Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Guerra do Vietnã e a maconha

Que a Guerra do Vietnã foi uma das mais sangrentas  da história todos sabem. Por isso o que abordaremos neste post será mais direcionado a uma realidade pouco abordada, o uso da maconha pelos soldados americanos. O Tema foi abordado com destaque numa revista de 1970, que usarei para compartilhar este interessante assunto como os amigos.

Na primeira guerra mundial a diversão dos soldados nas suas folgas era tomar cerveja gelada e ver revistas com fotos de mulheres em trajes íntimos. O problema agora não era a bebedeira e brigas em bares. Os jovens soldados agora em sua folga estavam fumando maconha e fazendo discursos hippies,  sobre “faça amor e não faça guerra”. Um grande motivo para a preocupação das autoridades norte americanas.

Guerra do Vietnã inicio do vício?

Mas seria um equivoco dizer que o problema surgiu no Vietnã, por causa da guerra. A maioria dos jovens, cerca de 85%, já faziam uso da droga antes de ir para a guerra. A situação era tão grave que a cada 5 americanos mortos em combate 4 tinham nos bolsos maconha.a guerra do vietnã

Maconha X EUA

O que restava aos EUA? Tiveram que além de se preocupar com o inimigo vietnamita, travar uma luta interna contra o vício da “Paz e marijuana”. Operações conjuntas do exército americano e da polícia sul-vietnamita buscavam destruir plantações e intensificar as apreensões da droga. Mas como dito antes, o problema existia  bem antes dos soldados chegarem a Guerra do  Vietnã. O consumo nas faculdades e ruas americanas era o problema, dali saiam os soldados.

Outro problema a ser enfrentado era a cultura hippie sempre presente e forte entre os soldados. Houve circunstâncias em que em datas tradicionais para os americanos, como ação de graças, em que os soldados se recusavam a comer peru. As manifestações pacifistas estavam cada vez mas constantes, nelas a  cultura pacifista era discutida, difundida e almejada. Era comum ver soldados usando colares hippies pro paz. (vejam as musicas contra a guerra que encontrei ,Aqui)

Infelizmente  no combate eles tinham a mesma disposição para a morte que os velhos soldados amantes da cerveja e poster de garotas. Afinal a Guerra do Vietnã  foi só mais uma, e  como sobreviver a ela sem os momentos de folga?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.