos. O que acabou colocando em risco a grande capacidade da potência mundial do ocidente.

O povo americano acabou sentindo na pele a perda de muitos soldados, o que fez com que a opinião pública acabasse se mostrando totalmente contrária a continuidade do conflito.

O processo de paz começou a ser negociado a partir do ano de 1973, com a assinatura do Acordo de Paris. A partir dai ouve uma progressiva retirada das tropas americanas, que aconteceu até o ano de 1975.

Os dois principais articuladores do acordo foram o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger e o membro do Politburo norte-vietnamita Le Duc Tho. Que aliás ganharam o Prêmio Nobel da paz pelos seus esforços em por fim da guerra do Vietnã.

 Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades Curiosidades Fatos

Uma forma de assimilar a derrota e o retorno dos seus soldados mutilados ou seriamente abalados foi a entrega de medalhas. A concessão de pensões e anos depois um engrandecimento de sua jornada com muitos filmes.

Aliás eles são bons nisso. Tudo rende um bom filme, e claro com uma versão que agrade ao público.

Um dos filmes que gostei bastante sobre o Conflito no Vietnã foi Paltoon. Teve também o Apocalipce Now e o Amargo Regresso. 

Talvez isso seja uma forma de controlar a opnião pública sobre o emprego de tropas Americanas em conflitos internacionais. É a sétima arte servindo a mais um proposito. 

Espero realmente que tenham gostado do conteúdo. Se desejarem curtam e compartilhem esse texto em suas redes sociais. Valeu!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here